Viagem e Aventuras

Descubra o Melhor de Quioto

Eis 10 coisas que não pode perder na sua próxima viagem a Quioto. Terça-feira, 22 Janeiro

Por Nano Betts

VIDA SELVAGEM

Uma caminhada tranquila de 40 minutos, a subir o Monte Arashiyama, irá conduzi-lo ao Iwatayama Monkey Park, habitado por um esquadrão de mais de 170 macacos-japoneses que vagueiam livremente no seu habitat natural. É o sítio perfeito para observar estas criaturas divertidas na brincadeira, mas também para apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade.

MARAVILHAS NATURAIS

Saiho-ji, também conhecido por Kokedera, é um templo budista Zen do séc. VIII e Património Mundial da UNESCO, que atrai os visitantes com o seu intocado jardim de musgo. O jardim de dois níveis é um acaso de consequências, provocado por uma inundação durante o Período Edo. Hoje, esta maravilha natural verdejante, com mais de 120 espécies a cobrir o chão em vários tons de verde, é cuidada e preservada pelos monges.

PARQUE NACIONAL

As encostas intermináveis de Arashiyama são o lar da icónica Sagano Bamboo Forest. Este bosque verdejante é acedido através do templo budista do séc. XIV, Tenryu-ji. Existe aqui uma serenidade única que é vivida quando o vento sussurra pelas árvores enormes, criando um som envolvente, com a luz do sol a encher o espaço em tons de verde brilhante.

EXPERIÊNCIA CULTURAL

Enquanto local de nascimento da Sado, ou cerimónia japonesa do chá, as vizinhanças históricas de Gion e Higashiyama são lugares perfeitos para visitar as machiyas (casas tradicionais de madeira) e aprender sobre a antiga arte de fazer chá. Durante o ritual, que é desempenhado por um mestre de chá profissional num chão de tatâmi, terá a oportunidade de aprender sobre a filosofia e a etiqueta de beber chá, e dominar as bases para fazer matcha.

MELHOR VIAGEM

Para uma mudança de cenário completa, uma viagem de 23 minutos no comboio local irá levá-lo até ao mundo das luzes néon, dos cartazes cintilantes, da cultura pop japonesa e dos hotéis de amor baratos. Bem-vindo a Osaka, conhecida como a meca asiática da comida. Assegure-se de que tem tempo suficiente para provar algumas das especialidades gastronómicas da cidade, como o okonomiyaki e o takoyaki.

LOCAL MAIS ICÓNICO

Na cidade dos mil templos, o Templo Kinkaku-ji, vulgarmente conhecido por Pavilhão Dourado, fica no meio de um grande lago e é a joia da coroa das redondezas. O templo deve o seu nome à folha de ouro que cobre todo o exterior dos dois pisos superiores e foi justamente nomeado para fazer parte das 17 localizações que englobam os Monumentos Históricos da Antiga Quioto.

LOCAL HISTÓRICO

O Castelo Nijo, residência dos xoguns Tokugawa, fica no coração da cidade e é um testemunho do poder que os xoguns exerciam sobre os imperadores durante o Período Edo. O castelo impressiona pelo seu fosso e pelas paredes de pedra exteriores e pelo interior decorado por telas elaboradas. Os seus edifícios palacianos são provavelmente dos melhores exemplos que ainda sobrevivem da arquitetura japonesa feudal.

PECULIARIDADE LOCAL

Sabe que está na parte mais histórica do Japão quando a própria Starbucks decide abrir a sua loja de café dentro de uma casa japonesa, com 100 anos, que mantem a arquitetura característica do país. Um biombo na porta de entrada, chão de tatâmi, almofadas de seda e um jardim japonês, todos marcam presença para que fique completamente imerso num ambiente nipónico, enquanto bebe o seu matcha Frappuccino.

BAIRRO PARA EXPLORAR

Para ser transportado para o Japão de antigamente, passeie pelas ruas de Gion. Este bairro teve origem na Idade Média, dando alojamento aos peregrinos que se dirigiam para o Santuário Yasaka, e evoluiu gradualmente para o bairro mais famoso e exclusivo de entretenimento no Japão. Geralmente conhecido como Distrito Gueixa de Quioto, terá de desviar o olhar das ruelas estreitas que o podem entusiasmar, não vá ter um vislumbre de uma gueixa real.

LOCAL DE OBSERVAÇÃO DE PESSOAS

Compre uma bebida e aninhe-se nos bancos do Rio Kamo, em torno da área Pontoncho. É um dos locais favoritos dos habitantes para festivais, passear casualmente ou convidar entes-queridos para um piquenique noturno. O ruído alegre dos copos de cerveja a sair dos restaurantes circundantes ajuda a melhorar a atmosfera, que já de si é agradável.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

 

Continuar a Ler