Melhores Fotografias de Verão dos Fotógrafos da National Geographic
Com o aproximar do outono, deleite-se com imagens maravilhosas do verão pelo mundo.
Publicado 12/09/2019, 15:58 , Atualizado 19/09/2019, 12:57

SULINA, ROMÉNIA – Seguindo os passos da famosa fotógrafa Inge Morath, oito fotógrafas começaram a retratar a vida ao longo do rio Danúbio, desde o sul da Alemanha até ao leste do Mar Negro, na Roménia. Esta imagem de um pescador "faz-me lembrar a sensação de natureza, sobretudo nos longos dias de verão em que temos a oportunidade de estar sozinhos, quietos por um momento com os nossos pensamentos", diz a fotógrafa Ami Vitale.
Fotografia por Ami Vitale
DELTA DO OKAVANGO, BOTSWANA – O verão do Hemisfério Norte reflete o inverno do Sul. Mas no Delta do Okavango, o inverno é sinal de pradarias ribeirinhas exuberantes que ficam pintadas de verde com as águas das enchentes de maio – o ponto de encontro perfeito para manadas de elefantes.
Fotografia por Beverly Joubert
TELAVIVE, ISRAEL – “Caminhar de uma ponta à outra da praia é uma das coisas que mais gosto de fazer”, diz a fotógrafa Dina Litovsky. Em Telavive, o cenário de praia muda drasticamente. A parte sul, uma região muito popular entre famílias muçulmanas, fica ao lado de uma zona turística. Esta zona é seguida por uma área judaica ortodoxa fechada e uma praia LGBT não oficial dos moradores a norte, onde esta fotografia foi tirada.
Fotografia por Dina Litovsky
TÓQUIO, JAPÃO – Uma oferenda de damascos de junho no parapeito de um pavilhão de Tóquio, no Jardim Nacional Shinjuku Gyoen.
Fotografia por David Guttenfelder, Nat Geo Image Collection
HONOLULU, HAVAI – Depois de uma breve chuvada, um arco-íris duplo emoldurou o horizonte de Honolulu, visto a partir do topo de Tantalus, um monte de cinzas extinto. "Isto traz-me algumas das minhas memórias favoritas do verão, quando visitava o Havai com a minha família", diz a fotógrafa Maddie McGarvey. "O Havai é mágico, para onde quer que olhemos, parece que a natureza está a exibir-se."
Fotografia por Maddie Mcgarvey
NOVA IORQUE, EUA – Pai e filha usam de forma criativa uma boca de incêndio para se refrescarem durante um dia de 43 graus, em Nova Iorque. “Isto faz-me lembrar os verões em Daca, no Bangladesh, quando eu e a minha família tomávamos banhos de chuva no telhado”, diz o fotógrafo Ismail Ferdous.
Fotografia por Ismail Ferdous
PARQUE NACIONAL DE CANYONLANDS, EUA – Por baixo do Arco Mesa, o rio Colorado atravessa o Parque Nacional de Canyonlands, no estado de Utah. Durante uma viagem de caravana em família pelo sudoeste dos EUA, o fotógrafo Tim Laman e o seu filho caminharam até ao Arco Mesa, pouco antes do nascer do sol. “A vista famosa, com o sol nascente a refletir na rocha para iluminar a parte de baixo do arco, não desiludiu”, diz Laman. "Foi ótimo partilhar isto com o meu filho."
Fotografia por Tim Lamán
BAY OF ISLANDS, NOVA ZELÂNDIA – Uma mergulhadora a dirigir-se para a superfície do mar da Tasmânia. “Para mim, nada diz verão como o oceano – sol brilhante, água azul, uma paisagem líquida repleta de vida”, diz o fotógrafo Andy Mann.
Fotografia por Andy Mann
WASHINGTON, EUA – Todos os verões, o fotógrafo Babak Tafreshi participa no Retiro de Astronomia do Maine, observando o efeito das cúpulas de luz das cidades na visibilidade das estrelas e nos padrões de vida selvagem. "Nos últimos tempos, os sons estranhos dos mergulhões a interromper o silêncio são surpreendentes, sobretudo debaixo de um céu estrelado", diz.
Fotografia por Babak Tafreshi
PARROT CAY, ILHAS TURCAS E CAICOS – Visitantes a apanhar banhos de sol em Parrot Cay, uma estância privada e uma das 40 ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos. "A apatia dos seus corpos é um bom resumo dos dias de verão", diz o fotógrafo Michael George.
Fotografia por Michael George
CHANDPUR, BANGLADESH – Barcos reunidos no rio Meghna, um dos três principais afluentes do delta do Ganges, durante a “Sea to Source”, a expedição feminina da National Geographic. Para a fotógrafa Sara Hylton, que passava os verões na comunidade de pescadores de lagosta na costa leste do Canadá, “os barcos (em Chandpur), a luz quente que envolve os trabalhadores e o ritmo de sobrevivência fazem-me lembrar os dias de infância, quando estava a aprender a subsistir na água."
Fotografia por Sara Hylton
CHICAGO, EUA – Em 2017, Veasna Johnson (à direita) e o namorado Anthony Okocha viajaram de Evanston para comemorar o primeiro dia de verão nas Montrose Beach Dunes de Chicago. “Eu senti que estes dois jovens amantes encarnavam na perfeição os sentimentos do verão, enquanto faziam piqueniques debaixo das árvores e colhiam flores juntos”, diz a fotógrafa Jenn Emerling.
Fotografia por Jenn Emerling
SVALBARD, NORUEGA – Em Svalbard, um dos lugares mais frios da Terra, o verão é curto, mas à medida que o gelo do mar derrete, também o turismo no Ártico cresce. "Velejar é a forma mais sustentável de explorar os frágeis mares do Ártico e descobrir um dos últimos lugares imaculados do planeta", diz a fotógrafa Katie Orlinsky.
Fotografia por Katie Orlinsky
XINJIANG, CHINA – Perto do final de uma viagem de comboio de 5 dias pela China, Timo, de 5 anos, fazia um desenho enquanto a sua mãe dormia. “Descobrir o mundo com os nossos filhos foi uma experiência inesquecível”, diz o fotógrafo Matthieu Paley.
Fotografia por Matthieu Paley, Nat Geo Image Collection
HÚSAVÍK, ISLÂNDIA – O vapor da atividade termal envolve os visitantes de Húsavík, uma cidade na costa norte da Islândia. "Se eu puder usar uma camisola de lã durante todo o verão, esta é a paisagem dos meus sonhos", diz a fotógrafa Erika Larsen. Para Erika, estar na Islândia é como "estar noutro planeta".
Fotografia por Erika Larsen
PARQUE NACIONAL DO SERENGETI, TANZÂNIA – Depois de dias de caminhada através de intermináveis campos de arbustos, no Parque Nacional do Serengeti, a fotógrafa Gabriele Galimberti montou o acampamento numa pequena floresta de acácias iluminadas pelo luar. Tirar esta fotografia fez Galimberti lembrar-se de quando era uma jovem estudante: "Lembro-me claramente de um verão em que gostei de fotografar cenas noturnas, usando flashes para mudar a atmosfera".
Fotografia por Gabriele Galimberti
BAÍA DE HA LONG, VIETNAME – “No Sudeste Asiático, para mim, o verão é mar”, diz a fotógrafa Hannah Reyes Morales. “Ha Long faz-me lembrar a adolescência, quando estava a atingir a maioridade, com os cabelos cheios de sal dos verões passados à beira da água. O Vietname é muito distinto; para mim, quando tirei esta fotografia, tudo no país parecia novo. Mas os azuis e verdes da água eram reconfortantes pela sua familiaridade. Esta é a melhor parte da viagem – quando partes do nosso passado ficam visíveis num lugar que estamos a conhecer pela primeira vez.”
Fotografia por Hannah Reyes Morales
LAGO BOHINJ, ESLOVÉNIA – Apesar da previsão de chuva, o fotógrafo Ciril Jazbec fez uma viagem de fim de semana a Bohinj, um lago escondido no Parque Nacional de Triglav, nos Alpes Julianos da Eslovénia. "Fomos recompensados com um tempo maravilhoso", diz Jazbec, e "pouco antes do pôr do sol, apareceu esta luz incrível”.
Fotografia por Ciril Jazbec
PARQUE NACIONAL JASPER, CANADÁ – Névoa das Cataratas de Athabasca a brilhar com a luz do sol que atravessa a densa floresta do Parque Nacional Jasper. "Eu tive sempre uma admiração especial pelas montanhas", diz o fotógrafo Amber Bracken. "Lembro-me de estar maravilhado com a névoa em elevações maiores: quando eu era criança, pensava que estávamos mesmo a atravessar as nuvens."
Fotografia por Amber Bracken
NUUK, GRONELÂNDIA – A luz da tarde aquece Sermitsiaq, uma montanha muito acarinhada na Gronelândia, com vista para Nuuk, a capital do país. "Na Gronelândia, o verão é uma coisa incrível", diz o fotógrafo Kiliii Yuyan. Embora o sol brilhe durante 24 horas por dia, a estação em si é curta e as pessoas aproveitam para sair antes de o inverno dificultar novamente as viagens.
Fotografia por Kiliii Yüyan
ISFAHAN, IRÃO – Reconhecida pela sua icónica arquitetura persa e trabalho de azulejos, a Mesquita Imam do século XVII é reconhecida como Património Mundial da UNESCO. “Num dia de verão”, diz a fotógrafa Beth Wald, “a frescura e os vastos espaços escuros da mesquita são um refúgio muito bem-vindo do sol intenso, e um lugar tranquilo para apreciar a riqueza e a antiguidade cultural do Irão”.
Fotografia por Beth Wald
VIRGINIA, EUA – Colinas repletas de vinhas nos arredores de Charlottesville. "O condado de cavalos e vinhos da Virgínia é particularmente bonito no verão", diz o fotógrafo Ed Kashi.
Fotografia por Ed Kashi
MILWAUKEE, EUA – Um canoísta a pagaiar pelo rio Milwaukee, no Parque Lincoln da cidade. Delineada em 1987 como uma “Área de Preocupação”, a zona sofria muito com os níveis de poluição, mas agora está a recuperar. "Durante o remo matinal só encontrámos uma canoa", diz o fotógrafo Peter Essick, "apesar de não estarmos muito afastados de um enorme centro metropolitano".
Fotografia por Peter Essick
Também lhe poderá interessar
Fotografia
10 Milhões de Fotografias Your Shot – Veja as Preferidas dos Nossos Editores
Fotografia
Estas Fotografias Vão Fazê-lo Levantar do Sofá
Fotografia
National Geographic Travel Photographer of the Year 2017: Os Vencedores do Voto do Público
Fotografia
As Fotografias Vencedoras do National Geographic Travel Photographer of the Year 2017
Fotografia
31 Imagens Antigas dos 134 anos dos arquivos da National Geographic