9 Formas de Celebrar o Solstício de Verão este Ano

À procura de uma forma original para passar o dia mais longo do ano no hemisfério norte? Escolha uma destas nove sugestões.

Tuesday, June 12, 2018,
Por Denver Nicks
Stonehedge, Inglaterra.
Stonehenge, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, situado em Wiltshire County, Inglaterra, foi um local de culto e celebração no solstício de verão, ao longo de um milénio.
Fotografia de Guy Corbishley, Alamy Stock Photo

Festas vikings e mitologia escandinava. Folia pagã e rituais druidas em Stonehenge.

Há uma razão para que o solstício de verão no hemisfério norte, que ocorre a 21 de junho ou próximo à data, esteja intimamente ligado ao imaginário coletivo das culturas ancestrais, que habitaram o norte da Europa. O dia marca o momento em que a Terra, ao girar sobre o seu próprio eixo no cosmos, se inclina atingindo o seu ângulo máximo, dando origem ao período mais longo de exposição à luz solar num único dia do ano para a metade superior do planeta. E a quantidade de luz aumenta quanto mais se avança para norte.

É por isso que uma das maiores celebrações mundiais em torno do solstício de verão acontece nas latitudes mais a norte. Nos extremos da Europa, da Inglaterra e Alemanha aos países escandinavos e estados bálticos, o dia está reservado para algumas atividades, como acender uma fogueira ou dançar em torno de um mastro. Na Islândia, um país situado tão a norte que confina com o Círculo Polar Ártico, o Festival de Música do Solstício tira partido dos três dias consecutivos do sol da meia-noite.

Mas, se não lhe for possível descobrir estas regiões nos confins da Europa, existem ainda outras formas de celebrar o solstício. Descubra nove sugestões para satisfazer o seu gosto pelas viagens.

1. No dia associado ao solstício de verão, a 21 de junho, as gentes de mais de 700 cidades em 20 países do mundo celebram a Fête de la Musique ou Make Music Day. Não precisa de ser um maestro para participar no evento. Qualquer tipo de músico, seja jovem ou adulto de provecta idade, amador ou profissional, está convidado para levar a sua exuberância para as ruas, parques ou espaços públicos da zona de residência. As festividades decorrem em 38 cidades dos Estados Unidos, incluindo em Minneapolis, no estado do Minnesota, onde os Semisonic — lembra-se daquela música dos anos 90 Closing Time? — darão um pequeno concerto de uquelele, e em Detroit, no Michigan, onde está agendado um espetáculo ao vivo de um grande grupo, em frente do Instituto de Arte.

2. O solstício de verão também coincide com o Dia Internacional do Ioga, que os mais fiéis assinalam com sessões desta disciplina da mente um pouco por todo o mundo, desde Chandigarh no norte da Índia a Times Square, em Nova Iorque, com uma aula de ioga em massa.

3. No Canadá, outro país situado no extremo norte, onde o solstício é vivido intensamente, o evento astronómico coincide com o Dia Nacional dos Aborígenes, uma celebração das culturas das populações indígenas. Otava agrega os dois eventos numa única celebração, o Festival de Artes Aborígenes do Solstício de Verão, onde se contam histórias e se celebra um ritual mágico e se dão a conhecer as artes aborígenes, para além de muitas outras atrações dirigidas às famílias, tais como artistas sobre andas e um pequeno zoo com animais domésticos.

CONHEÇA: Os 10 Países Mais Felizes em 2017

4. No solstício de verão ou perto dele, as comunidades nos Estados Unidos assinalam a ocasião com festivais locais, entre os quais se destaca o Downtown Solstice Festival em Anchorage, no Alasca, e o Midsummer Festival em Lindsborg, no Kansas, também conhecido como Little Sweden USA. Noutras regiões, a fanfarra em torno do solstício atrai os foliões de perto e de longe. Apostas seguras? O Desfile do Solstício em Santa Barbara, na Califórnia, e o Fim de Semana do Solstício de Freemont, em Seattle.

5. Se estiver no Cairo, no Egito, no dia 21 de junho, atravesse o Nilo e rume em direção à Pirâmide de Gizé. Ao entardecer, se encontrar o sítio perfeito na Grande Esfinge de Gizé ou atrás dela, poderá observar o Sol recolher ao horizonte entre duas das grandes pirâmides.

SABIA: Que esta é a Melhor Altura do Ano para Visitar o Egito?

6. Em muitas comunidades cristãs espalhadas pelo mundo, o solstício de verão coincide com o dia de São João, o dia em que se celebra a vida de João Batista. A ocasião é assinalada com festas e muita animação desde Itália ao Brasil, onde o solstício é um verdadeiro não evento, uma vez que o país abrange a linha do Equador.

VEJA: As Melhores Fotografias do Brasil

7. A propósito de países que cruzam a linha do Equador, o solstício de verão coincide perto da data do Dia Internacional do Surf. Por isso, se estiver longe das terras do sol da meia-noite, pode sempre passar o dia a apanhar umas ondas.

VEJA: A Maior Onda Alguma Vez Surfada

8. Se tiver curiosidade em conhecer uma das mais estranhas e controversas formas de celebração do solstício, reserve um voo rumo à China. Segundo o jornal South China Morning Post, em Yulin, na província de Guangxi, e em tantas outras cidades espalhadas pelo país, as comunidades locais assinalam o dia mais longo do ano, com um prato de carne de cão, a qual, segundo a crença popular, afasta os maus espíritos e melhora o desempenho sexual, ainda que careça de qualquer fundamento científico. Talvez por isso, e sem surpresa, se tenham intensificado, nos últimos anos, os protestos dos ativistas dos direitos dos animais contra este costume.

9. Se está decidido a seguir a tradicional rota dos druidas para celebrar o solstício de verão, mas não tem a possibilidade de se deslocar a Inglaterra, pondere descobrir uma das muitas réplicas de Stonehenge, que se distribuem pelos Estados Unidos. Faça-se ao asfalto e descubra nas proximidades da estrada algumas das mais notáveis imitações da misteriosa estrutura do Neolítico.

+ sobre o Verão

Continuar a Ler