Montanhas
Definem paisagens, há quem arrisque a sua vida para as escalar e podem até gerar o seu próprio clima.
Publicado 2/03/2018, 10:51 WET
O nevoeiro encobre o cume do monte Kinabalu, na Malásia, uma elevação com 4101 metros de altitude localizada no noroeste da Malásia Oriental. Anteriormente conhecido como o monte de São Pedro, o Kinabalu é a montanha mais alta do arquipélago malaio.
Fotografia de Jose Azel
Em Java Oriental, na Indonésia, uma gigantesca coluna de vapor e fumo ergue-se do monte Semeru, à distância, enquanto que, em primeiro plano, a caldeira do monte Bromo (no centro à esquerda) liberta um ténue fumo branco. O governo indonésio estima que, nos últimos 400 anos, 129 dos vulcões do país tenham ficado ativos.
Fotografia de Sisse Brimberg e Cotton Coulson
A face da rocha coberta de neve do colossal maciço do monte Branco, situado entre França e Itália, sobrepõe-se ao pálido luar do anoitecer, em pano de fundo. Elevando-se a 4807 metros de altitude, o monte Branco é o pico mais alto dos Alpes e frequente ponto de discórdia, sendo disputado pelos dois países como parte do seu território.
Fotografia de George Mobley
As nuvens rodeiam o cume de Nanga Parbat, uma montanha escarpada no oeste dos Himalaias. Com 8126 metros de altitude, Nanga Parbat, que significa “montanha nua” em sânscrito, e a nona montanha mais alta do mundo.
Fotografia de Ed Darack
Sendo a segunda montanha mais alta do planeta, superada apenas pelo monte Evereste, o K2 atrai multidões de alpinistas determinados a escalar os 8611 metros deste pico nos Himalaias. Também chamado monte Godwin Austen, Dapsang ou Chogori, o K2 integra a cordilheira Caracórum dos Himalaias.
Fotografia de Galen Rowell
O sol nascente ilumina o pico nevado do monte Evereste. O cume do Evereste, a 8850 metros de altitude, é o ponto mais alto do planeta. Trinta das montanhas mais elevadas do mundo situam-se na cordilheira dos Himalaias.
Fotografia de Tim Laman
Erguendo-se 4418 metros acima do nível do mar, o monte Whitney, na Califórnia, é o pico mais elevado dos 48 estados mais baixos. O Whitney integra a Serra Nevada, uma cordilheira montanhosa que se formou quando o movimento das placas tectónicas originou fraturas e falhas na crosta terrestre.
Fotografia de Galen Rowell
O céu encoberto e os picos verdejantes acolhem um caminhante solitário no trilho de montanha do Ben Nevis, na Escócia. Constituído por xisto e rocha vulcânica, o Ben Nevis é a montanha mais elevada das ilhas britânicas, erguendo-se a 1343 metros de altitude.
Fotografia de Joel Sartore