Veja o Futuro: Eis as Cidades Mais Inovadoras do Mundo
Com gôndolas urbanas e espaços verdes recuperados, estas áreas citadinas enfrentam os desafios com criatividade.
Publicado 19/07/2019, 14:42

TALLINN, ESTÓNIA – A capital da Estónia evoluiu do estado soviético para o centro da tecnologia de ponta. A Estónia foi a primeira nação do mundo a declarar o acesso à internet como um direito básico, a primeira a ativar votações online e uma das primeiras nações com uma rede 5G que capacita tanto os habitantes locais como os seus visitantes. A celebração do centenário da Estónia enquanto república, a decorrer neste momento, oferece dezenas de eventos até 2020.
Fotografia por Lucas Vallecillos, VW Pics, Redux
AARHUS, DINAMARCA – Copenhaga pode estar nas luzes da ribalta, mas Aarhus, a apenas 160 km a noroeste, está a sair das sombras: esta charmosa cidade foi designada Capital Europeia da Cultura e, juntamente com a sua área circundante, recebeu a distinção de Região Europeia da Gastronomia. Os novos mercados de comida, ligações ferroviárias, bibliotecas futuristas e hotéis criativos energizaram esta cidade dinamarquesa, que adotou medidas para se tornar neutra em emissões de carbono até 2030.
Fotografia por Quintin Lake
SANTIAGO, CHILE – O centro da capital do Chile tem restrições sobre automóveis, oferecendo aos ciclistas uma rede crescente de ciclovias. O sistema de metro de Santiago, um dos maiores da América do Sul, faz a ligação entre bairros que antigamente dependiam de autocarros a gasóleo. Empreendimentos como o “Paseo Bandera”, no centro da cidade, oferecem zonas pedonais coloridas para promover um senso de comunidade, ao passo que os novos hotéis, no meio das montanhas dos Andes, são galardoados com prémios de arquitetura.
Fotografia por Yadid Levy
SAN ANTONIO, EUA – Ao promover a mudança, a cidade mais antiga do Texas também eleva o seu legado. Lembra-se do Álamo? Pois bem, no marco e museu revitalizados os viajantes podem testemunhar cenas da famosa batalha nos seus telemóveis, através de realidade aumentada. Reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia, San Antonio é o lar de chefs inovadores que servem novas interpretações de pratos locais texanos, mexicanos, alemães, franceses e espanhóis. Para além disso, o River Walk e a renovação do Hemisfair Park, local da Feira Mundial de 1968, impulsionam a cidade para o futuro.
Fotografia por Andrew Reiner
HELSÍNQUIA, FINLÂNDIA – Reconhecida como o destino mais seguro do mundo, esta nação nórdica também é uma das mais felizes, de acordo com o Relatório Mundial de Felicidade. Agora, a cidade colabora com os chamados “think tanks” e com filantropos para implantar veículos autónomos. As incubadoras criativas também estão a trabalhar em formas de fortalecer a gastronomia sustentável, a preservação ambiental e a mobilidade.
Fotografia por Kuvatoimisto Kuvio Oy
SCOTTSDALE, EUA – Para proteger o ecossistema do deserto do desenvolvimento, um terço da cidade está integrada na Reserva McDowell Sonoran, oferecendo mais de 290 km de trilhos para caminhadas e ciclismo. O meio artístico celebra obras-primas nativas americanas, no Museu do Oeste, com passeios por Taliesin West, a casa de inverno de Frank Lloyd Wright, e os distritos de galerias na Main Street e em Marshall Way expõem os artistas emergentes.
Fotografia por Jenn Ackerman e Tim Gruber
DETROIT, EUA – A chamada Motor City da América continua a progredir. As linhas de montagem testam carros autónomos; a Tiny Homes Detroit constrói casas acolhedoras a preços acessíveis; e o cenário artístico prospera com um novo teatro de repertório, um novo centro de jazz e um Museu Motown ampliado. Uma antiga central de energia foi transformada na Detroit International RiverWalk, com quase 5 km de novos restaurantes, arranha-céus e espaços comunitários.
Fotografia por CHRIS e MICHELLE GERARD
MEDELLÍN, COLÔMBIA – Através da iniciativa “Parques del Río”, a segunda maior cidade da Colômbia construiu novos espaços verdes e trilhos sobre autoestradas. Medellín também recebeu elogios de todo o mundo pelas melhorias sofisticadas no seu sistema de transportes – com autocarros rápidos, linhas férreas e gôndolas enormes que fazem a ligação entre bairros remotos nas montanhas.
Fotografia por Heiko Meyer, Laif, Redux
SINGAPURA – Esta cidade-estado é um dos lugares mais felizes da Terra. A autoproclamada “Cidade Jardim” faz jus ao nome protegendo os seus recursos hídricos, e os espaços verdes, com políticas ambientais rigorosas, enquanto que os programas sociais procuram preservar o património desta sociedade multicultural.
Fotografia por Nathan Allen
LIMA, PERU – Outrora considerada uma paragem a caminho de destinos como Machu Picchu ou o Lago Titicaca, esta cidade, com 10 milhões de habitantes – uma das maiores da América Latina – é agora um sítio onde queremos estar. Com uma gastronomia celebrada internacionalmente, os bairros excêntricos de Lima destacam as inúmeras influências regionais e culturais do Peru.
Fotografia por Liesl Marelli
Também lhe poderá interessar
Viagem e Aventuras
Visite os dez locais mais felizes do mundo
Viagem e Aventuras
Como Tirar Fotografias a Cidades
Viagem e Aventuras
Fotografias de 19 dos destinos mais românticos do mundo
Viagem e Aventuras
Descubra a beleza dos parques nacionais dos EUA no inverno
Viagem e Aventuras
18 Fotografias Intemporais que nos Lembram por que Temos Saudades de Viajar