Pólen: Porque há tantas alergias?
M. OEGGERLI (MICRONAUT) 2016, COM O APOIO DO INSTITUTO DE PATOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BASILEIA E BIO-EM LAB, BIOZENTRUM, UNIVERSIDADE DE BASILEIA

Pólen: Porque há tantas alergias?

Há poucas décadas, a alergia ao pólen era uma doença das classes mais favorecidas. Actualmente, as doenças alérgicas afectam cerca de um terço da população e a tendência está a intensificar-se em grande parte do mundo.

Eva van den Berg

IMAGEBROKER / ROBERT HAASMANN / CORDON PRESS

Qual é a coisa, qual é ela?

O que é que estes dois bois têm em comum com as cabras?

Paula Mateu

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?
SKYNESHER, GETTY IMAGES

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?

Desde desidratação a dores musculares, náuseas e indigestão, o desconforto e dores habituais podem ser explicados pelas condições artificiais a que somos sujeitos durante um voo de longo curso.

Terry Ward

ISTOCK / VIKTORCAP

Gatos: O que é a toxoplasmose e como se transmite?

A toxoplasmose é uma doença parasitária que pode afectar os gatos e contagiar os seres humanos através das fezes. A boa notícia é que pode evitar-se facilmente, adoptando simples medidas de prevenção.

Abel G.M.

SHUTTERSTOCK

É Primavera: O bê-a-bá da polinização

O que é a polinização? O que sabemos sobre a origem deste processo de transferência de pólen? Que tipos de polinização existem? Como alterou a polinização entomófila a história evolutiva dos seus intervenientes? Respondemos-lhe a estas quatro questões neste artigo primaveril.

António Matos

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO

Explicador: Da plantação das cerejeiras à colheita da cereja

A propósito da primeira "Aldeia do Mês" – Alcongosta, no Fundão –, publicamos um pequeno conjunto de perguntas e respostas sobre o seu ex-líbris: a cerejeira, da sua plantação à apanha do seu fruto, passando pela poda e enxertia.

António Matos

SHUTTERSTOCK

A biomimética é infinita – do velcro ao edifício Gherkin

Muitas vezes, é observando a natureza que o homem descobre as respostas técnicas para os problemas com que se defronta. Ao transportar as soluções naturais para um contexto industrial e/ou de engenharia, está a recorrer ao biomimetismo. Partilhamos consigo vários exemplos desta prática e destacamos alguns dos seus pioneiros.

António Matos

Robert Oppenheimer, o pai arrependido da bomba atómica

Robert Oppenheimer, o pai arrependido da bomba atómica

O inventor da bomba atómica travou várias guerras, desde o foro pessoal ao académico, passando pelo político. Esta é a sua história, retratada no filme de Christopher Nolan que arrecadou sete prémios na edição de 2024 dos Óscares.

Héctor Rodríguez

MATT DUTILE

Butão: A Leste tudo de novo

Este canto menos turístico do pequeno país do Himalaia revela montanhas altíssimas, fortalezas monásticas imponentes e uma variedade de culturas.

Matt Dutile

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO

Aldeia do Mês: Alcongosta, Fundão

Na Primavera, o município do Fundão transforma-se num sonho acordado branco e rosa: é a época das cerejeiras em flor. Saiba porque Alcongosta, a três quilómetros da sede do município, se destaca na serra da Gardunha por estes dias.

Bruno Fernandes