A Breve (e Bizarra) História das Selfies no Espaço
Você tira selfies. Nós tiramos selfies. Os astronautas e robots espaciais também tiram selfies.
Publicado 5/07/2019, 15:34
No dia 5 de setembro de 2012, o astronauta japonês Akihiko Hoshide fez esta selfie impressionante na Estação Espacial Internacional.
Fotografia por Aki Hoshide, NASA
A astronauta Anne McClain tirou esta selfie espacial no dia 22 de março de 2019, 418 km acima da superfície da Terra, durante uma caminhada espacial de aproximadamente seis horas e meia para atualizar a capacidade de armazenamento de energia da Estação Espacial Internacional.
Fotografia por Anne Mcclain, NASA
A sonda InSight Mars da NASA captou a sua primeira selfie de corpo inteiro, em Marte, no dia 6 de dezembro de 2018. A imagem mostra os painéis solares da sonda e os seus instrumentos científicos, como os sensores meteorológicos e as antenas UHF. Esta selfie espacial é composta por 11 imagens captadas pela Instrument Deployment Camera, localizada no cotovelo do braço robótico. As imagens foram depois unidas em mosaico.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech
No dia 3 de agosto de 2008, durante um trabalho de reparação histórico na parte inferior do vaivém espacial Discovery, o astronauta Steve Robinson virou a câmara para si. O escudo térmico do vaivém espacial, do qual Robinson removera materiais excedentes, é refletido na viseira do capacete.
Fotografia por Steve Robinson, NASA
Edwin "Buzz" Aldrin afirma ter sido a primeira pessoa a tirar uma selfie no espaço, enquanto pilotava a missão Gemini XII, em 1966.
Fotografia por Buzz Aldrin, NASA
O rover Mars Curiosity da NASA tirou esta selfie no dia 12 de maio de 2019. A selfie é composta por 57 imagens individuais, captadas pelo Mars Hand Lens Imager, uma câmara na extremidade do braço robótico do rover. As imagens foram unidas numa imagem panorâmica e o braço robótico foi removido da fotografia durante o pós-processamento.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech, Msss
O astronauta Mike Fossum captou esta selfie durante uma caminhada espacial no exterior da Estação Espacial Internacional. O seu reflexo, a estação espacial e o planeta Terra são visíveis no capacete do astronauta Ron Garan.
Fotografia por Mike Fossum, NASA, Jsc
Em 2007, enquanto se dirigia para um cometa, a sonda Rosetta passou a apenas 250 km da superfície de Marte. A sonda Philae, acoplada à nave, captou esta imagem que apanha uma das asas solares da Rosetta, com 7 metros de comprimento, contra o hemisfério norte do planeta vermelho. Esta imagem foi originalmente tirada a preto-e-branco e as cores foram adicionadas posteriormente à superfície de Marte.
Fotografia por Esa, Rosetta, Philae, CIVA
Em 1969, durante a missão da Apollo 12, o astronauta Charles Conrad captou esta selfie que se reflete na viseira do capacete do astronauta Alan Bean.
Fotografia por Charles Conrad, NASA
Em 2013, o astronauta Clayton C. Anderson partilhou esta selfie “sombria”, tirada em 2007 durante uma caminhada espacial no exterior da Estação Espacial Internacional.
Fotografia por Clayon Anderson, NASA
O astronauta Thomas Marshburn partilhou esta selfie no Twitter em 2013.
Fotografia por Thomas Marshburn, NASA
Em 1969, durante a missão da Apollo 11, o astronauta Neil Armstrong tirou uma selfie que é visível no capacete do astronauta Edwin “Buzz” Aldrin.
Fotografia por Neil Armstrong, NASA