Viagem e Aventuras

5 Hotéis que Promovem o Luxo Sustentável

Nestes destinos de sonho, o luxo anda de mãos dadas com os três pilares da sustentabilidade.segunda-feira, 18 de junho de 2018

Por Annie Fitzsimmons
A piscina da unidade hoteleira Six Senses Ninh Van Bay tem vista para a baía privada em frente da estância turística, perto de Nha Trang, no Vietname.

Para os viajantes mais atentos, a sustentabilidade é um fator a ponderar na hora de viajar e acolhem-no com agrado, quando as práticas associadas vão além da escolha das toalhas e dos dispensadores de sabonete líquido reutilizáveis. Tal como o antigo editor responsável pela National Geographic Traveler, Keith Bellows, disse, a sustentabilidade tem a ver com a preservação e a proteção dos lugares de que mais gostamos. Se pusermos as coisas nestes termos, os viajantes respondem favoravelmente.

No entanto, as férias de sonho devem permanecer de sonho, e as práticas de sustentabilidade, uma tendência muito falada recentemente no Mercado de Viagens de Luxo Internacional, em Cannes, devem reforçar a principal linha de negócio e não diminuir os lucros.

VEJA FOTOGRAFIAS DE: 21 Locais Incríveis Onde Ficar se se Preocupa com o Ambiente

As Nações Unidas declararam 2017 como o ano da sustentabilidade, reconhecendo o turismo sustentável como um elemento-chave no desenvolvimento das comunidades globais. Os três pilares do turismo sustentável são de natureza económica, como por exemplo preferir a contratação de profissionais da região; social, assegurando, por exemplo, a proteção da riqueza do legado cultural; e ambiental, por via do reaproveitamento das águas de uma albufeira ou do oceano, para fins de aquecimento ou arrefecimento.

Conheça cinco unidades hoteleiras que adotam práticas de turismo sustentável, assentes nos três pilares.

THE BRANDO

Pioneira no universo das viagens de luxo, The Brando, situada na ilha privada de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, foi inspirada na visão original do antigo proprietário Marlon Brando, que assenta na missão de promover o turismo sustentável. Esta unidade hoteleira é quase autossustentável ou neutra em carbono, e obteve a certificação de platina do programa LEED, o nível mais elevado atribuído.

CONHEÇA: O Único País do Mundo com Emissões de Carbono Negativas

Os hóspedes podem desfrutar de um spa revestido a madeira na estância turística The Brando na ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa.

A propriedade alcançou resultados extraordinários. Toda a energia é renovável e produzida pela luz solar do Pacífico Sul e uma central energética de biocombustível obtido a partir de óleo de coco. Um sistema de ar condicionado específico aproveita as águas profundas e frias do oceano e canaliza-as para terra para que sejam tratadas e colocadas ao serviço do hotel. As águas pluviais são recolhidas dos telhados para abastecer todas as casas de banho e a lavandaria. Os hóspedes são convidados a participar em passeios didáticos sobre ecotecnologia, mas também sobre a cultura polinésia, a vida animal e os recifes de coral presentes na região.   

“O turismo sustentável não só faz todo o sentido do ponto de vista do negócio, como também é bom para a saúde do planeta”, afirma o diretor-geral Silvio Bion. The Brando é um membro da National Geographic Unique Lodges of the World.

1 HOTELS

Inaugurado a 16 de fevereiro de 2017, a unidade hoteleira 1 Brooklyn Bridge anda nas bocas do mundo por estes dias em Nova Iorque e é a menina dos olhos da marca de hotelaria 1 Hotels. Desenvolvido com base na ideia de que “aqueles que viajam pelo mundo também cuidam dele”, a propriedade tem panorâmicas cinematográficas da ponte de Brooklyn e da baixa de Manhattan, uma piscina e um bar na cobertura e um restaurante com uma ementa saudável.

Um quarto de hóspedes do 1 Hotel Brooklyn Bridge, com uma ampla vista sobre a paisagem homónima daquela unidade hoteleira.

Um depósito de águas pluviais situado por baixo do hotel ajudará a irrigar o Parque da Ponte de Brooklyn durante o verão abrasador. A maior da parte do mobiliário e interiores do hotel foram concebidos com recurso a materiais locais e recuperados, tais como as nozes dos jardins botânicos de Brooklyn. As plantas da região decoram os espaços públicos e exteriores.

CONHEÇA: O Nosso Top 10 de Jardins à Volta do Mundo

A marca de hotelaria explora duas unidades com conceitos idênticos em Central Park e South Beach e estão ainda em fase de construção três novas propriedades de turismo sustentável.

& BEYOND

& Beyond, um pilar do turismo sustentável em África, integra 29 unidades hoteleiras no continente. Ryan Hilton, um especialista em safaris e coproprietário da Admiral Travel, realça que operam em alguns dos locais de safaris mais emblemáticos em África, com áreas de vida selvagem fecundas. “São estas áreas que estabelecem a fasquia, ao cuidar da terra, da vida selvagem e das pessoas”, afirma. “Elas provaram que o safari moderno pode ser sustentável num tempo futuro.”

Uma chita observa a reserva de caça privada de Phinda, em Kwazulu Natal, na África do Sul.

O compromisso da & Beyond Reserva de Caça Privada de Phinda, na África do Sul, com as melhores práticas de turismo sustentável faz-se ao mais alto nível. O consumo de energia é reduzido por meio de sistemas eficientes de ar condicionado e água quente, e a água é engarrafada no local em garrafas de vidro. A unidade hoteleira promove e financia a educação e os cuidados de saúde e apoia os órfãos da comunidade local.

A empresa investiu significativamente na Rhinos Without Borders, contribuindo para a relocação dos rinocerontes ameaçados em áreas, que se estendem desde a África do Sul ao Botswana. Cerca de 56 000 pessoas das comunidades locais passaram a ter acesso a água potável, graças ao contributo da marca de hotelaria, que subsidiou, igualmente, a construção de 30 hortas e seis quintas comerciais distribuídas por África.

Mas o compromisso da marca com a inovação não se esgota aqui. “Designs novos e criativos como o Sandibe, no delta de Okavango, no Botswana, irão reafirmar, no futuro, a importância da marca & Beyond”, afirma Hilton.

TED TURNER EXPEDITIONS

O bilionário Ted Turner é o segundo maior latifundiário da América, um ambientalista apaixonado, que contribuiu para salvar o bisonte americano, entre outras ações de grande impacto. Em 1997, Turner doou o equivalente a 863 mil milhões de euros para apoiar projetos das Nações Unidas.

The Costilla Lodge em Vermejo Park Ranch é um dos três ranchos de Ted Turner, no Novo México.

Atualmente, os viajantes podem conhecer o interior da propriedade privada de Turner através do lançamento recente da Turner Expeditions, três vastos ranchos ecoturísticos situados no Novo México, nos quais os hóspedes podem explorar espécies raras e terra intocada. Os visitantes podem escolher entre o Vermejo Park Ranch, uma área mágica com uma extensão de 236 741 hectares de vida selvagem; o Sierra Grande Lodge and Spa, com uma oferta que vai desde os tratamentos holísticos até aos passeios de dia; e o Ladder Ranch, que encerra um vasto leque de ecossistemas, que se estendem ao longo de 63 130 hectares.

SIX SENSES

O Six Senses assumiu um compromisso de sustentabilidade nos seus hotéis, estâncias turísticas e spas. Um fundo de sustentabilidade em cada estância turística usa partes da receita para apoiar ações de beneficência locais e projetos comunitários. Não são usadas garrafas plásticas e toda a água é engarrafada no local.

SAIBA MAIS SOBRE: Planeta ou Plástico

Desfrute de panorâmicas deslumbrantes sobre o oceano no restaurante By The Beach no Six Senses Con Dao, no Vietname.

O Six Senses Con Dao  e o Six Senses Ninh Van Bay, no Vietname, especificamente, evidenciam um compromisso notável. O Con Dao associou-se ao parque nacional vizinho na proteção e promoção do sistema de recifes de coral seriamente danificados, uma iniciativa louvável para o ambiente e ótima para os hóspedes, que querem desfrutar da beleza dos recifes e ajudar na sua recuperação. A unidade hoteleira gere também um santuário de tartarugas. Con Dao apoia um programa para o pré-escolar, e um sistema de filtragem de água permite distribuir água potável pelos estudantes.

VEJA FOTOGRAFIAS: Do Mundo das Tartarugas

Em Ninh Van Bay, o hotel está dedicado ao Projeto de Corais, que assegura a proteção do recife situado nas proximidades e desenvolve ações didáticas sobre a vida marinha, enquanto os hóspedes praticam mergulho ou snorkeling. As oportunidades de emprego são oferecidas, primeiro, àqueles que habitam na região, e vários programas oferecem água à comunidade, sendo a capacidade ainda maior com os novos depósitos de águas em aço inoxidável.

Continuar a Ler