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Búzios-d’Obô, os Gigantes Ameaçados da Floresta

O projeto 'Forest Giants' de Martina Panisi e da sua equipa dedica-se a difundir a importância da conservação da biodiversidade em São Tomé e Príncipe e ao papel de cada pessoa nessa proteção, usando como símbolo uma espécie nativa da ilha.17 de setembro de 2019

Fotografias Por Vasco Pissarra
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Expedição na floresta nativa da ilha para poder fotografar a espécie no próprio habitat natural. A ...
Expedição na floresta nativa da ilha para poder fotografar a espécie no próprio habitat natural. A expedição durou três dias por causa das fortes chuvas.
Fotografia de Vasco Pissarra
Reunião com os partners do projeto, nesta foto com a Direção das Florestas de São Tomé, para delinear uma estratégia conjunta de ação de sensibilização e escolher as comunidades alvo.
Fotografia de Vasco Pissarra
Expedição na floresta nativa da ilha para poder fotografar a espécie no próprio habitat natural. A expedição durou três dias por causa das fortes chuvas.
Fotografia de Vasco Pissarra
Os eco-guias de São Tomé atendem a uma série de três workshops para poder identificar as espécies de caracóis endémicos e exóticos que existem em São Tomé e Príncipe.
Fotografia de Vasco Pissarra
Martina Panisi e Vasco Pissarra com alguns dos caracóis que existem na ilha.
Fotografia de Vasco Pissarra
Debates nas comunidades. Através de jogos e comparação entre gerações, as comunidades rurais familiarizam com as maiores ameaças à floresta nativa através da história do desaparecimento do búzio-d’Obô. Em duas das fotos pode se ver o jogo da “Rede do Obô (floresta)”. Este jogo tem como objetivo perceber que a floresta é como uma rede criada pelas ligações existente entre os vários seres vivos. Cada pessoa representa um elemento, a comunidade ou a escola é também representada por uma pessoa do círculo pois a comunidade depende dos recursos da floresta. Quantas mais ligações existirem quanto mais a rede (floresta) fica forte e consegue aguentar o peso das gerações futuras da comunidade (representadas por uma criança da comunidade).
Fotografia de Vasco Pissarra
Aulas nas escolas. As crianças de 12 escolas primárias aprendem, através dos cinco sentidos, o que é o Parque Natural Obô e a história de um Gigante (búzio-d’Obô) que lá vive.
Fotografia de Vasco Pissarra
Aulas nas escolas. As crianças de 12 escolas primárias aprendem, atáves dos cinco sentidos, o que é o Parque Natural Obô e história de um Gigante (búzio-d’Obô) que lá vive.
Fotografia de Vasco Pissarra
Antes da aula de educação ambiental, as crianças de 12 escolas, jogam a um jogo de cartas para permitir descobrir qual o grau de conhecimento da biodiversidade nativa e exótica e quais espécies tendem a ser mais valorizadas.
Fotografia de Vasco Pissarra
Os búzio-d’Obô que estão a ser criados no centro de conservação e pela primeira vez reproduzem-se. Atualmente nasceram 12 crias de búzio-d’Obô.
Fotografia de Vasco Pissarra
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