Viagem e Aventuras

Não lhe Chame Glamping: Conheça 10 Fantásticos Acampamentos de Luxo

Quem disse que é preciso sofrer para desfrutar de grandes paisagens? Apresentamos dez formas de ir para colinas, praias e montanhas sem abdicar das suas comodidades preferidas.terça-feira, 19 de junho de 2018

Por Cristina Goyanes
ver galeria

O termo glamping (glamour + camping) deu má reputação ao campismo de luxo durante demasiado tempo. O termo extravagante e chique, que designa experiências onde o glamour se junta ao campismo, afastou alguns aventureiros que, de outro modo, até teriam apreciado esta forma mais sofisticada de dormir ao ar livre. Imagine: fazer caminhadas, andar de bicicleta, de caiaque, a cavalo, pescar, ou o que quer que lhe apeteça fazer nos sítios mais exóticos e deslumbrantes do Planeta, e depois regressar a “casa” onde o aguarda uma cama confortável com um colchão a sério, refeições gourmet e uma fogueira acesa – tudo já preparado e pronto para si.

Queremos ver se diz “Não, prefiro o campismo sem luxo”, depois de lhe mostrarmos estas fantásticas experiências de campismo topo de gama, à volta do mundo.

TODOS SANTOS ECO ADVENTURES EM BAJA, NO MÉXICO

Todos Santos Eco Adventures começa cada viagem de barco de La Paz para a Isla Espíritu Santo com um mergulho matinal... com tubarões. Os tubarões-baleia, de nove metros e dorsos pintalgados, são inofensivos e fotogénicos, por isso, traga uma câmara à prova de água. Vai voltar a precisar dela mais tarde, quando for tomar banho com as crias de leões marinhos e as tartarugas no Golfo da Califórnia. Assim que chegar ao Camp Cecil – a primeira e única propriedade dirigida durante todo o ano ao campismo de luxo, fundada pelo charmoso casal Sergio e Bryan Jauregui em novembro passado – refresque-se numa das oito espaçosas tendas tipo safari, equipadas com camas e mobília, e situadas numa deslumbrante praia isolada. Sente-se à beira-mar, diante de um almoço gourmet preparado por um chef italiano, e depois faça uma sesta ou prepare-se para ir andar de caiaque, para fazer stand up paddle, snorkle ou para caminhadas à volta do seu paraíso privado, a que em tempos Jacques Cousteau chamou “Galápagos do Norte”.

Melhor altura para visitar: junho e novembro são os meses de sonho no que respeita a vida selvagem e condições meteorológicas, mas estão abertos todo o ano, exceto em setembro e outubro. Na sua primeira época, o Camp Cecil custa apenas 275 dólares (aproximadamente, 245 euros) por noite, desde 15 de agosto (os preços sobem no primeiro dia de novembro).

O resort Aman-i-Khás, na Índia, fica dentro do Parque Nacional Ranthambore, o que pode proporcionar aos visitantes a oportunidade de observar vida selvagem.

AMAN-I-KHÁS NO RAJASTÃO, ÍNDIA

Se já ouviu falar dos Aman Resorts, que têm 31 propriedades espalhadas por 20 países, então deve saber que são conhecidos pelos seus retiros intimistas e elegantes em locais remotos e lindíssimos. Aman-i-Khás não é exceção. Situado no famoso Parque Nacional Ranthambore (mesmo à saída de Jaipur), este santuário de dez tendas traz até à mãe natureza o melhor das comodidades feitas pelo homem, incluindo tetos abobadados de seis metros de altura, ar condicionado e um polibã e banheira. Quando não estiver a relaxar no seu estimado “quarto”, estará a ser conduzido por guias em busca de tigres (este é o melhor sítio para avistar esses animais no seu habitat), leopardos, hienas, crocodilos, antílopes, veados e outros mais.

Melhor altura para visitar: a época ideal para observar vida selvagem é de outubro a março, sobretudo para a observação de pássaros. Os preços começam nos 1000 dólares (cerca de 890 euros) por pessoa e por noite.

Quem ficar hospedado numa das tendas Lotus Belle de Wanderland Popup pode aconchegar-se em mantas peruanas, deitar a cabeça em almofadas turcas Kilim e ouvir discos debaixo de um céu estrelado.

WANDERLAND POPUP EM CATSKILLS, NOVA IORQUE

Wanderland Popup tem as suas lojas-tenda requintadas na pequena localidade de Tannersville, nas montanhas de Catskills, a duas horas e meia de viagem de Nova Iorque. A empresa de Nova Jersey, fundada pelo casal criativo Jason Thomson e Sonia Jo, montou dez tendas Lotus Belle, manufaturadas na Austrália, num terreno exuberante junto a um lago privado e a trilhos para caminhada em Hunter Mountain, Indian Head e no bosque de Kaaterskill. Os visitantes também podem praticar a pesca à mosca, experimentar a tirolesa e desfrutar de fogueiras. Decoradas com um espírito vintage e acessórios artesanais, estas tendas acolhedoras e as suas sedutoras camas queen-size são quentes, tanto literalmente como figurativamente.

Melhor altura para visitar: os períodos mais apreciados são a primavera, o verão e o início de outono — perfeito para a estação da observação de folhas. Os preços por tenda são 185 dólares (aproximadamente, 165 euros) por noite.

GARDEN VILLAGE BLED NO LAGO BLED, ESLOVÉNIA

Que tal uma escapadela às florestas vibrantes dos Alpes Julianos, e ao parque de campismo do eco-resort Garden Village Bled, a apenas alguns minutos de distância do semiglacial Lago Bled? O nome faz lembrar o título de um filme de terror, mas fique descansado que esta zona rural da Europa Central tem uma paisagem bem serena. Escolha de entre uma das 23 unidades do parque – e que vão de casas na árvore de dimensão familiar a uma tenda em estilo safari com camas de casal grandes, banheira, ar condicionado e uma horta privada. Os visitantes também têm acesso a um restaurante de comida orgânica, decorado com flores, e a uma piscina refrescante com água da nascente que ajuda a curar os músculos doridos depois de se trepar ao pico mais alto da Eslovénia, o Monte Triglav, com aproximadamente 2900 metros de altura. Outras atividades na proximidade: pesca, caiaque, rafting em rios alpinos, ciclismo, golfe, ténis e parapente.

Melhor altura para visitar: vá até ao parque entre abril e outubro. Os preços começam nos 200 dólares (178 euros, aproximadamente) por pessoa, em ocupação dupla.

O alpendre privado das tendas do resort de luxo Treebones tem vista para a costa rochosa do Oceano Pacífico.

TREEBONES RESORT NO BIG SUR, CALIFÓRNIA

Se é obcecado por pores do sol, considere a possibilidade de observar o crepúsculo nesta tenda fabulosa de cerca de 46 m2 que se assemelha a um casulo gigante. Localizada junto a um penhasco no Treebones Resort, em Big Sur, esta pérola escondida tem vista sobre o Oceano Pacífico a partir de um alpendre privado – aliás, uma ótima localização para o seu tripé. Uma fogueira ao ar livre mantê-lo-á aquecido à medida que as temperaturas baixam durante a hora mágica. Depois da fotografia, aponte a câmara para o interior, de modo a captar as vigas metálicas da sua casa temporária, que brilham no escuro, oferecendo luz interior de energia solar. O quarto tem uma banheira com pés, sanitas de compostagem e camas acolhedoras king-size que serão difíceis de abandonar de manhã. Felizmente, as atividades diurnas, como caminhadas por entre sequoias, desfiladeiros e cascatas ou passeios de caiaque com baleias, golfinhos e focas, não estão agendadas para muito cedo.

Melhor altura para visitar: apareça em qualquer altura, porque as temperaturas aqui andam normalmente entre os 10 e os 26 ºC, durante o ano inteiro. Conte com nevoeiro no verão e chuva no inverno. Os preços das tendas começam nos 595 dólares (aproximadamente, 530 euros) por noite.

Os hóspedes do Tiger Tops Elephant Camp, no Nepal, desfrutam de uma bebida enquanto observam elefantes a nadar.

TIGER TOPS ELEPHANT CAMP NO PARQUE NACIONAL CHITWAN, NEPAL

Intensifique a experiência de acampar com elefantes. Tiger Tops Elephant Camp é a primeira empresa privada turística do Nepal a substituir a experiência de montar um elefante, o que muitos dos ativistas dos direitos dos animais consideram cruel e arcaico, por atividades responsáveis com elefantes, como, por exemplo, caminhar com os elefantes pela selva e aprender como eles comunicam e se comportam. Não encontrará grilhões neste terreno espaçoso onde os maiores animais terrestres do Planeta – 11 deles neste parque – vagueiam e socializam em liberdade uns com os outros e com os humanos. Fique hospedado numa das seis tendas de safari com casas de banho acopladas e com eletricidade. Outras atividades que pode fazer dentro do parque nacional incluem safaris de jeep e pelo rio, e observação de pássaros – embora seja possível que nunca queira abandonar os seus amigos elefantes de três metros de altura.

Melhor altura para visitar: os melhores períodos são entre março e abril, a época seca, ou outubro e novembro, quando o clima está agradável e a paisagem particularmente verde. O alojamento começa nos 160 dólares (aproximadamente, 142 euros) por pessoa, por noite.

O parque de campismo de conforto do Parque Provincial dos Dinossauros, em Alberta, tem tendas de lona com chão de madeira, aquecedores e uma cama queen-size.

PARQUE PROVINCIAL DOS DINOSSAUROS EM ALBERTA, CANADA

Enquanto aguarda a próxima montagem do franchise do filme Parque Jurássico, pode observar traços de dinossauros extintos e outras criaturas da era mesozoica nas formações rochosas espalhadas por este extenso vale. Situado em terras baldias canadianas, as chamadas “Badlands” de Alberta, a duas horas de viagem de Calgary, o Parque Provincial de Dinossauros está repleto de vestígios autênticos de dinossauros que podem ser explorados a pé. Depois de um dia longo de caminhada, descanse os pés numa elegante tenda em tela com um chão de madeira, aquecimento elétrico, ventoinhas, luzes e tomadas. O parque de campismo também tem um barbecue, frigorífico, panelas, cama queen-size, e um sofá-cama onde cabem duas pessoas, além de chuveiros muito próximos, lavandaria e restaurante. Se o arqueólogo que tem dentro de si pretende desenterrar o passado, conduza durante duas horas e meia até ao Parque Provincial Writing-on-Stone onde encontrará uma das maiores coleções de petróglifos e pictogramas nas grandes planícies da América do Norte.

Melhor altura para visitar: reserve de maio a setembro ou então em inícios de outubro. Os preços das tendas começam nos 105 dólares (aproximadamente, 94 euros) por pessoa e por noite.

EXCURSÕES SERENGETI & SILVERBACKS NA ÁFRICA ORIENTAL

Se anda a poupar dinheiro para o seu safari de sonho em África, então e que tal isto: as Peregrine Adventures acabam de anunciar as suas novas excursões Serengeti & Silverbacks. Esta aventura de 15 dias começa em Kigali, no Ruanda, e acaba em Arusha, na Tanzânia. Coloque à prova a sua coragem seguindo o trilho de gorilas a pé, durante quatro horas, por entre a selva húmida, tropical e lamacenta da África Oriental. Apesar de a caminhada não ser propriamente fácil, o seu esforço será recompensado. Não há muitas pessoas que possam afirmar ter convivido com estes grandes símios no seu habitat natural. Fique também atento, em outras excursões, aos Big 5, incluindo em viagens de barco e em várias observações de animais. Reflita sobre as suas fantásticas aventuras por baixo do céu estrelado em tendas permanentes premium durante mais ou menos metade da sua viagem. Durante a outra metade, dormirá em hotéis, pousadas ou em fazendas.

Melhor época para visitar: as excursões fazem-se de maio a novembro e os preços começam nos 9191 dólares (8198 euros, aproximadamente) por pessoa e por noite.

As tendas do Dunton River Camp estão localizadas numa propriedade de 200 hectares de área selvagem, prados e florestas.

DUNTON RIVER CAMP NAS MONTANHAS DE SAN JUAN, COLORADO

Desfrute de paisagens magníficas com todo o conforto no Dunton River Camp, que foi, no século XIX, um rancho de gado nas montanhas de San Juan, muito perto da bifurcação ocidental do rio Dolores. Os hóspedes que fiquem numa das oito elegantes tendas, colocadas em plataformas de madeira de cerca de 60 m2 que assentam no solo, sentir-se-ão em casa com comodidades como chuveiro, fogão a gás, telefone e Wi-Fi – além de duas bicicletas de montanha à sua disposição. A bicicleta não é o único meio de transporte que pode utilizar. Inscreva-se para passeios a cavalo nas montanhas rochosas ou experimente a pesca à mosca de classe mundial, depois de um rafting pelo rio Dolores. Também pode ir caminhar, escalar rochas ou fazer montanhismo nos picos de San Juan, ou então visitar uma fonte termal numa propriedade vizinha, as Termas de Dunton Hot.

Melhor altura para visitar: dirija-se ao parque no verão e princípio de outono. As estadias começam nos 1500 dólares (aproximadamente, 1339 euros) por tenda, por noite, tendo como base uma ocupação dupla.

ELEPHANT HILLS RAINFOREST CAMP NO PARQUE NACIONAL KHAO SOK, TAILÂNDIA

Claro, campos verdejantes são uma escolha óbvia para um lugar onde pousar a tenda, mas e as águas verdes? O Elephant Hills Rainforest Camp testou esta teoria em janeiro de 2011 quando abriu, na Tailândia, o primeiro parque de campismo flutuante no Lago Cheow Lan, um lago artificial com 166 km2 num recanto paisagístico da floresta tropical Khao Sok. As 20 tendas especificamente concebidas para este espaço, completamente mobiladas, estão fixas a plataformas, pelo que não precisa de se preocupar com a possibilidade de a sua “casa” flutuar quando for dar um mergulho matinal do alpendre ou fazer um passeio de caiaque. De seguida, vá tomar um duche no quarto ou refresque-se para uma excursão ao Parque dos Elefantes, uma propriedade dentro do parque que convida as pessoas a comer e interagir com os locais amistosos (quer dizer, elefantes!).

Melhor altura para visitar: qualquer altura do ano é excelente, embora se deva ter em atenção o facto de, ao longo da costa sudeste e sudoeste, as grandes chuvas ocorrerem entre setembro e dezembro, e entre abril e outubro, respetivamente. Os preços começam nos 565 dólares (aproximadamente, 505 euros) por pessoa e por noite.

Continuar a Ler