Melhores Fotografias de Animais de 2019
Nestas imagens, selecionadas pelos editores da National Geographic, aves canoras resgatadas voam para a liberdade, uma girafa órfã ‘abraça’ o seu tratador e muito mais.
Publicado 9/12/2019, 11:27 , Atualizado 11/12/2019, 10:25

Na Fundação Tikki Hywood, no Zimbabué, todos os pangolins resgatados – como Tamuda, que vemos na imagem – têm um tratador designado. Os pangolins criam laços com os humanos que os ajudam a aprender a alimentar-se de formigas e térmitas. Tamuda foi resgatado de caçadores ilegais quando ainda era bebé, e o seu tratador diz que ele era muito teimoso e travesso.
Fotografia por Brent Stirton
Lobos a alimentarem-se de restos de um boi-almiscarado. Para captar esta imagem, o fotógrafo Ronan Donovan colocou uma armadilha fotográfica dentro da carcaça. A matilha de lobos alimentou-se durante um mês.
Fotografia por Ronan Donovan
Um elefante a petiscar no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. A maioria dos elefantes do parque foi morta por causa do marfim, que era usado para comprar armas durante os 15 anos de guerra civil do país que terminou em 1992. Com a caça furtiva controlada, a população de elefantes está agora a recuperar.
Fotografia por Charlie Hamilton James
Tartarugas-verdes reunidas perto de uma doca nas Bahamas. Durante a época de Cristóvão Colombo, existiam tantas tartarugas que parecia que as naus iam encalhar nos animais. Atualmente, 6 das 7 espécies de tartarugas marinhas do mundo são consideradas vulneráveis, ameaçadas ou em perigo crítico de extinção.
Fotografia por Thomas P Peschak
A espécie ‘Alchisme grossa’ tem farpas semelhantes a espinhos para dissuadir os seus pretensos predadores. Este inseto pousou numa folha vermelha depois de voar para longe do fotógrafo Javier Aznar González de Rueda. Mas os membros desta espécie são geralmente encontrados em folhagens que combinam com a sua tonalidade – estas criaturas podem parecer pouco apetitosas, mas preferem não dar nas vistas e gostam de se camuflar.
Fotografia por Javier Aznar González De Rueda
Um pangolim espreita de uma caixa enquanto é transportado para uma montanha remota no Vietname, onde 25 pangolins resgatados do comércio ilegal serão devolvidos à natureza. Sediada no Parque Nacional Cuc Phuong, a organização sem fins lucrativos Save Vietnam's Wildlife ajudou a treinar a primeira equipa de combate à caça furtiva do país e já resgatou mais de 1000 pangolins.
Fotografia por Brent Stirton
Em agosto de 2018, na maior realocação de leões selvagens da história, 24 felinos foram sedados e transportados da África do Sul para Moçambique. Depois de vários anos de guerra civil em Moçambique, desapareceram quase todos os leões da região do Delta do Zambeze. Estes leões podem aumentar a sua população até 500 indivíduos em 15 anos.
Fotografia por Ami Vitale, National Geographic
Esta salamandra-gigante, conhecida por ‘hellbender’, espera fazer de uma cobra de água a sua próxima refeição. O fotógrafo David Herasimtschuk diz que esta pode ser a primeira imagem de uma hellbender a tentar comer uma cobra.
Fotografia por DAVID HERASIMTSCHUK, FRESHWATER ILLUSTRATED
O Parque Nacional de Zakouma, uma região de gramíneas e acácias no sudeste do Chade, perdeu mais de 90% dos seus elefantes durante a primeira década deste século, sobretudo devido aos criminosos ‘janjaweed’ do Sudão. Em 2010, o grupo de conservação African Parks assumiu a gestão do parque de Zakouma e agora os elefantes sentem-se seguros o suficiente para se dispersarem de forma mais ampla e produzir uma abundância de crias.
Fotografia por Brent Stirton
Clay, Daniel e Enzo, 3 dos 39 tigres resgatados de um parque de animais em Oklahoma, nos EUA, reúnem-se num reservatório de água no Santuário de Animais Selvagens de Keenesburg, no Colorado. Estes felinos vão viver o resto das suas vidas neste santuário, com nutrição e cuidados veterinários adequados.
Fotografia por Steve Winter
Todos os anos são capturadas milhares de aves canoras migratórias na Flórida para abastecer o comércio ilegal. Por vezes, são necessárias várias semanas de reabilitação para fortalecer as asas das aves resgatadas, até conseguirem voar novamente. Nesta imagem, o tenente da Comissão de Conservação de Peixe e Fauna da Flórida, Antonio Dominguez, liberta algumas das aves de regresso à natureza.
Fotografia por Karine Aigner, National Geographic
Medusas a flutuar entre as folhas de uma floresta de algas ao largo da Isla de los Estados, na Argentina. Os algas gigantes (Macrocystis pyrifera) são as maiores do oceano, atingindo mais de 45 metros. As suas florestas abrigam um dos mais diversos ecossistemas do planeta.
Fotografia por Enric Sala
Um urso-polar dança atrás de uma rede no Circo de Gelo de Kazan, na Rússia. Os espetáculos com ursos-polares são extremamente raros. Os quatro ursos deste circo usam proteções de metal no focinho, e a sua treinadora, Yulia Denisenko, tem uma haste de metal. Em alguns dos truques os ursos deitam-se e rebolam no gelo.
Fotografia por Kirsten Luce
Ao final do dia, na Terra do Fogo, na Argentina, um castor mastiga um galho de uma árvore. Os castores, trazidos para esta região vindos do Canadá na década de 1940, sobrelotaram a área e provocaram vários danos neste ecossistema.
Fotografia por Luján Agusti, National Geographic
Jessica Burkhart, doutoranda em neurologia na Universidade do Minnesota, é responsável pela fisioterapia de duas crias entregues pela quinta Pienika, uma quinta de leões na África do Sul. As crias, quando chegaram à clínica veterinária, mal conseguiam andar. Jessica diz que quando está com os animais, gatinha para não os intimidar.
Fotografia por Nichole Sobecki, National Geographic
Em setembro, Valentina, um papa-formigas, foi um dos 70 animais resgatados das zonas de incêndio de Santa Cruz, na Bolívia, pelos funcionários de uma pequena instalação de reabilitação. Valentina sofreu queimaduras de quarto grau nas quatro patas – nesta imagem desfruta de térmitas e leite.
Fotografia por Juan Pablo Ampudia, National Geographic
No norte do Quénia, uma girafa órfã ‘abraça’ o seu tratador. Esta cria foi encontrada abandonada por pastores Samburu, que alertaram o Campo Sarara – organização conhecida por criar mamíferos órfãos que depois devolve ao seu habitat. Esta jovem girafa vive agora em liberdade na natureza.
Fotografia por Ami Vitale
Os bois-almiscarados são dos poucos animais que conseguem trabalhar em conjunto para formar uma linha defensiva de proteção para as crias, e combater os ataques de lobos.
Fotografia por Ronan Donovan
Uma raposa branca, chamada Rowyn, relaxa ao sol em frente do celeiro da organização Save a Fox, onde a fundadora Mikayla Raines recebe raposas vindas de quintas de peles e de pessoas que já não conseguem tratar dos animais.
Fotografia por Robin Schwartz
Todos os invernos, os tritões visitam o mesmo lago, no rio Willamette, no Oregon, para acasalar. Oito anos e milhares de fotografias depois, David Herasimtschuk captou finalmente "a imagem perfeita dos tritões".
Fotografia por DAVID HERASIMTSCHUK, FRESHWATER ILLUSTRATED
Este tatu foi resgatado das zonas de incêndio de Santa Cruz, na Bolívia, e tratado num hotel transformado em hospital veterinário na pequena comunidade de Aguas Calientes. O proprietário do hotel, José Sierra, tenta acalmar o animal antes de o devolver novamente à natureza.
Fotografia por Juan Pablo Ampudia, National Geographic
Um artrópode predatório exibe-se de forma ameaçadora, no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique.
Fotografia por Piotr Naskrecki
Uma pantera macho salta sobre um riacho, na Reserva Nacional de Panteras da Flórida. Este local, equipado com câmaras fotográficas automáticas, é visitado por panteras uma vez por mês. Como as panteras são principalmente noturnas, foram necessários quase dois anos de fotografias para captar esta imagem à luz do dia.
Fotografia por Carlton Ward, Jr
Gluay Hom, um elefante de 4 anos treinado para fazer truques para turistas, está acorrentado a um poste na Quinta e Jardim Zoológico de Crocodilos Samut Prakan, perto de Bangkok, na Tailândia. A perna dianteira direita do elefante está inchada e o chão está coberto de sangue das suas feridas.
Fotografia por Kirsten Luce
Na Gorongosa, no fim da estação seca, uma poça de água enorme que ainda subsiste no canal do rio Mussicadzi atrai uma multidão de aves famintas – incluindo cegonhas e garças – e antílopes. A riqueza de aves da Gorongosa aumenta ainda mais na estação das chuvas.
Fotografia por Charlie Hamilton James
No Quénia, na Reserva de Vida Selvagem de Loisaba, especialistas em vida selvagem abordam uma girafa que foi sedada. Os especialistas vão colocar uma unidade de GPS numa das zonas ósseas da cabeça da girafa – para que possa ser seguida por cientistas – ação integrada num plano que visa rastrear 250 girafas em regiões cruciais de África para compreender melhor o espaço que as girafas necessitam.
Fotografia por Ami Vitale
Na Costa Rica, durante a estação das chuvas, uma ou duas vezes por mês dezenas de milhares de tartarugas-oliva chegam à costa para porem os seus ovos, um evento de nidificação em massa conhecido por ‘arribada’. As crias começam a emergir cerca de 45 dias depois.
Fotografia por Thomas P Peschak