Paisagens Nórdicas que Inspiram Mundos de Fantasia
Com a sequela de um dos filmes de animação de maior sucesso nos cinemas, um fotógrafo – que cresceu a norte do Círculo Polar Ártico – partilha o seu tributo às paisagens que inspiraram o filme.
Publicado 18/12/2019, 15:49
“Esta é uma das antigas cabanas Renndølsetra, em Innerdalen, que foi fotografada em meados de maio, a seguir à neve derreter”, diz o fotógrafo Stian Klo. O vale de Innerdalen, uma área alpina maravilhosa tradicionalmente usada para a pecuária, foi designada como a primeira reserva natural da Noruega em 1967.
Austnesfjorden, nas ilhas Lofoten, iluminada pela lua em fevereiro.
Uma floresta de bétula em Harstad, no condado de Troms – totalmente coberta de neve em pó – fotografada com um drone na véspera de Natal.
Formações de gelo numa cabana de Hamnøy, nas ilhas Lofoten, durante o inverno. Stian Klo diz que “as velhas aldeias piscatórias estão espalhadas por todo o arquipélago.”
Uma imagem captada dentro de um glaciar, perto de Longyearbyen, em Svalbard.
Este arquipélago é a região mais selvagem e fria da Noruega, aproximadamente a meio do caminho entre a ponta mais a norte do continente e o polo norte.
As cabanas da estância Eliassen Rorbuer durante uma tempestade de neve.
O arquipélago de Lofoten (Kjerkfjorden e Sakrisøy) com o brilho das auroras boreais.
Gelo no lago Storvatnet, perto de Nusfjord, no arquipélago de Lofoten – imagem captada em fevereiro após um longo período de frio sem humidade.
Janelas iluminadas na aldeia de Ballstad, na região à beira-mar do arquipélago de Lofoten. Esta é uma das aldeias piscatórias mais ativas da região.
Uma imagem captada com um drone mostra os primeiros raios de luz numa manhã de inverno, perto de Narvik, junto à fronteira com a Suécia.
Formações de gelo perto da aldeia piscatória de Nusfjord vistas a partir de Flakstadpollen no inverno.
O primeiro vislumbre do sol nascente na região de Folkeparken, em Harstad – imagem captada no início de junho.
Um lince-eurasiático no Polar Park Arctic Wildlife Center, em Bardu. Com 11.000 metros quadrados e 12 recintos, o parque alega ter uma das maiores taxas de animais por área do mundo e foi projetado para mostrar os animais – ursos, renas, lobos e linces – nos seus ambientes naturais.
"Esta cabana abandonada é muito fotogénica e fica entre Harstad e Borkenes, em Kvæfjord”, diz o fotógrafo Stian Klo.
A Noruega não tem apenas montanhas e florestas: também tem praias, embora provavelmente não sejam do tipo onde nos bronzeamos – pelo menos no inverno. “Este foi um pôr do sol mágico de fevereiro, com vista para a mundialmente famosa praia Vik, nas ilhas Lofoten”, diz Stian Klo.
Um pôr do sol outonal com vista para a vila de Reine, no arquipélago de Lofoten.
"Unstad é um paraíso para os surfistas no Ártico", diz o fotógrafo Stian Klo. "Este surfista estava a desfrutar do sol da meia-noite.”