Veja As Mesquitas Mais Impressionantes do Planeta

Conheça 15 mesquitas imponentes à volta do Mundo, que merecem ser vistas a qualquer altura do ano pela sua relevância cultural e arquitetónica.quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Por Alexandra E. Petri

Aproximadamente um quarto do mundo é muçulmano. Com fachadas vestidas em mosaicos, mármore brilhante, cúpulas de coroação e torres em espiral, as mesquitas são surpreendentemente deslumbrantes do lado de fora. Aprecie os interiores requintados, acentuados por magníficos tapetes persas e galerias de candelabros.

Também conhecidas como masjids, em árabe, as mesquitas são lugares de oração e adoração no Islão, mas têm também muitas outras funções. Habitualmente, servem como centros comunitários, com escolas, ou lugares de encontros sociais, onde se realizam eventos e celebram feriados, como o Ramadão.

Ao longo da história, as mesquitas nem sempre foram tão ornamentadas como as vemos hoje, como é o caso da famosa Mesquita do Xeque Zayed ( Sheikh Zayed Mosque), em Abu Dhabi. De facto, a primeira mesquita a ser construída foi o lar do profeta Maomé em Medina, na Arábia Saudita. Maomé ficava em frente à parede do pátio orientada para Meca e pregava aos seguidores que se reuniam para ouvi-lo.

Desde então, a propagação do Islão do Médio Oriente promoveu a proliferação de mesquitas em todo o mundo. Dependendo de onde e quando foram construídas, as mesquitas mostram estilos e projetos diferentes, mas é possível que os viajantes encontrem caraterísticas comuns a todas: um salão de oração com uma área dedicada ao ritual da purificação, onde os fiéis se podem limpar antes da oração; os mihrabs ou nichos semicirculares na parede da mesquita, que indicam a direção de Meca; minaretes, torres de onde é feito o chamamento para a oração, cinco vezes por dia; e cúpulas que constituem o teto das incríveis estruturas.

De Timbuktu a Washington D.C., estas maravilhas sagradas oferecem comentários incríveis, históricos, culturais e religiosos, que ilustram a identidade de uma cidade dentro do mundo muçulmano, como um destino próprio. Conheça algumas através destas fotografias de todo o mundo, e, sempre que possível, não deixe de visitar uma mesquita na sua próxima viagem.

Continuar a Ler