De Portugal à Albânia: 20 das Melhores Praias Europeias
Deixe-se levar pelos encantos destas praias maravilhosas.
Publicado 22/08/2019, 15:30

ILHA DE GOZO, MALTA – Gozo fica a apenas 25 minutos de ferry de Malta, mas o cenário é completamente diferente. O interior da ilha – que tem um terço do tamanho de Malta – está repleto de quintas, igrejas barrocas e templos de pedra com mais de 5.500 anos. A sua costa acidentada abriga alguns dos melhores locais de mergulho da Europa, como o famoso Blue Hole, um dos locais de filmagem da série “A Guerra dos Tronos”.
Fotografia por Ken Scicluna, Getty Images
ILHAS BALEARES, ESPANHA – Formentera, a ilha mais pequena das Baleares, é uma espécie de irmã boémia da vizinha Ibiza – mas sem as multidões. Formentera não tem aeroporto, por isso, a única forma de lá chegar é através de um ferry de alta velocidade, que faz ligação com Ibiza (facilitando assim as viagens de um dia). Os penhascos que flanqueiam a costa da ilha cativaram Júlio Verne, que se inspirou no farol de La Mola, em Formentera, para “O Farol no Fim do Mundo”.
Fotografia por Franz-Marc Frei, Getty images
BRAČ, CROÁCIA – Um passeio de 20 minutos à beira-mar, a partir da cidade portuária de Bol, na ilha de Brač (na costa de Split), leva-nos até uma das praias mais fotogénicas da Croácia: Zlatni Rat. Conhecida pelo nome de "Chifre Dourado" ou "Cabo Dourado", a sua forma triangular altera-se com as marés. Esta praia, repleta de pinheiros, está integrada numa área natural protegida muito popular entre os amantes de sol e praticantes de windsurf.
Fotografia por Mb Birdy, Getty Images
ILHAS DE KSAMIL, ALBÂNIA – As Ilhas de Ksamil, com vista para a ilha grega de Corfu, ficam a uma curta distância de barco da vila homónima, localizada a sul de Sarandë, na riviera albanesa.
Fotografia por ZM Photo, Getty Images
ULCINJ, MONTENEGRO – Perto da fronteira com a Albânia, a cidade mais a sul da costa do Montenegro é conhecida pela sua praia de 12 km – Velika Plaža – a maior do Adriático. Velika Plaža, com uma areia que parece farinha, tem a alcunha apropriada de “Long Beach”. Para ter privacidade, a ilha triangular de Ada Bojana, que faz fronteira com o rio Bojana, é um dos melhores locais.
Fotografia por Scott S. Warren, Nat Geo Image Collection
PUGLIA, ITÁLIA – Existe uma razão para esta baía rochosa se chamar Porto Selvaggio, ou “Porto Selvagem”. A sua linha costeira, que se estende desde Santa Caterina até à Torre Uluzzo, está coberta de pinheiros. A única forma de chegar até esta baía é a pé, através de caminhos densamente arborizados.
Fotografia por Cathrine Stukhard, Laif, Redux
ILHAS FRÍSIAS OCIDENTAIS, HOLANDA – O Mar Frísio, o maior leito ininterrupto de lama e areia do mundo, foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 2009. As costas da Dinamarca, Alemanha e Holanda são pontilhadas por 50 ilhas, mas as 5 ilhas holandesas são tão bonitas que têm o apelido de “pérolas do mar”. Texel, a maior do grupo, fica a 20 minutos de barco da cidade marítima de Den Helder e ostenta quase 32 km de praias arenosas. A melhor forma de explorar as dunas desta ilha, ao longo da costa ocidental, é de bicicleta.
Fotografia por Frans Lemmens, Getty Images
MAIORCA, ESPANHA – A atração de Cala Deia, na costa oeste de Maiorca, não é apanhar banhos de sol (a pequena enseada está coberta por rochas enormes), mas sim poder nadar nas águas cristalinas azul-turquesa. E outra razão para visitar a região é o Ca Patró March, um restaurante que se eleva nas montanhas Tramuntana.
Fotografia por Gunnar Knechte, Laif, Redux
ILHAS PONTINAS, ITÁLIA – Capri, com a sua Gruta Azul, pode ficar com a glória. Mas existe outro arquipélago a poucas horas de distância da costa de Nápoles: as Ilhas Pontinas. Das 6 ilhas do arquipélago, Ponza, a mais conhecida, tem um anfiteatro de calcário em forma de meia-lua que abriga uma das praias mais pitorescas da ilha: Chiaia di Luna.
Fotografia por Emanuela de Santis, Azenberger, Reux
ILHAS LOFOTEN, NORUEGA – A paisagem dramática da praia de Uttakleiv (onde a população da cidade tem 22 pessoas) é considerada uma das mais fotografadas das ilhas Lofoten, na Noruega, sobretudo quando as luzes do norte adicionam o seu encanto ao cenário.
Fotografia por Jonathan Nackstrand, AFP/Getty Images
SARK, ILHAS DO CANAL – Na ilha de Sark (onde não existem automóveis), na costa da Normandia, encontra-se uma das mais impressionantes – e maiores – praias das Ilhas do Canal. La Grande Grève, na península de Little Stark, esconde-se atrás de uma falésia.
Fotografia por Ellen Rooney, Getty Images
CÍCLADES, GRÉCIA – Estas ilhas vulcânicas têm mais de 70 praias que se estendem desde o esconderijo pirata de Kleftiko (acessível apenas de barco) até à famosa praia de Paleochori, cercada de rochas até ao mar. E ao largo da costa existem mais sinais de atividade vulcânica: fontes termais submarinas.
Fotografia por Milan Gonda, Alamy Stock Photo
SINTRA, PORTUGAL – A caminhada até à Praia da Ursa (nome que homenageia uma das suas formações rochosas) não é fácil; requer uma caminhada de uma hora por um caminho íngreme de terra, mas vale bem a pena. Localizada no distrito de Sintra, perto do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental, esta linha costeira intocada faz-nos viajar no tempo, sem ninguém para arruinar as vistas perfeitas do Atlântico a colidir com o enclave rochoso.
Fotografia por Bruno Ferreira, Getty Images
LUGO, ESPANHA – A Praia das Catedrais da Galiza deve o seu nome às rochas de quartzo e ardósia naturais, que fazem lembrar catedrais góticas, moldadas ao longo de milhões de anos pelas ondas intermináveis do Mar Cantábrico.
Fotografia por Sergi Reboredo, VW Pics, Redux
CÓRSEGA, FRANÇA – A vegetação característica da Córsega – centenas de arbustos e ervas mediterrânicas que crescem durante o ano inteiro – fazem fronteira com a areia pálida, semelhante à das Caraíbas, da praia selvagem de Saleccia, que é acedida sobretudo pelo mar.
Fotografia por Jean-Baptiste Courtieu, Getty Images
VÍK, ISLÂNDIA – As lendas islandesas giram em torno de imponentes colunas negras de basalto (acredita-se que são “trolls” transformados em pedra) que se erguem na praia de Reynisfjara. Para chegar até esta praia – que aparece em cenas da série “A Guerra dos Tronos” – conduza pela Ring Road da Islândia, a partir de Reiquiavique, e pare na costa sul, perto da vila de Vík.
Fotografia por kpzfoto, Alamy Stock Photo
JURA, ESCÓCIA – Acredita-se que o nome Jura é uma expressão nórdica para “Ilha do Veado”, uma referência aos 6.000 veados que percorrem a ilha escocesa que tem quase 50 km de comprimento. O escritor George Orwell também viveu nesta ilha. E apesar de Jura ser mais conhecida pela sua destilaria de uísque de malte do que pelas suas praias cobertas de seixos e pedras de quartzo, estas praias, ao longo da costa ocidental desabitada, são algumas das mais inspiradoras do norte da Europa. E com uma população de apenas 200 habitantes, não temos de nos preocupar com as pessoas, apenas com os veados, claro.
Fotografia por Westend61, Getty Images
ALGARVE, PORTUGAL – A Praia do Sítio da Fábrica, em Cacela Velha, acessível a pé durante a maré baixa, ou de barco na maré alta, é uma das praias algarvias mais recatadas.
Fotografia por Bethel Fath, Getty Images
GOLDEN SANDS, BULGÁRIA – Golden Sands, ou “Areias Douradas”, na Bulgária, é um dos maiores areais da costa norte do Mar Negro. A sua areia é tão dourada quanto o nome sugere e a água do mar é cristalina, como se pode observar pela imagem.
Fotografia por Master2, Alamy Stock Photo
ILHA DE PORQUEROLLES, FRANÇA – Esta ilha, na costa mediterrânica de França, é conhecida desde os tempos do Renascimento pelo nome de “ilha dourada”. A partir do porto de Tour Fondue, perto da cidade de Hyères, faça um passeio de 15 minutos de barco até à Ilha de Porquerolles (onde não existem carros). Depois de chegar à ilha, alugue uma bicicleta e pedale pelos trilhos de pinheiros até uma das suas praias menos frequentadas, a praia Notre-Dame.
Fotografia por Marc-Henri Depotte, Getty Images
Também lhe poderá interessar
Viagem e Aventuras
Hotéis Ecológicos: 13 dos Melhores Exemplos Mundiais
Viagem e Aventuras
Vietname Visto do Ar em Fotografias Deslumbrantes
Viagem e Aventuras
Imagens da Viagem de Gordon Ramsay ao Laos
Viagem e Aventuras
20 Imagens que Revelam o Segredo do Fascínio de Espanha
Viagem e Aventuras
10 Destinos para Famílias LGBTQ