Viagem e Aventuras

Esta é a Livraria Mais Bonita do Mundo

Dentro de um teatro convertido, viajantes descobrem um templo de livros. Segunda-feira, 14 Janeiro

Por Brian Clark Howard

Numa rua agitada na zona comercial do bairro chique de Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina, pode visitar um templo de livros harmonioso. A luz é suave, com elementos que exibem o melhor do artesanato do início do séc. XX. As conversas são sussurradas, como numa grande biblioteca, contudo o espaço é tão quente e acolhedor que o café elevado no fundo da enorme sala está cheio de pessoas a ler e a beber capuchinos e submarinos de chocolate.

Entrou na livraria Ateneo Grand Splendid, a qual os blogs e guias costumam apelidar de ”a livraria mais bonita do mundo”. Talvez não estejam errados. A extensa loja está integrada num antigo teatro que foi formidavelmente preservado, só que em vez de dançarinos e cantores de tango, as estrelas são agora as palavras impressas.

O edifício era um teatro quando abriu em 1919, numa época em que Buenos Aires prosperava enquanto centro de comércio e porto importante. Uma inundação recente de imigrantes, em particular da Europa, ajudou a alimentar e a enriquecer as artes e a cultura, incluindo o nascimento do tango. Tal como os quarteirões circundantes e a própria cidade em si, o teatro emana influências tanto do velho continente – como os deslumbrantes afrescos no teto alto – como do charme latino, com funcionários amigáveis, café excelente e um ambiente relaxado.

14 LIVRARIAS ÉPICAS À VOLTA DO MUNDO:

A Ateneo Grand Splendid abriu o espaço no início dos anos 2000. A sua oferta engloba milhares de livros, CDs, DVDs e muito mais, para mais de um milhão de pessoas que a visitam anualmente. Os viajantes desfrutam de uma experiência maravilhosa a percorrer as prateleiras coloridas, organizadas de forma artística no antigo mezanino da orquestra. Os antigos camarotes luxuosos oferecem recantos tranquilos, com vistas espetaculares, para folhear ou absorver um livro. O café está situado no antigo palco do teatro, para que você se possa imaginar debaixo das luzes enquanto desfruta da pastelaria.

A Argentina é um país famoso pela sua literatura, publicando dezenas de milhares de livros por ano. Buenos Aires, com mais de 700 estabelecimentos, está entre as cidades mundiais com o maior número de livrarias per capita. A Ateneo Grand Splendid merece por si só uma visita, apesar da cidade ter várias livrarias convidativas que merecem ser conhecidas.

PARA OS MAIS PEQUENOS

A Ateneo Grand Splendid tem uma secção maravilhosa e muito animada para as crianças, mesmo no coração do edifício, onde os mais novos folheiam excitadamente as novidades. Atenção anglófonos: só existe oferta em espanhol.

SECÇÃO INGLESA LIMITADA

Para os adultos, a livraria tem de facto uma prateleira pequena com títulos em inglês à frente, mas a oferta é muito escassa e limita-se na sua maioria a romances e thrillers. Alguns dos fotolivros de grande formato estão disponíveis em inglês.

MELHORES LOCAIS PARA SELFIES

A loja é tão bonita que muitas pessoas param apenas para ver, incluindo turistas, e os funcionários parecem estar completamente confortáveis com isso. Dirija-se até à vista deslumbrante no topo da tribuna, mas desvie-se um pouco para um dos lados a partir do centro. Isso permite aos viajantes evitar a fila de pessoas que tiram selfies mesmo ao centro. Fotografar a partir do palco café também é outra opção popular.

QUANDO VISITAR

O palco café pode ficar muito cheio, por isso, se quiser evitar a espera por um lugar, venha nas horas mais calmas, normalmente durante a semana. Janeiro e Fevereiro são os meses mais populares para visitar Buenos Aires, seguidos de outubro (lembre-se que as estações são opostas às do hemisfério norte). Junho costuma ser o mês mais calmo. Independentemente da altura que for, a Ateneo Grand Splendid é mais do que uma livraria: é um pedaço de história que respira vida nova.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler