Viagem e Aventuras

10 Cidades Mais “Instagramáveis” em Portugal

Se está à procura de novos locais para descobrir e tirar fotografias, conheça estas 10 cidades mais instagramáveis em Portugal.terça-feira, 23 de julho de 2019

Por National Geographic
Rua dos chapéus coloridos em Águeda

Porto
São várias as entidades, plataformas e opiniões que afirmam que o Porto é uma das cidades mais instagramáveis do país, e até mesmo da Europa.

O Porto tem vários planos de fundo que poderão trazer a essência que tanto procura para o seu perfil no Instagram. Dos edifícios antigos e coloridos, às várias pontes sobre o Rio Douro, passando pelos monumentos históricos e emblemáticos – como a antiga cadeia da relação, a livraria Lello, a Torre dos Clérigos, as várias igrejas, a Sé – e pelos espaços verdes, esta cidade não o vai deixar indiferente.

Para quem gosta de fotografar locais históricos, cultura e comida tradicional, o Porto é o destino ideal.

Lisboa
Lisboa é conhecida pela luz icónica que confere e é uma das cidades mais instagramáveis do país, sendo muito requisitada por turistas, marcas e digital influencers portuguesas para fotografar.

Desde a Rua Cor de Rosa, LX Factory, Chiado, Biblioteca do Convento de Mafra, Sé, Estação metropolitana de Olaias ou estação ferroviária do Rossio, passando pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e pelos bairros típicos, Lisboa está repleta de cenários perfeitos para tirar fotografias para o Instagram.

Percorra a cidade de uma ponta à outra e deixe-se levar pelos encantos que esta tem para lhe oferecer.

Coimbra
As ruas de Coimbra são icónicas e tornam-se nos locais perfeitos para atualizar o Instagram. Perca-se pelos caminhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, pelas escadas da Sé Velha, pelo Paço das Escolas ou pelos Jardins da Quinta das Lágrimas.

Pode ainda dar um salto até à Serra da Lousã, entre Coimbra e Leiria, e experimentar o Baloiço do Trevim. Para além de ter uma experiência mais aventureira, conseguirá fotografias perfeitas para o Instagram.

Paço Real, Coimbra, à noite

Aveiro
Conhecida como a “Veneza portuguesa”, Aveiro é uma das cidades mais instagramáveis do país. São vários os locais à sua disposição para conseguir tirar fotografias incríveis. De todos, destacam-se a Ponte dos Laços - repleta de fitas de todas as cores e com inúmeras mensagens de amor-, a Casa do Mercado – uma moradia com mais de meio século de História e pintada de amarelo e azul que não deixa ninguém indiferente -, a Ria de Aveiro e os típicos Moliceiros, os famosos Palheiros da Costa Nova e, ainda, a arte urbana espalhada pela cidade.

Alcácer do Sal
Alcácer do Sal é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Setúbal. Possui inúmeros locais que merecem realmente ser fotografados e partilhados com o mundo. Deste modo, torna-se numa das cidades mais instagramáveis de Portugal.

Da Reserva Natural do Estuário do Sado, onde pode fotografar os famosos golfinhos e aves, à Península de Tróia, o local perfeito para fotografias de paisagem e praia, Alcácer do Sal tem muito para oferecer a qualquer instagrammer.

O local que o convidamos especialmente a visitar é o Porto Palafítico da Carrasqueira. Fica na margem esquerda do Rio Sado, a 4km da Comporta, e é o maior porto palafítico da Europa. Este local é muito requisitado para produções fotográficas nacionais e internacionais e por instagrammers.

Águeda
A cidade de Águeda foi considerada um dos 25 locais mais brilhantes e coloridos do mundo, pela CNN, graças ao Umbrella Sky Project, que cobriu as ruas com chapéus de chuva coloridos. Na época Natalícia, estes chapéus coloridos são, normalmente, trocados por chapéus de chuva brancos.

Esta é a imagem mais famosa da cidade e uma das imagens mais partilhadas no Instagram por quem visita Águeda, juntamente com as fotografias partilhadas junto à Arte Urbana, da autoria de grandes artistas urbanos portugueses, que pinta e confere um ambiente tão único à cidade.

Arte urbana em Águeda

Peniche
Peniche é uma cidade localizada no distrito de Leiria e uma das cidades mais instagramáveis de Portugal. São vários os locais que o levam a perder-se, por horas, entre passeios e clicks.

De todos os locais, damos especial destaque à Fortaleza de Peniche e ao Cabo Carvoeiro.

A Fortaleza de Peniche é um dos ex-líbris da cidade. Situa-se no cimo de escarpas, foi a principal fortificação da Praça-Forte de Peniche, um conjunto defensivo pelo qual era conhecido, e foi classificada Monumento Português em 1938. A paisagem, e as fotografias, são de tirar a respiração!

O Cabo Carvoeiro fica no ponto mais ocidental da Península de Peniche e confere-lhe a melhor paisagem sobre o Oceano Atlântico – em dias de céu aberto, conseguirá ainda avistar as Berlengas –, uma grande variedade geológica, incluindo falésias calcárias, e o famoso Farol do Cabo Carvoeiro.

Seia
A Serra da Estrela pertence a Seia, uma cidade portuguesa no distrito da Guarda. Para além dos locais tipicamente visitados na Serra, onde pode tirar as melhores fotografias para o Instagram, seja inverno, seja verão, existem outros locais inesquecíveis que pode visitar e fotografar.

A Lagoa do Covão dos Conchos, é um desses locais. Parece um cenário de um filme, mas é real! Foi construído em 1955 para encaminhar a água da Ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida. O túnel possui mais de 1.519 metros de comprimento e é feito de betão e granito. Pode aceder à Lagoa do Covão dos Conchos através da Lagoa Comprida, começando no seu lado esquerdo.

Faro
Faro é a capital da região do Algarve e um dos destinos mais procurados por portugueses e turistas estrangeiros, para passar férias.

É uma das cidades mais instagramáveis de Portugal pelas suas praias, com vistas sobre o Oceano, de tirar o fôlego a qualquer um, e pelo seu centro histórico.

As ruas, que parecem ter ficado paradas no tempo, e os monumentos como a Catedral, são os cenários perfeitos para tirar fotografias. Aproveite, também, para fazer um passeio de barco para descobrir e fotografar o Parque Natural da Ria Formosa e as 4 ilhas, algumas habitadas por pescadores locais.

Óbidos
Óbidos é o local ideal para quem procura fotografar a História de Portugal. É uma vila medieval portuguesa, situada no distrito de Leiria, que não pode deixar de visitar.

Do centro histórico, cercado pelas muralhas, ao castelo, passando pelas ruas calcetadas, pelas casas caiadas de branco e decoradas com flores, esta vila vai fazê-lo viajar no tempo, até à época medieval.

Especialmente no Verão e em épocas de festivais, Óbidos é muito procurado por turistas para descansar durante uns dias, devido à sua essência tão única e tranquilidade. Deixe-se levar pelo espírito de Óbidos e prepare a sua máquina fotográfica!