Fotografias de 10 Aeroportos com uma Arquitetura Fantástica
Os aeroportos estão a expandir-se através da construção de novos terminais, projetados para o século XXI. Veja estas fotografias.
Publicado 30/05/2018, 17:49

AEROPORTO INTERNACIONAL DE DENVER, ESTADOS UNIDOS
O telhado a lembrar uma tenda do terminal principal do Aeroporto de Denver reflete o cenário de fundo: os cumes cobertos de neve das montanhas de Rocky Mountain. Abrangendo uma área de 23 225 m2, o tecido em fibra de vidro reflete grande parte da luz solar e inunda o espaço com luz natural, reduzindo os custos com o consumo de eletricidade. O Sol também alimenta o aeroporto através de áreas extensas cobertas com painéis solares.
Fotografia por George Rose, Getty Images
AEROPORTO INTERNACIONAL DE CHHATRAPATI SHIVAJI, ÍNDIA
Inspirado nos pavilhões tradicionais e nas caudas dos pavões, a ave nacional da Índia, um espaço gracioso contradiz o ritmo frenético deste aeroporto em Bombaim, onde descolam ou aterram, diariamente, mais 800 voos. A iluminação LED e a disposição estratégica de claraboias permitem reduzir o consumo de energia em cerca de 23%. A adoção de novas medidas permite aproveitar o lixo orgânico para outros fins.
Fotografia por Pascal Sittler, Rea, Redux
AEROPORTO DE HEATHROW, LONDRES
O projeto de construção de uma terceira pista para acolher mais 260 000 voos faria do Aeroporto de Heathrow, em Londres, a maior fonte de emissão de carbono. A iniciativa Heathrow 2.0 tem por objetivo minimizar esse impacto, através da conversão dos sistemas atuais para fontes de energia renováveis, da opção por veículos aeroportuários ecológicos e da recuperação das zonas pantanosas do país, sendo esta última uma medida de contrabalanço.
Fotografia por Andreas Fechner, Laif, Redux
AEROPORTO INTERNACIONAL DE PEQUIM, CHINA
Construído para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008 e parte integrante de um aeroporto que é o segundo mais movimentado do mundo, o terminal 3 recebe os passageiros com um jardim de estilo imperial e as tradicionais cores vermelha e amarela. A eficiência energética é auxiliada por claraboias, cuja dimensão e ângulo convergem para aquecer o edifício no inverno e reduzir a mínimos as necessidades de arrefecimento no verão.
Fotografia por Dorothea Schmid, Laif, Redux
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BARAJAS, ESPANHA
O arquiteto Richard Rogers optou por revestir o interior do aeroporto de Barajas com bambu, obedecendo a critérios de sustentabilidade e temperatura. Uma estrutura curva com 186 000 m2 cobre toda a extensão do terminal.
Fotografia por Andres Kudacki, Ap
AEROPORTO INTERNACIONAL INDIRA GANDHI, ÍNDIA
O aeroporto de Nova Deli é o mais movimentado da Índia, um dos mercados da aviação em franco crescimento, apenas ultrapassado pela China. Instaladas entre centenas de discos de cobre, mãos expressivas, que refletem gestos da dança clássica indiana e do ioga, emergem da parede. As características que refletem a sustentabilidade do edifício incluem a orientação norte, que reduz a exposição solar, e mais de 300 poços de captação de águas pluviais.
Fotografia por Anindito Mukherjee, Epa
AEROPORTO INTERNACIONAL DE HAMAD, QATAR
Doha emergiu como um polo mundial. A companhia aérea do Qatar registou um crescimento seis vezes superior ao registado na década anterior. A previsão de chegada de muitos passageiros para o Campeonato do Mundo de Futebol em 2022 deu origem a um boom na construção civil, que abrangeu Hamad. Para ajudar a combater os elementos do deserto, as paredes do terminal foram revestidas com material refletor da luz solar e um vidro especial que permite controlar o calor e o brilho intensos.
Fotografia por Enes Kanli, Anadolu Agency, Getty Images
AEROPORTO INTERNACIONAL DE SEATTLE-TACOMA, ESTADOS UNIDOS
Os passageiros podem contemplar a área do aeródromo de dimensões olímpicas, através de uma estrutura envidraçada, com 107 metros de comprimento, assim como a instalação The Landing, uma das muitas obras de arte de Sea Tac. Aproveitando o espaço não usado em torno do aeródromo, o aeroporto acolhe várias colónias de abelhas, como parte de um programa de conservação orientado para os polinizadores locais.
Fotografia por James P. Schloz, Fentress Architects
AEROPORTO INTERNACIONAL DE CHANGI, SINGAPURA
Singapura é conhecida pelos seus esforços inovadores para criar espaços verdes na cidade. Changi acolhe cerca de 500 000 plantas distribuídas por um tapete murado com 10 000 plantas suspensas e múltiplos jardins, incluindo alguns dedicados a borboletas e orquídeas. Para manter o seu aspeto luxuriante, o aeroporto utiliza um sistema de captação de águas pluviais e usa NEWater reciclada, parte do esforço de recuperação das águas da cidade. O terminal 4, que foi inaugurado no final de 2017, irá integrar outros jardins e uma avenida com árvores.
Fotografia por Changi Airport Group
AEROPORTO INTERNACIONAL DE INCHEON, SEOUL
As linhas do telhado de Incheon foram concebidas para refletir as extensas curvas dos templos tradicionais da Coreia. No interior, os passageiros encontram outras referências da cultura coreana, incluindo jardins, atuações e uma rua, onde podem observar artesãos e também participar na arte artesanal. O novo terminal 2, cuja inauguração está prevista para os Jogos Olímpicos de 2018, foi pensado para otimizar a luz natural e a circulação de ar, integrando painéis solares, a par de um lago poi, quedas de água, ribeiros, aviários e um jardim de esculturas.
Fotografia por Paul Dingman, Fentress Architects
Também lhe poderá interessar
Fotografia
Fotografias de Casas Futuristas, com Cores Vibrantes, na Bolívia
Fotografia
É Obrigatório Visitar Estes Museus
Fotografia
Fotografia do Dia
Fotografia
As nossas mais impressionantes fotografias antigas de mulheres de todo o mundo
Fotografia
13 Imagens que Captam a Maravilha e Emoção da Arqueologia