Fotografias da Grande Barreira de Coral, Património Mundial da Humanidade
Este vasto sistema de recifes de coral é um dos lugares com maior biodiversidade do planeta. Veja as espantosas fotografias.
Publicado 28/06/2018, 14:57
EXPLORADOR DO RECIFE
Um vasto número de mergulhadores e outros turistas submergem, anualmente, nas águas da Grande Barreira de Coral, com um impacto ambiental modesto, graças à regulamentação rigorosa. As alterações climáticas, que se traduzem no aquecimento dos oceanos, na acidificação e na intensidade dos fenómenos, climáticos, representam a maior ameaça à sustentabilidade do recife.
Fotografia por Pete Atkinson, Getty Images
O REINO DOS CORAIS
No que se refere à biodiversidade, a Grande Barreira de Coral é ímpar no mundo, acolhendo 5000 tipos de moluscos, 1800 espécies de peixes, 125 tipos de tubarões e inúmeros organismos de minúsculas dimensões. Mas a imagem mais fascinante de todas e a principal razão para a sua condição de Património Mundial da Humanidade é a vasta extensão de corais.
PEIXE-LEÃO-VERMELHO
Os inúmeros cantos e recantos da Grande Barreira de Coral promovem uma enorme biodiversidade e são refúgio para criaturas como o peixe-leão-vermelho, fascinante, mas venenoso.
ILHA DE WHITSUNDAY
As águas azul-turquesa de Hill Inlet avançam sobre a ilha de Whitsunday e abrem caminho em direção ao Mar de Coral. Whitsunday e as ilhas irmãs são um ponto de paragem obrigatória para os visitantes do recife.
Fotografia por Huber, Sime, Estock Photo
HEART REEF
Embora o nome sugira uma extensão contínua, a Grande Barreira de Coral é, na verdade, um património natural que se compõe de, pelo menos, 2800 recifes. Apenas alguns são verdadeiras barreiras de recifes. Outros, como Heart Reef, são circulares ou proliferam adquirindo formas curvas.
Fotografia por Arterra Picture Library, Alamy