Verão na Natureza com os Mais Novos?

Porque entreter os miúdos com programas de qualidade é essencial, veja 15 ideias para fazer com os miúdos onde quer que estejam de férias.quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Por National Geographic

As crianças são verdadeiramente genuínas, e precisam de pouco para se divertir: um mergulho, jogar às escondidas, um piquenique no jardim. Descubra como inspirar os seus filhos, sobrinhos ou afilhados a apreciar a natureza.

1. Que Som é Este?

Uma das formas mais fáceis de divertir uma criança é estimulando a criatividade e a curiosidade.

Porque não conciliar com alguma aprendizagem? Um simples passeio num parque onde seja possível descobrir “que som é este” - os pássaros a chilrear, folhas a mexer, água a correr. Depois, leve-o a explorar!

Verão na Natureza com os Mais Novos?
Verão na Natureza com os Mais Novos?

2. Campismo

Acampar é um dos clássicos, e nunca perde a popularidade. Levar os miúdos a acampar é divertidíssimo e educativo.

Deixe que as suas crianças o ajudem a escolher o lugar do acampamento, a montar a tenda ou a fazer as refeições. Ao mesmo tempo tem uma oportunidade valiosíssima para ensinar-lhes formas de respeitar a natureza e o espaço à volta deles.

3. Caça ao Tesouro

As caças ao tesouro são dos programas favoritos dos miúdos, se bem que podem dar um pouco mais de trabalho aos pais – que será recompensado com a diversão das crianças!

Uma espécie de peddy paper adaptado aos mais novos: crie uma lista com itens, objetos e animais que as crianças têm de procurar (uma flor amarela, uma joaninha, uma folha redonda, uma pedra lisa, um fruto) num parque ou bosque perto de casa.

4. Pequenos Piratas

Quantas vezes andou num barco a remos com o seu filho? Provavelmente nenhuma.

São estas pequenas coisas que nos esquecemos facilmente de fazer, mas que podem tornar inesquecível o Verão dos mais pequenos. Terá ainda oportunidade de ensinar às crianças regras de segurança, como o uso de coletes salva-vidas, ou os procedimentos dentro de barcos. Com certeza, conseguirão ver vários peixes e vegetação!

5. Ferramentas antigas

“Ó pai, como é que sabiam as horas antes dos relógios?” De certeza que já ouviu esta e outras perguntas muito semelhantes.

Porque não saltar a explicação e passar à demonstração? Este verão, construa um relógio solar, e mostre aos seus filhos como é que os antigos viam as horas. Depois de lhes dar as instruções, deixe-os tentar “ler” as horas! Será um plano bem diferente do normal.

Verão na Natureza com os Mais Novos?
Verão na Natureza com os Mais Novos?

6. Visita à Quinta

Com as vidas ocupadas, muitas são as crianças que nunca viram grande parte dos animais. Faça um plano rural este Verão!

Vá a uma quinta e passem o dia a ver, conhecer e apreciar os animais e culturas. Tente que o seu filho interaja com galinhas, vacas, ovelhas. Mostre-lhe as de onde vêm as batatas, tomates, feijões, etc. Porque nem sempre as crianças sabem que o leite não vem do pacote, nem a comida das prateleiras do supermercado.

7. Astronomia para Crianças

A astronomia não tem sempre que ser uma ciência complicada. Basta uma manta, uma noite de céu limpo e um lugar sem poluição visual.

Leve o seu filho a ver as estrelas e a tentar identificar as constelações. No website do Observatório Astronómico de Lisboa pode fazer download de um mapa do céu noturno mensal: leve-o e tentem identificar o que veem.

8. Pequenos Agricultores

Agora que há tempo e bom tempo, que tal fazer experiências agrícolas com o seu filho?

Ver a germinação de um feijão ou semente é bastante fácil, só precisa de um recipiente pequeno, uma semente, algodão e água. Mas porquê ficar por aqui?

Depois de o seu filho ver a semente germinada pode transplantá-la e fazer crescer uma planta a partir daí. Pode ser que daqui a uns meses até dê frutos!

9. História Divertida

A História é um daqueles temas que costuma entediar as crianças e adolescentes. Mas não tem que ser assim!

Em Portugal existem vários museus e parques que aliam a História à diversão: DinoParque da Lourinhã, Portugal dos Pequeninos, World of Discoveries, Museu do Brinquedo de Seia, Museu do Sabão em Gavião... Tantas hipóteses!

Verão na Natureza com os Mais Novos?
Verão na Natureza com os Mais Novos?

10. Chefs “Bio” de Palmo e Meio

E já que é para aprender mais sobre a natureza, por que não saber como utilizá-la para cozinhar?

Leve os seus filhos à procura de frutas e bagas e incentive-os a criar alguma receita com elas, como compotas ou bolos. Pode ainda levá-los a apanhar ovos e a criar uma omelete de “chef”.

11. Soldadinhos do Ambiente

Os piqueniques são sem dúvida os reis do Verão, infelizmente costumam deixar para trás bastantes vestígios... de plástico e papel.

Se está a pensar participar numa limpeza dos bosques ou da praia, porque não levar os mais pequenos consigo? É uma ótima forma de lhes mostrar as consequências de não pensar no ambiente, e o quão mais fácil é ter pequenos cuidados como levar um saco para colocar o lixo.

12. O Regresso dos Herbários

A melhor parte do herbário é que pode ser continuado durante todo o ano, e durante anos! Incentive o seu filho a procurar folhas e flores, a prensá-las e a criar um pequeno herbário – talvez com as plantas do jardim.

É uma forma de despertar interesse pela natureza ao seu redor, aprender mais sobre biologia, e estimular a curiosidade pelo que o rodeia.

13. Papagaios em Família

É tão simples e, ao mesmo tempo, tão bom! Quantas vezes lançou papagaios de papel com os seus filhos?

A ideia é não só brincar com os papagaios: construa-os de raiz, com madeira e papel colorido. Além da diversão, é uma boa forma de ensinar conceitos de física e aerodinâmica aos miúdos.

Verão na Natureza com os Mais Novos?
Verão na Natureza com os Mais Novos?

14. Uma Caminhada

Uma simples caminhada pode ser uma forma extremamente completa de ensinar aos seus filhos um pouco de tudo sobre a natureza.

Pode fazer um piquenique ou acampar no final, dar-lhes um papel para apontar tudo aquilo novo que viram, ou até emprestar-lhes uma máquina fotográfica para que registem tudo o que encontrem. A beleza vista pelos olhos de uma criança é incrível!

15. Passeio de Bicicleta

E porque não juntar algum desporto a uma atividade na natureza? Sem esquecer as precauções adequadas como coletes refletores, capacetes e joelheiras, parta à pedalada com o seu filho numa das ecopistas, ciclovias, ecovias e percursos cicloturísticos de Portugal.

Há muitas formas de entreter as crianças de forma a que aprendam ou descubram algo novo. Felizmente, o nosso país é rico em natureza diferente, e reservas naturais. De que está à espera para fazer um plano na natureza com os seus filhos?

Verão na Natureza com os Mais Novos?
Verão na Natureza com os Mais Novos?
Continuar a Ler