Viagem e Aventuras

24 Imagens Maravilhosas de Arco-Íris de Todo o Mundo

Este fenómeno fascina-nos há milhares de anos – e inspirou algumas imagens fabulosas. Terça-feira, 26 Março

Por Lucia De Stefani

Os arco-íris continuam a surpreender-nos até hoje, tal como o fizeram há milénios quando deram origem a lendas de viajantes sobrenaturais. Na mitologia grega, Íris é o arco-íris, que viaja sobre um arco de luz para levar mensagens dos deuses aos mortais. No folclore nórdico, a terra e os céus estão ligados – um arco-íris ardente, transponível apenas pelos deuses e pelos os virtuosos que morrem em batalha, une o nosso reino ao do divino.

Na realidade, as origens do fenómeno são científicas (não deixando de ser fascinantes). Três palavras: reflexão, refração e dispersão. A luz branca pura que emana do sol brilha através das gotas de água que pairam no ar, que a refletem e dispersam como prismas quase infinitos. Quando a luz do sol atinge a superfície de um pingo de chuva, no ângulo correto, o feixe refrata ou “dobra”, já que a água é mais densa que o ar circundante. À medida que a luz abandona a gota, divide-se em vários comprimentos de onda, dentro do espectro visível para o olho humano, do vermelho (o mais longo) ao violeta (o mais curto) – com todo o arco-íris pelo meio.

Explore estas imagens de uma das atrações mais coloridas do mundo, talvez o inspirem a planear uma viagem – mesmo que não possa usar os arco-íris para viajar como nos mitos de antigamente.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com