Viagem e Aventuras

10 Dicas Clássicas Para Viajar de Forma Inteligente

Comece as suas viagens de ano novo com estes conselhos intemporais. Quinta-feira, 31 Janeiro

Por National Geographic

Quer seja um viajante experiente ou o esteja a fazer pela primeira vez, nunca é demais estar preparado. Confira estas 10 dicas rápidas para facilitar o seu trajeto e enriquecer as suas viagens.

 

ANTES DE PARTIR

Conselhos de Confiança

Peça conselhos aos seus amigos, familiares e colegas. Alguém das suas redes sociais pode conhecer bem o destino para o qual vai viajar. Os guias de viagem ou as publicações online feitas por profissionais da área são uma boa alternativa.

Marcação da Viagem

Os agentes de viagens competentes valem realmente o seu peso em ouro. No entanto, se for você a reservar a sua própria viagem, tenha cuidados redobrados, particularmente se for para o estrangeiro: verifique as datas e os horários, os aeroportos e toda a documentação. É crucial que você perceba os termos das suas aquisições e quaisquer requisitos de passaporte ou visto.

Fazer as Malas

Antes de partir, conheça as suas opções de bagagem, e pesquise sobre as formas de proteger as suas malas durante o percurso e sobre os seus direitos no caso destas se extraviarem. Estar preparado poderá poupar-lhe dores de cabeça desnecessárias.

CHEGAR LÁ

Viagem de Automóvel

Se tiver tempo e quiser ter liberdade para explorar, leve carro (seu ou alugado). Leve também um mapa no caso de o GPS não estar disponível. Se gostar de viagens de comboio ou de autocarro, pesquise sobre as peculiaridades desse meio de transporte na sua rota, antes de reservar a viagem.

Lidar com a Segurança

Se estiver a viajar nos Estados Unidos, a Transportation Security Administration (TSA) fará inevitavelmente parte da sua experiência de viagem aérea. Você pode passar pelo processo de inspeção com os nervos e a dignidade intactos, desde que planeie com antecedência e saiba o que esperar.

Aproveite os tempos de espera ao máximo

Odeia procurar por tomadas elétricas para carregar os seus dispositivos? Leve um carregador que funcione também como extensão, dando assim a oportunidade a outros de carregar os seus aparelhos.

CHEGANDO AO DESTINO

Mantenha-se contactável 

Contacte a sua operadora para perceber se o seu telemóvel está "bloqueado". Se estiver, não é possível trocar o cartão SIM por outro, no país que está a visitar. Pode ser necessário comprar um telemóvel desbloqueado, compatível com todas as redes.

Alojamento Ideal

As estadias padrão em hotéis não são do seu agrado? Existem alternativas informais que podem incluir residenciais com meia-pensão, trocas de casas, glamping (acampar de forma glamorosa), hostels e Airbnb. Descubra quais as comodidades de que pode prescindir e escolha adequadamente.

Gestão Monetária

Se viajar para o estrangeiro, leve pelo menos um cartão de crédito (de preferência dois) e alguma moeda local. Ambas as formas de pagamento têm riscos e recompensas, mas ambas serão bem recebidas. Tenha atenção às letras miudinhas e às taxas, e informe o seu banco antes de viajar, para evitar que um cartão seja suspenso pelo departamento de monitorização de fraudes.

Alimentação

A comida pode facilmente tornar-se numa das partes mais dececionantes de umas férias, por isso planeie com antecedência e evite cair nas “primeiras opções disponíveis”. Considere cozinhar sempre que possível e prepare lanches para o caminho.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler