Beleza tóxica, por Joel Sartore

Sabia que uma rã-flecha-venenosa dourada com cinco centímetros de comprimento contém toxina suficiente na pele para matar dez humanos adultos? Descubra outras curiosidades sobre este anfíbio, enquanto se deleita com as fotografias incríveis de Joel Sartore.

Joel Sartore

Pólen: Porque há tantas alergias?
M. OEGGERLI (MICRONAUT) 2016, COM O APOIO DO INSTITUTO DE PATOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BASILEIA E BIO-EM LAB, BIOZENTRUM, UNIVERSIDADE DE BASILEIA

Pólen: Porque há tantas alergias?

Há poucas décadas, a alergia ao pólen era uma doença das classes mais favorecidas. Actualmente, as doenças alérgicas afectam cerca de um terço da população e a tendência está a intensificar-se em grande parte do mundo.

Eva van den Berg

IAN MASON / BRITISH WILDLIFE PHOTOGRAPHY AWARDS 2024

Amplexo

Estas rãs pararam o seu frenesim apenas o tempo suficiente para Ian Mason as fotografar.

Paula Mateu

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?
SKYNESHER, GETTY IMAGES

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?

Desde desidratação a dores musculares, náuseas e indigestão, o desconforto e dores habituais podem ser explicados pelas condições artificiais a que somos sujeitos durante um voo de longo curso.

Terry Ward

ISTOCK / VIKTORCAP

Gatos: O que é a toxoplasmose e como se transmite?

A toxoplasmose é uma doença parasitária que pode afectar os gatos e contagiar os seres humanos através das fezes. A boa notícia é que pode evitar-se facilmente, adoptando simples medidas de prevenção.

Abel G.M.

SHUTTERSTOCK

É Primavera: O bê-a-bá da polinização

O que é a polinização? O que sabemos sobre a origem deste processo de transferência de pólen? Que tipos de polinização existem? Como alterou a polinização entomófila a história evolutiva dos seus intervenientes? Respondemos-lhe a estas quatro questões neste artigo primaveril.

António Matos

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO

Explicador: Da plantação das cerejeiras à colheita da cereja

A propósito da primeira "Aldeia do Mês" – Alcongosta, no Fundão –, publicamos um pequeno conjunto de perguntas e respostas sobre o seu ex-líbris: a cerejeira, da sua plantação à apanha do seu fruto, passando pela poda e enxertia.

António Matos

SHUTTERSTOCK

A biomimética é infinita – do velcro ao edifício Gherkin

Muitas vezes, é observando a natureza que o homem descobre as respostas técnicas para os problemas com que se defronta. Ao transportar as soluções naturais para um contexto industrial e/ou de engenharia, está a recorrer ao biomimetismo. Partilhamos consigo vários exemplos desta prática e destacamos alguns dos seus pioneiros.

António Matos

Robert Oppenheimer, o pai arrependido da bomba atómica

Robert Oppenheimer, o pai arrependido da bomba atómica

O inventor da bomba atómica travou várias guerras, desde o foro pessoal ao académico, passando pelo político. Esta é a sua história, retratada no filme de Christopher Nolan que arrecadou sete prémios na edição de 2024 dos Óscares.

Héctor Rodríguez

MATT DUTILE

Butão: A Leste tudo de novo

Este canto menos turístico do pequeno país do Himalaia revela montanhas altíssimas, fortalezas monásticas imponentes e uma variedade de culturas.

Matt Dutile