Viagem e Aventuras

Viagens em Portugal para Depois do Verão

O mês de agosto terminou, mas ainda há umas semanas de verão para aproveitar. Conheça 6 viagens em Portugal para fazer depois do verão.Thursday, September 20, 2018

Por National Geographic
Vila Nova de Foz Côa e rio Douro.

Para muitos, as melhores férias começam depois do Verão: evita-se a confusão, os preços são mais baixos e as temperaturas mais amenas. Por isso, ainda bem que Portugal é um país com uma oferta enorme, todo o ano!

Se quer conhecer melhor a riqueza do nosso país, conheça estas seis viagens de carro, de maior ou menor duração, em Portugal, de Norte a Sul.

Vinhas do Alto Douro vistas do miradouro de São Leonardo de Galafura.

Dour'acima

A região do Douro é um dos grandes atrativos para os turistas que visitam o nosso país. Mas e se, em vez da rota turística, seguisse mesmo o rio Douro? Uma viagem em Portugal, rio Douro acima, desde o Porto até Miranda do Douro, com cerca de 400km, e que merece ser feita em dois ou três dias.

Aconselhamos que percurso seja feito pelo Douro, começando no Porto, e onde a primeira paragem é Castelo de Paiva. Aí, onde pode até fazer os passadiços do Paiva, é seguir para o Peso da Régua.

Ora, não se podia seguir o Douro sem uma paragem em Pinhão, essa terra linda que é Património da Humanidade da UNESCO – o nosso conselho é que seja sempre pela N222. E de Pinhão a Vila Nova de Foz Côa, são mais ou menos sessenta quilómetros, pelo que vale a pena lá dar um salto.

Segue-se a vila raiana de Freixo de Espada à Cinta, que abre passagem para Miranda do Douro, seguindo o rio e o Parque Natural do Douro Internacional.

Percurso: Porto – V.N. Gaia – Castelo de Paiva – Peso da Régua – Pinhão – Torre de Moncorvo – Freixo de Espada à Cinta – Miranda do Douro.

Distância Total: 363km (7h30)

Trilhos na Costa Vicentina

Costa Alentejana e Vicentina

O litoral de Portugal é lindíssimo, e prova são as costas Alentejana e Vicentina, que fazem a roadtrip perfeita para o fim do Verão. Para esta viagem em Portugal, sugerimos que comece em Alcácer do Sal, mas não sem antes ir conhecer a reserva natural do estuário do Sado.

Depois de Alcácer do Sal, a Comporta é paragem obrigatória. Esta freguesia de Alcácer do Sal tem uma excelente praia que ainda é pouco conhecida, e um Museu do Arroz. Depois, estrada abaixo até Sines, a magnífica vila Alentejana que todos os anos acolhe um festival de música do mundo, com paragem em Porto Covo.

Sines vai deixar saudades, mas é altura de seguir para Vila Nova de Milfontes, que em tempos idos teve um problema com piratas. Aqui, não deixe de subir ao Castelo, ou Forte de S. Clemente. Ainda em Milfontes, pare para almoçar no Porto das Barcas, e deslumbre-se com as vistas.

É hora de continuar viagem para Odeceixe, que dispensa apresentações, seguida de Aljezur. A praia da Bordeira é a penúltima paragem, logo antes do Cabo de S. Vicente, em Sagres.

Percurso: Lisboa – Alcácer do Sal – Comporta – Sines – Porto Covo – Vila Nova de Milfontes – Porto das Barcas – Odeceixe – Praia da Bordeira – Cabo de S. Vicente.

Distância: 330km (5h)

Serra vista do Miradouro da Pedra Bela.

Seguindo o Gerês, até à Peneda

O Gerês e o Parque Nacional Peneda-Gerês são destinos de férias muito populares, e procurados pelos turistas. Mas sabia que esta reserva natural abrange três distritos e cinco concelhos do Minho e Trás-os-Montes? E que podia visitar o troço minhoto do parque em apenas um dia?

Para isso, comece a sua viagem no Gerês, em Terras de Bouro, a pouco mais de 50 km de Braga, e a vinte de Vieira do Minho. Aí, terá logo o Miradouro da Pedra Bela, não muito longe da igualmente magnífica cascata do Arado.

Siga para o Campo de Gerês e daí para Germil. Passe por Entre-Ambos-os-Rios em direção ao Soajo, já no distrito de Viana do Castelo, concelho de Arcos de Valdevez. Do Soajo até à Gavieira são 30km para norte, em pleno Parque Nacional, por serras e montanhas.

Suba ainda mais, e na Porta de Lamas de Mouro pode parar e fazer um piquenique à beira de um regato. De Lamas de Mouro para a Peneda são apenas 10km, mas vai querer demorar mais tempo, para apreciar a paisagem. Se tiver tempo e quiser passar uma noite no Alto Minho, visite Castro Laboreiro, e prove as iguarias artesanais da zona. Se bem que a paisagem frondosa nunca o vai abandonar, aconselhamos a que esta viagem em Portugal e nos seus caminhos seja feita com a melhor companhia.

Percurso: Vieira do Minho – Gerês, Terras de Bouro – Campo do Gerês – Germil – Entre Ambos-os-Rios – Soajo – Gavieira – Lamas de Mouro – Peneda.

Distância: 110km (3h)

O rio Tejo junto à Vila Velha de Ródão.

No Encalço do Tejo

E como não só o Norte e o Sul produzem paisagens lindíssimas para viagens de carro, quisemos incluir nesta lista de viagens em Portugal esta que segue o rio Tejo. Comecr esta roadtrip no Marvão: não sendo exatamente onde o Tejo entra em Portugal, é um must-see das Beiras. Do Marvão siga para Norte até Vila Velha de Ródão, para alcançar o rio Tejo. Siga sempre o curso do rio, passando por Belver, por Abrantes e por Almourol, sem esquecer de fazer uma visita aos respetivos castelos e fortalezas.

Continue viagem seguindo o Tejo - optando por um desvio até Tomar, ao aqueduto dos Pegões – em direção ao Paul do Boquílobo. A direção é, depois, rumo a sudoeste para Santarém. Passando por Vila Chã, Valada, Azambuja, Castanheira do Ribatejo, sempre sem perder o Tejo de vista, termine a sua viagem no Miradouro das Portas do Sol, em Lisboa, depois de uma visita ao Castelo de S. Jorge.

Percurso: Marvão – Vila Velha de Ródão – Belver – Almourol – Tomar – Reserva Natural do Paul do Boquílobo – Vila Chã – Castanheira do Ribatejo – Lisboa.

Distância: 340km (6h30)

Vista panorâmica da aldeia histórica de Monsanto.

As Aldeias Históricas de Portugal

Sabe quais as Aldeias Históricas de Portugal? Pois bem, são doze, e esta viagem que lhe propomos visita todas elas, num fim de semana. A primeira aldeia histórica a visitar é Piódão, a cerca de 100km de Coimbra. De Piódão seguirá para Linhares, Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo, Almeida, Castelo Mendo, Sortelha, Belmonte, Monsanto, Idanha-a-Velha e terminando em Castelo Novo.

Todas estas aldeias são no distrito da Guarda, pelo que prepare-se para ver muita natureza – de facto vai andar à volta da Serra da Estrela – e conduzir por estradas sinuosas e entrelaçadas pelos montes.

Prepare-se para ver castelos, muralhas, ruínas, casas típicas, aldeias de xisto e muita tradição, na sua visita às Aldeias Históricas portuguesas. Mais do que uma viagem por Portugal, é uma viagem pelo passado.

Percurso: Piódao – Linhares – Trancoso – Marialva – Castelo Rodrigo – Almeida – Castelo Mendo – Sortelha – Belmonte – Monsanto – Idanha-a-Velha - Castelo Novo.

Distância: 450-500km (8h30)

Marco da Estrada Nacional Nº2 que liga Chaves a Faro.

A Estrada Nacional Nº2

A derradeira viagem em Portugal, é de facto uma viagem por Portugal. A estrada nacional 2 liga o Norte, Chaves, ao Sul, Faro. É o equivalente, em Portugal, à famosa Route 66 nos Estados Unidos. Este percurso tem cerca de 700km, atravessa Portugal pelo meio e tem uma duração de cerca de 11h.

Nesta viagem a Portugal quase inteiro vai cruzar onze distritos - Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro - , 4 serras, 11 rios e 32 concelhos. Acha que são poucos motivos? Durante os 700km de estrada, terá diversas oportunidades de parar e conhecer vilas e vilarejos, lugares e montes, castelos e miradouros, ou pode simplesmente pôr mãos ao volante e adiante, do Norte até ao Sul.

Continuar a Ler