As Melhores Fotografias de Junho do Espaço: Erupção Vulcânica em Órbita, Lançamento do SpaceX
Veja também campos magnéticos retorcidos no coração da nossa galáxia e a mais recente cratera de impacto em Marte.
Publicado 9/07/2019, 15:15

Nas primeiras horas da manhã do dia 25 de junho, um foguetão SpaceX Falcon Heavy rasgou os céus sobre Cabo Canaveral, na Flórida. A carga útil – a missão STP-2 do Departamento de Defesa dos EUA – incluía satélites da NASA, uma vela solar experimental e os restos mortais cremados de mais de 150 pessoas.
Fotografia por Zoe Thacker, U.S. Air Force
Esta imagem revela a poeira e os campos magnéticos que envolvem Sagitário A*, o buraco negro supermassivo da Via Láctea. Os dados magnéticos – apresentados na reunião da American Astronomical Society em junho de 2019 – foram recolhidos pelo SOFIA, um Boeing 747 modificado pela NASA.
Fotografia por (IMAGEM COMPOSTA) NASA
Embora o rover Mars 2020 da NASA não precise de um fato espacial, vai trazer algumas amostras para os fatos dos astronautas. O alvo de calibração do seu instrumento SHERLOC incluirá cinco amostras de materiais de fatos espaciais – o primeiro a voar até Marte – para testar como lidam com o ambiente do planeta vermelho.
Fotografia por NASA
Aparentemente, o planeta vermelho também tem tons de azul e preto: Esta nova imagem de cor falsa, do Orbitador de Reconhecimento de Marte da NASA, revela uma cratera de impacto marciana relativamente recente. Os cientistas estimam que o impacto ocorreu entre setembro de 2016 e fevereiro de 2019.
Fotografia por NASA, JPL, Universidade do Arizona
Na manhã do dia 22 de junho, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional tiraram esta fotografia de Raikoke, um vulcão remoto nas Ilhas Kuril, no Oceano Pacífico Norte. Quando entrou em erupção, o vulcão enviou poeira e gases para os céus, criando esta cena impressionante.
O telescópio sueco ESO-Submillimetre fica sob o deslumbrante céu chileno, no Observatório La Silla do Observatório Europeu do Sul. Quando foi inaugurado em 1987, o telescópio, agora desativado, era o único do seu tipo no hemisfério sul.
Fotografia por A. Ghizzi Panizza, Eso
Dependendo do comprimento de onda utilizado, podemos ver características diferentes da galáxia Whirlpool. A imagem da esquerda, captada pelo Observatório Nacional de Kitt Peak, mostra as veias de poeira da galáxia à luz visível. As duas imagens à direita são do Telescópio Espacial Spitzer da NASA, que revela as veias a brilhar no infravermelho. A segunda imagem da esquerda mostra a galáxia numa combinação de luz infravermelha e luz visível.
Fotografia por (IMAGEM COMPOSTA) NASA/JPL-CALTECH
No dia 13 de junho, técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA instalaram as rodas do lado direito do rover Mars 2020.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech
No dia 8 de junho, um enorme incêndio destruiu trechos de vegetação a leste de Phoenix, no Arizona. Os bombeiros tentaram conter o incêndio com retardantes lançados por meios aéreos – deixando marcas vermelhas que o satélite Copernicus Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia, consegue ver em órbita.
Fotografia por Esa
Este mosaico de cores aumentadas mostra Dafne, uma das luas nos anéis de Saturno, com três ondas nas extremidades de um anel. A imagem faz parte de um conjunto recolhido pela extinta sonda Cassini, da Nasa, que revela novos detalhes sobre os anéis de Saturno – anunciado por cientistas no dia 14 de junho na revista Science.
Fotografia por (IMAGEM MOSAICO) NASA/JPL-CALTECH/SPACE SCIENCE INSTITUTE
Esta bolha rosa é o enorme aglomerado de galáxias de Coma. Os novos dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA mostram que o gás quente do aglomerado não é muito viscoso ou "pegajoso". Os resultados foram publicados no dia 17 de junho na Nature Astronomy.
Fotografia por (IMAGEM) NASA
No dia 19 de junho, a sonda Curiosity Mars da NASA detetou um pico de metano de 21 partes por mil milhões, o maior alguma vez observado. O gás de vida curta entusiasmou os astrobiólogos por ser constituído por processos vivos e não vivos. Mas este pico desapareceu tão depressa quanto apareceu.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech
Também lhe poderá interessar
Espaço
A Breve (e Bizarra) História das Selfies no Espaço
Espaço
Porque é que o Lançamento do Grande Foguete Espacial Desta Semana Pode Fazer História
Espaço
A Superlua Mais Brilhante do Ano em Fotografias Deslumbrantes
Espaço
Fotografias Fantásticas de 20 Anos de Robôs em Marte
Espaço
A Primeira Fotografia de um Buraco Negro?