Imagens de Myrtle Simpson: Pioneira no Esqui
Publicado 11/07/2018, 15:33
Myrtle Simpson esquia ao longo de uma calota de gelo, na Gronelândia, acompanhada pela sua equipa. Com ventos fortes à retaguarda, a equipa vê-se obrigada a acelerar o passo para se assegurar de que o trenó, carregado de equipamento, não os ultrapassa.
Myrtle Simpson sorri, enquanto posa para uma fotografia durante uma expedição.
Uma tenda de nylon é o único abrigo, que protege a equipa dos elementos naturais, como tempestades de neve, chuva e sol, durante a expedição.
"Parte de mim estava a morrer de calor, a outra parte congelava de frio”, relembra Simpson, após uma travessia de 16 quilómetros sobre uma superfície de gelo marítimo, que ameaçava derreter, nos fiordes. Simpson e William Wallace puxam o trenó sobre um curso de água, enquanto Roger Tufft empurra a traseira. O sol abrasador derreteu partes da camada de gelo, que se afundaram sob os seus pés. Mais tarde, Tufft caiu à água por uma fenda no gelo e teve de ser resgatado pelos membros da equipa de expedição.
Gelo derretido abre um vale no calote de gelo, ao longo da rota da equipa de expedição, na Gronelândia. A água e o gelo macio criaram inúmeros problemas à equipa: condições de esqui pouco seguras, fissuras que danificavam o trenó e fendas pronunciadas e extremamente perigosas ao longo do percurso.
A equipa de expedição puxa o trenó sobre a paisagem gelada da Gronelândia. Para evitar o calor do sol, a equipa retomava a travessia sobretudo durante a noite.