Cientistas Vão Estar Presos no Ártico Durante Um Ano
Centenas de pessoas fizeram intensivos treinos de preparação para uma expedição que visa descobrir o que significa, para todos nós, um Ártico em aquecimento.
Publicado 25/09/2019, 09:46
Os participantes da expedição MOSAiC podiam voluntariar-se para fazer um curso de sobrevivência rigoroso de 55 horas, chamado Treino de Sobrevivência Código Polar. Nesta imagem, os formandos estão a chegar ao navio de resgate, depois de terem terminado o treino em Svalbard, território ártico norueguês. Dois dos três instrutores, Simon Kraus (à esquerda) e Markus Breck ajudam os participantes a subir a bordo do navio Billefjord.
O campo de treino polar em Svalbard, um arquipélago norueguês e um dos lugares habitados mais a norte do planeta.
Thomas Wolf Wunderlich é um dos comandantes do Polarstern, o quebra-gelo alemão onde se realizará grande parte da investigação da MOSAiC. Wunderlich aproveita para dormir durante o seu turno de descanso.
As balsas de resgate estão equipadas com barras de comida feitas de gordura, trigo e vitaminas. Para obter uma nutrição diária adequada, é recomendável comer 9 barras destas. Esther Horvath, fotógrafa da National Geographic, participou no treino de sobrevivência e diz que as barras a deixavam tão cheia que era difícil comer mais do que duas.
Sebastian Brück (sentado à direita), Felix Kentges (sentado à esquerda), Lutz Peine (à esquerda) e Ralf Neumann (à direita) fervem água para beber. O treino exigia encontrar água potável, recolhida nos glaciares. A água é fervida para ficar potável e quando é bebida quente também ajuda a combater o frio.
Quando os participantes do treino de sobrevivência foram notificados do seu resgate, eram 22:00. Os formandos receberam instruções para não deixar vestígios do seu acampamento, o que significa que tiveram de desmontar a barreira de pedra que ergueram para bloquear o vento e recolher todo o lixo. E tal como deram à costa, numa balsa de resgate, também tiveram de abandonar o acampamento empurrando a embarcação. Nesta imagem, preparam-se para embarcar no navio que os foi salvar.