Estes São os Melhores Fotógrafos de Astronomia de 2018

Desde uma paisagem de outro mundo no Utah até um pormenor escaldante do sol, estas imagens mostram a beleza e mistério do universo.segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Por Catherien Zuckerman

Uma magnífica fotografia do céu noturno consegue encantar até a alma mais aborrecida. Pode revelar galáxias, meteoros e uma luz transcendental. Mas, para se obter uma destas imagens, é necessária uma calibração extrema. A meteorologia tem de estar perfeita, tal como a definição da máquina fotográfica. É obrigatório ter um tripé. Ter paciência e prática também é fundamental.

Depois, caso os "astros se alinhem", aquela que poderia ser uma fotografia enfadonha da escuridão transforma-se rapidamente num retrato magnífico do cosmos.

Este foi o objetivo dos fotógrafos que enviaram as suas imagens para a edição deste ano do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano. Já no seu 10.º ano de existência, o concurso é organizado pelo Royal Observatory Greenwich em parceria com a Insight Investment e a revista BBC Sky at Night.

“Com um concurso que continua a evoluir com o passar dos anos, a crescente comunidade de fotógrafos amadores de astronomia tem-nos sistematicamente surpreendido com imagens de natureza técnica, imaginativas e divertidas e extraordinariamente belas que conjugam arte e ciência”, afirmou num comunicado de imprensa a júri do concurso Melanie Vandenbrouck, curadora de arte do Royal Museums Greenwich.

"As participações deste ano não desiludiram", acrescenta. "Foi muito difícil escolher apenas 31 vencedores das 134 imagens finalistas!".

Acima estão algumas das nossas imagens preferidas dos vencedores da edição deste ano do concurso.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler