Espinossauro Bizarro Faz História Enquanto Primeiro Dinossauro Nadador de que Há Conhecimento
A cauda fóssil recém-descoberta deste predador gigante aprofunda a nossa compreensão sobre como – e onde – viveram os dinossauros.
Publicado 29/04/2020, 16:00
Um osso da pata do espinossauro, ainda presa no arenito vermelho, no sítio de escavação em Marrocos. O fóssil de dinossauro aqui desenterrado é o terópode do Cretáceo mais completo alguma vez encontrado no norte de África.
O núcleo da equipa de investigação reunido em torno de um osso de espinossauro recém-descoberto. A partir do canto superior esquerdo: Ayoub Amane, estudante da Universidade Hassan II; Gabriele Bindellini, estudante da Universidade de Milão e especialista em fotogrametria; Marco Auditore, ilustrador científico; Simone Maganuco, paleontólogo independente; M´barek Fouadassi, escavador especializado e motorista; Nizar Ibrahim, paleontólogo da Universidade de Detroit Mercy; Cristiano Dal Sasso, paleontólogo do Museu de História Natural de Milão; e Samir Zouhri, paleontólogo da Universidade Hassan II de Casablanca.
Com escavações que se prolongam durante horas, debaixo de um sol escaldante de verão, os investigadores guardam os seus pertences na sombra do declive de uma rocha, na esperança de manter a água fresca o máximo de tempo possível.
Para limpar o local de escavação do espinossauro de detritos, Ibrahim atira um pedaço de arenito vermelho pela encosta abaixo.