Viagem e Aventuras

12 Livros para Ler Até ao Fim do Verão

Vá de férias com estas narrativas de viagens.Tuesday, June 12, 2018

Por Gulnaz Khan
Habitações multicolores ladeiam as falésias em Manarola, uma pequena cidade situada na região de Cinque Terre, em Itália.

Quer esteja estendido sobre as areias de uma praia, sentado a bordo de um avião ou de um cruzeiro sulcando as águas de um rio lendário, leve na bagagem boa literatura de viagem, uma ótima companhia em altura de férias. A nossa lista de livros recomendados para o verão levá-lo-á a deambular pelas ruas de Xangai, a apaixonar-se em Roma e a desvendar mistérios em Oaxaca. Ficaríamos admirados, se chegasse ao segundo capítulo de um destes livros, sem vontade de marcar a sua próxima viagem.

O AMOR ESTÁ NO AR

The Lovers' Guide to Rome de Mark Lamprell narra a história de três casais, que chegam a Roma, com propósitos distintos. A cidade eterna tem, contudo, outros planos reservados para os protagonistas da história. Lamprell tece uma narrativa de romance e aventura, com a ajuda preciosa do gelato.

The Invitation de Lucy Foley narra a história de amor entre um jornalista e uma mulher enigmática, numa relação que ganha forma durante uma viagem de iate, cheio de estrelas de cinema, ao longo da glamorosa Riviera italiana, em direção ao Festival de Cinema de Cannes.

This Must Be the Place de Maggie O’Farrell retrata a história de Daniel Sullivan, um nova-iorquino de gema que leva uma vida pacata, na companhia da mulher, numa casa isolada situada na Irlanda. Quando um segredo do passado de Daniel ameaça reduzir a estilhaços o seu pedaço de paraíso, ele revisita memórias e relações dispersas pelo mundo.

CONTOS GENUÍNOS

Street of Eternal Happiness de Rob Schmitz transporta o leitor numa viagem até Xangai e convida-o a entrar nas casas e lojas das pessoas, que ocupam uma das ruas mais movimentadas da cidade. Esperanças e lutas interiores emergem à superfície deste retrato intimista da China dos tempos modernos.

Lassoing the Sun: A Year in America’s National Parks de Mark Woods descreve a viagem do autor pelos parques nacionais da América, uma aventura que se prolongou por um ano e que foi decidida pouco tempo antes de Woods completar 50 anos de vida.  Desde as vibrantes camadas de rocha de Grand Canyon aos pântanos luxuriantes de Timucuan, Woods descobre o poder de cura da natureza.

TEMPOS DE VIAGEM

Chronicle of a Last Summer de Yasmine El Rashidi. “A avó costumava dizer que sentir o Nilo é como beber uma poção mágica preservada no tempo.” Uma jovem egípcia reflete sobre a vida no Cairo e as mudanças políticas que se fazem sentir numa cidade em rápida mudança, no curso das últimas três décadas.

Enchanted Islands de Allison Amend é uma obra inspirada nas memórias de Francis Conway e narra a história apaixonante de uma mulher, que se muda da sua cidade natal, no estado do Minnesota, para as Ilhas das Galápagos no dealbar da Segunda Guerra Mundial.  Esta história de amor, amizade e espionagem tem por pano de fundo a paisagem exótica dos vulcões e a vida selvagem.

Mount Pleasant de Patrice Nganang narra a história da pequena Sara, uma menina de nove anos, que é arrancada à família e oferecida ao sultão, no ano de 1931, em Cameroon. Um escravo compadecido disfarça-a de rapaz, para que ela possa esquivar-se ao destino anunciado, enquanto futura esposa do sultão, e Sara descobre o reino sob um novo olhar.

Addlands de Tom Bullough transporta o leitor aos campos e vales da zona rural de Gales, onde uma família tradicional de agricultores aprende a lidar com a mudança dos tempos, ao longo de 70 anos.

AVENTURAS INESPERADAS

Heroes of the Frontier de Dave Eggers narra a história de uma mãe, que empreende numa viagem pela natureza agreste do Alasca, para fugir a uma vida opressiva e angustiante.  A família descobre, simultaneamente, a beleza e os perigos da natureza, ao volante de uma caravana alugada, que avança por terras de lagos cor de prata, a par de bisontes itinerantes e fogos incontroláveis.

Dancing With the Tiger de Lili Wright leva-o ao submundo da arte do México, com esta narrativa policial. A americana Anna Ramsey percorre as ruas coloridas e, por vezes, perigosas de Oaxaca, à procura da lendária máscara fúnebre de Montezuma.

The House of Hidden Mothers de Meera Syal conta a história sobre as formas de relação pouco convencionais entre um casal londrino e uma jovem mulher em Nova Deli, à qual pagam para que seja barriga de aluguer de um filho do casal. Syal lida com a controversa indústria das barrigas de aluguer na Índia, através de uma poderosa narrativa sobre os privilégios económicos, a condição feminina e o desgosto.

Que livros integram a sua lista de leitura para o verão? Partilhe as suas preferências literárias com os leitores no Facebook.

Continuar a Ler