Este Túmulo Colossal é um Monumento Duradouro ao Amor
Segundo a lenda, a esposa favorita de Shah Jahan, já no seu leito de morte, fê-lo prometer que lhe iria construir o mais belo mausoléu que o mundo jamais havia visto.
Publicado 6/03/2018, 16:33 WET
O imperador mogol Shah Jahan mandou construir o Taj Mahal, em Agra, na Índia, como homenagem à sua esposa favorita, que morreu durante o parto, em 1631. O monumento em mármore branco, com os seus extensos jardins, demorou mais de 15 anos a ser terminado.
Fotografia de
Jan Fritz, Getty Images
O Taj Mahal faz parte da paisagem diária dos cerca de 1,2 milhões de habitantes da Agra dos nossos dias. Situa-se na margem sul do rio Yamuna, tributário das águas sagradas do Ganges.
Fotografia de
Jeremy Woodhouse, Corbis Images
O opulento mausoléu em forma de cúpula, que se ergue por entre jardins murados, é tido como o mais belo exemplo da arte e arquitetura mogol. O monumento inclui quatro minaretes, cada um com mais de 13 andares de altura.
Fotografia de
Macduff Everton, National Geographic
O complexo do Taj Mahal inclui também uma mesquita em grés vermelho (parte da qual é visível nesta imagem) e um pavilhão comum. Há ainda outros mausoléus mais pequenos, destinados às outras esposas do imperador.
Fotografia de
Cristian Baitg, Getty Images
O poeta indiano Rabindranath Tagore chamou ao Taj Mahal uma “lágrima na face do tempo.” O mausoléu principal demorou aos trabalhadores de Shah Jahan mais de 15 anos a terminar. O imperador e a sua esposa amada, Mumtaz Mahal, encontram-se ambos sepultados neste local.
Fotografia de
Michael Melford, National Geographic