25 Fotografias Fascinantes de Cuba

Observe por dentro esta ilha das Caraíbas de cores vibrantes, edifícios históricos e uma vida selvagem inspiradora.quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Apenas a 144 quilómetros das Florida Keys, os 110 000 quilómetros quadrados de Cuba albergam mais de 11 milhões de pessoas e uma vida selvagem vasta que inclui aves tropicais, sapos e crocodilos. A maior das ilhas das Caraíbas é um pais animado de cores vibrantes, edifícios extravagantes a transbordarem de personalidade e um povo amável. Desde a chegada de Colombo e da colonização espanhola em 1492, Cuba foi desgastada por séculos de uma história escrita em paredes desmoronadas. As receitas familiares de várias gerações são sussurradas de pai para filho e as tradições culturais antiquíssimas ainda hoje se praticam.

Uma única imagem de Cuba seria incapaz de enquadrar toda a diversidade de atividades e cenários que esta pitoresca ilha tem para oferecer. Carros velhos americanos, pintados nos tons mais vivos de qualquer cor, sobem e descem El Malecón, em Havana, salpicados pelas ondas de água salgada do oceano que se espalha pela estrada. Em Viñales, os agricultores montam os seus cavalos para inspecionarem os tranquilos campos de tabaco. Nas ruas de calçada de Trindade, um par de jovens, de uniformes a condizer, caminha calmamente da escola para casa. Um grupo de idosos reúne-se à volta da mesa, no centro comunitário, para uma ronda animada do seu jogo favorito, o dominó.

Apesar de ser conhecida pela sua música animada, charutos de qualidade superior e danças muito queridas como o mambo e a rumba, Cuba também exibe a sua vivacidade nos locais mais inesperados. Das caminhadas pelos campos de cultivo nas montanhas e campos rurais de tabaco, aos mergulhos em habitats de predadores como tubarões e crocodilos, a comunidade National Geographic aventurou-se por todos os cantos de Cuba para capturar um conjunto notável de vistas únicas das Caraíbas.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com