Perspetivas íntimas sobre a Europa reveladas em nova série hipnotizante

A série ‘Europa Vista de Cima’ regressa ao National Geographic para uma segunda temporada – levando a sua junção entre perspetiva estonteante e narrativa até alguns dos locais mais icónicos do continente europeu.

Publicado 1/03/2021, 12:27
Grécia

Grécia: Uma vista deslumbrante do famoso Canal de Corinto, que liga os mares Jónico e Egeu – e onde os navios de cruzeiro, puxados por rebocadores piloto, navegam por um estreito perigoso com algumas zonas onde a distância de segurança é de apenas dois metros.

Fotografia de NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

Algumas das imagens não são imediatamente decifráveis: um mosaico de minúsculos e intrincados ladrilhos num solo árido transforma-se em centenas – ou milhares – de tapetes turcos artesanais, dispostos para secar ao sol. Marcas concêntricas na paisagem tornam-se em fardos de palha elegantemente reunidos numa colheita. Pilhas de paus de fósforo são na realidade árvores derrubadas; e uma expansão aparentemente industrial de andaimes e guindastes transforma-se numa enorme restauração arqueológica. Se observarmos mais de perto, vemos pequenas figuras que se movem nos seus afazeres. Mas somos nós, os espectadores, que assistimos a partir de um novo – e revelador – ponto de vista: de cima.

É a esse ângulo privilegiado que os espectadores irão regressar quando a segunda temporada de Europa Vista de Cima estrear no National Geographic Channel no dia 1 de março às 22:10 – e estreia num momento em que, para muitas pessoas, viajar no sofá não podia vir em melhor altura.

Quebrar a fórmula

As imagens aéreas não são uma novidade, quer sejam as primeiras imagens que mostraram a curvatura da Terra – captadas a partir de um balão numa expedição financiada pela National Geographic em 1935 – às atuais publicações no Instagram que são captadas por fotógrafos com drones pelo mundo inteiro.

(Quer visualizar desigualdades? Veja cidades de cima.)

As coisas já percorreram um longo caminho, tanto em termos de tecnologia como de ambição. Mas, por mais abundantes e agradáveis que sejam as vistas, a série Europa Vista de Cima nunca se preocupou em obter as perspetivas mais inspiradoras: no cerne desta série de seis partes, para além da sua narrativa visual meditativa, estão as histórias. Algumas destas histórias são familiares e, entre elas, estão alguns dos lugares mais carismáticos da Europa, mas tudo com uma perspetiva inédita. O resultado é muitas vezes um hipnotizante – e inesperadamente íntimo – vislumbre de um país, do seu povo e cultura.

Desde os curiosos arranjos das antigas Pedras de Ale da Suécia à observação das elevações de feitos arquitetónicos, que vão desde pontes colossais a catedrais, a nossa câmara revela uma variedade de contos – de todas as esferas da vida.

Turquia: Perto de Anatólia, quando os produtores de trigo terminam a sua colheita no final do verão, uma área do tamanho do Mónaco é coberta com tapetes lavados e aparados, dispostos para secar e desbotar as cores mais dominantes dos tecidos, ficando cada um com uma cor única. Esta região é conhecida por ‘campos de tapetes’.

Fotografia de NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

Suécia: Uma pequena figura colhe frutas silvestres na região subártica da Suécia.

Fotografia de NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

Hungria: Muito acima das ruas de Budapeste, o telhado da Igreja de Matias, com as suas telhas intrincadas, esconde uma arte difícil de apreciar ao nível do solo.

Fotografia de NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

“Precisávamos de histórias fortes que fizessem sentido serem contadas de cima”, diz Matt Taylor, vice-presidente de programação da National Geographic. “Quanto mais invulgar for o local, mais interessante costuma ser a história. Por exemplo, práticas que já existem há centenas ou até mesmo milhares de anos, como colher damascos na Turquia ou pastorear renas na Finlândia, parecem incríveis vistas do ar.”

Fragilidade e poder

Cada episódio desta série foca-se num país – Turquia, Grécia, Finlândia, Suécia, Hungria e França – que é examinado ao longo do ano. Entrelaçadas nos cenários em constante mudança estão histórias de conservação, comércios economicamente perigosos e as mudanças inevitáveis, mas marcantes, impostas sobre a paisagem ao longo das estações do ano.

“Não precisamos de nos concentrar nos principais monumentos de um país para transmitir a sua história enquanto nação”, acrescenta Matt Taylor. “Não nos esquivámos dos locais icónicos, como o Partenon na Grécia ou a linha do horizonte em Paris, mas tínhamos de conseguir contar uma história única.”

Dignas de menção são as inúmeras perspetivas sobre as operações humanas na paisagem, quer sejam tradicionais ou modernas – algumas modestas e aparentemente frágeis, e outras mais imponentes. Os exemplos notáveis de imponência incluem uma vista aérea sobre a Ponte Oresund, uma ponte de oito quilómetros que liga a Suécia à Dinamarca, e uma visão panorâmica sobre a construção de outra ponte, na Turquia – a Cannakale, uma ponte que, quando estiver concluída, vai unir os turcos europeus aos turcos asiáticos. Estas megaestruturas contrastam com o espetáculo enervante de uma jangada de 12.000 toneladas de árvores derrubadas a descerem um rio na Finlândia, e com a construção de uma estrada através de um canal congelado para ligar uma ilha onde vivem apenas 12 pessoas à zona do continente na Suécia.

Um mundo em mudança lá em baixo

Tal como os desafios inerentes às estações do ano, esta série também enfrentou o seu próprio conjunto de desafios muito contemporâneos. Filmada inteiramente durante a pandemia de coronavírus, as suas imagens carregam o poder de olhar para um continente que está a atravessar pelo maior desafio dos nossos tempos – de acordo com Matt Taylor, não nos iriamos aperceber disso pelas filmagens. “Numa época em que as viagens estão severamente limitadas, é maravilhoso conseguir visitar um país e conhecer a sua cultura através destas imagens.”

Europa Vista de Cima 2 estreia no dia 1 de março às 22:10 no National Geographic Channel.
 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.co.uk

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados