Foram Encontradas as Pegadas Mais Antigas de Sempre no Grand Canyon
Expostas por um desabamento de pedras, as pegadas com um ângulo esquisito permitem um raro olhar sobre os primórdios do comportamento animal.
Publicado 30/10/2018, 17:01

O desabrochar vermelho nos catos num vale do Grand Canyon. Atravessado pelo Rio Colorado há milhões de anos, o Grand Canyon é considerado um dos melhores exemplos da erosão de terras áridas no mundo. O imenso desfiladeiro tem 446 km de comprimento e uma média de 1200 metros de profundidade, mas tem apenas 24 km de largura na sua parte mais larga.
Fotografia por Barry Tessman
Enormes torres de basalto assentes em desfiladeiros desenhados pelas enchentes assinalam a zona da Montanhas Simen, Etiópia. Esta paisagem árida, por vezes denominada de Alpes Africanos, é o único habitat natural do babuíno-gelada, uma espécie em vias de extinção. Este animal encontra nos enormes penhascos do desfiladeiro uma proteção contra chacais, hienas e leopardos.
Fotografia por Michael Nichols
A água corre à medida que o Rio Colorado continua a cortar o seu caminho pelo Grand Canyon. Demora dois dias a pé ou de mula para chegar ao sopé do Grand Canyon e voltar e, no mínimo, duas semanas para completar o percurso pelo desfiladeiro por jangada. Em 1963, a barragem de Glen Canyon foi concluída a montante do Grand Canyon, mudando radicalmente o caudal do Colorado.
Fotografia por Wilbur E. Garrett
Com o México à esquerda e os EUA à direita, o Rio Grande forja uma barreira distinta entre os dois países. No lado dos EUA, o rio serpenteia pelo desfiladeiro de Santa Elena no Parque Nacional Big Bend, no Texas. Penhascos com 460 metros de altura em calcário sólido marcam o desfiladeiro.
Fotografia por Bruce Dale
Um desfiladeiro de entalhe marca o deserto do Arizona, apenas um de muitos que povoam a fronteira estadual com o Utah. Os desfiladeiros de entalhe são comparativamente mais pequenos e invulgarmente estreitos que podem ter centenas de metros de profundidade. Uma região necessita de ter uma combinação especial de precipitação e características geográficas para que seja possível a criação de desfiladeiros de entalhe. A água da chuva e neve derretida cortaram e friccionaram a pedra vermelha desta região durante anos para formar estes entalhes.
Fotografia por Bill Hatcher
Uma cascata cai sobre a enorme parte frontal do Grand Canyon no Arizona. Para além do majestoso Rio Colorado que corre pelo desfiladeiro, a água, que é um recurso fundamental na árida zona do sudoeste norte-americano, existe a forma de fontes, riachos e olhos-d'água.
Fotografia por Michael Nichols
A luz do sol entra pelas fendas do desfiladeiro Antelope no Arizona, pintando as ondulações esculpidas por anos de cheias súbitas e outros processos de erosão. O desfiladeiro de entalhe é um dos mais visitados no sudoeste norte-americano.
Fotografia por Paul Nicklen
As formações rochosas despontam do solo do Grand Canyon no Parque Nacional de Yellowstone. As cheias do degelo de glaciares ajudaram a esculpir este desfiladeiro, tornando-o mais profundo e retirando a maior parte da sua areia e gravilha.
Fotografia por Norbert Rosing
A pedra esculpida estende-se até onde a vista alcança no Desfiladeiro de Chelly, Monumento Nacional no Arizona. O Desfiladeiro de Chelly é único nos parques nacionais dos EUA, sendo composto apenas por território do Navajo Tribal Trust (Fundo Tribal Navajo), que ainda acolhe uma comunidade Navajo. De acordo com as crenças dos Navajo, uma divindade chamada Mulher Aranha, vivia no cimo da Rocha Aranha, o monólito de arenito no primeiro plano desta fotografia. A divindade devorava crianças que se portavam mal e os seus ossos descolorados apareciam no cimo da Rocha Aranha em tom branco.
Fotografia por Bill Hatcher
Também lhe poderá interessar
Ciência
O Fundo do Mar Pode Estar Destinado a Transformar-se em Diamantes
Ciência
Imagens Deslumbrantes da Fotógrafa Felice Frankel
Meio Ambiente
Os agentes de mudança do planeta - inovadores
Ciência
Os Icebergues Podem Ser Verde-Esmeralda.
Ciência
Imagens Extraordinárias Revelam Mundo Oculto da Vida Microscópica.