
REBOCADOR AFUNDADO
A abundância de recifes em águas pouco profundas fez das Ilhas Virgens Britânicas o paraíso dos mergulhadores e o pesadelo dos comandantes de navios. Na imagem, um rebocador naufragado no cemitério arenoso das Caraíbas.
Fotografia por Heather Perry, National Geographic
NAUFRÁGIO DAS ILHAS CAIMÃO
Mergulhadores e peixes nadam acima dos destroços de um navio fraturado nos recifes de pouca profundidade em torno das Ilhas Caimão, nas Índias Ocidentais.
Fotografia por Joe Stancampiano, National Geographic
PROA DO TITANIC
Iluminação subaquática confere um brilho fantasmagórico à proa enferrujada do Titanic, um navio da Royal Mail. O célebre transatlântico, que se afundou após embater num icebergue em abril de 1912, foi descoberto em 1985, perto da Ilha da Terra Nova, a cerca de 3800 metros de profundidade.
Fotografia por Emory Kristof, National Geographic
AVIÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Um mergulhador explora os destroços do naufrágio de um caça japonês da Segunda Guerra Mundial, perto da cidade de Rabaul, em Papua Nova Guiné. As águas em torno de Rabaul, que foi um reduto japonês durante a guerra, envolvem pedaços de destroços dos navios de guerra e aeronaves dos Aliados e do Eixo.
Fotografia por David Doubilet, National Geographic
U.S.S. PRESIDENT COOLIDGE
Dois mergulhadores nadam perto da base de um canhão de um navio de guerra afundado, o U.S.S. President Coolidge, perto de Vanuatu, na Ilha de Espírito Santo. Construído em 1931 como um cruzeiro transatlântico de luxo, a embarcação foi reconvertida num navio de guerra e colocada ao serviço durante a Segunda Guerra Mundial. Naufragou em 1942, após ter embatido, inadvertidamente, numa mina americana, durante uma manobra de aproximação à Ilha de Espírito Santo.
Fotografia por David Doubilet, National Geographic
NAUFRÁGIO DAS FILIPINAS
A carcaça enferrujada de um navio naufragado inclina-se sobre as águas pouco profundas junto do recife de Tubbataha, nas Filipinas. Cobrindo uma área com mais de 32 000 hectares no movimentado Mar de Sulu, as águas pouco profundas de Tubbataha já afundaram mais do que o seu quinhão de navios.
Fotografia por Wolcott Henry, National Geographic
EMBARCAÇÃO NAUFRAGADA COBERTA POR CORAIS
Os recifes do Mar Vermelho são tão mortíferos quanto exuberantes. Neste lugar, os mergulhadores exploram os destroços cobertos por corais do British Carnatic, que se afundou em setembro de 1869, após ter ficado encalhado nas proximidades da Ilha Gubal.
Fotografia por David Doubilet, National Geographic
TESOURO AFUNDADO
Um cálice em ouro é ladeado por uma ânfora, à esquerda, e um vaso grego com duas pegas, conhecido por kylix, à direita, entre os destroços de um antigo navio de mercadorias no Mar de Mediterrâneo. O navio de 15 metros transportava objetos de grande valor e matérias-primas, quando naufragou há cerca de 3400 anos perto da Turquia.
Fotografia por Bill Curtsinger, National Geographic
NAUFRÁGIO DAS BAHAMAS
Séculos de intenso tráfego marítimo transatlântico encheram as águas costeiras da América do Norte com as carcaças de navios desafortunados, como esta pequena embarcação perto das Bahamas.
Fotografia por Nick Caloyianis, National Geographic
Também lhe poderá interessar
Viagem e Aventuras
Imagens que Ilustram a Beleza do Movimento Aquático
Viagem e Aventuras
Os 21 Melhores Sítios de Mergulho
Viagem e Aventuras
Fotografias de 19 dos destinos mais românticos do mundo
Viagem e Aventuras
Descubra a beleza dos parques nacionais dos EUA no inverno
Viagem e Aventuras
Porque é que o reggae jamaicano e as saunas finlandesas têm estatuto UNESCO?