Viagem e Aventuras

Como Ultrapassar a Hodofobia – o Medo de Viajar?

A hodofobia pode manifestar-se de forma mais ou menos grave, chegando a causar falta de ar e tremores por todo o corpo. Descubra como combatê-la.terça-feira, 20 de agosto de 2019

Por National Geographic
Autocaravana na Costa da Caparica (à esquerda) e Praia da Ribeira do Cavalo (à direita).

Viajar possibilita uma troca de culturas e conhecimento, uma troca de hábitos e rotinas, uma troca de experiências e realidades… um autêntico mar de aventuras. Mas sabia que existem pessoas que têm fobia de viajar? Essa condição sintomática é chamada hodofobia e pode manifestar-se antes do embarque num automóvel, barco, autocarro ou avião, de forma mais ou menos grave, chegando a causar falta de ar e tremores por todo o corpo.

Existem pessoas que gostam de viajar em lazer e pessoas que viajam apenas por obrigatoriedade profissional. Há quem prefira viajar a solo e há quem não saiba viajar sem companhia. E até existem pessoas viciadas em viajar, que abandonam a sua carreira para se dedicarem ao wanderlust (forte desejo em viajar). Ao viajar, todos ganhamos qualquer coisa.

Quando viaja, quantas preocupações leva na sua mala?
O medo é um instinto natural do ser humano e uma forma de autopreservação, pois é o instinto que impede de corrermos riscos em determinados cenários e de colocar a nossa vida em perigo. Descubra as principais fobias associadas ao ato de viajar e como pode combater ou ajudar alguém a ultrapassar este medo.

Glossário de algumas fobias associadas às viagens
Agirofobia – receio profundo em atravessar uma rua ou estrada
Agrizoofobia – um forte medo de animais selvagens
Atefobia – medo de ruínas
Criofobia – aversão e fobia ao frio intenso
Escalafobia – pavor de escadas rolantes
Heliofobia – medo de ficar sob o sol
Limnofobia – medo de lagos
Macrofobia – medo de longos períodos de espera
Nomofobia – pavor de ficar sem rede no telemóvel
Osmofobia – aversão a odores desagradáveis

Se tem alguma destas fobias, lembre-se que pode estar a perder a maior aventura da sua vida. E, se ainda assim não o convencemos, veja a nossa seleção de imagens dos 10 países mais felizes do mundo.

ver galeria

Como vencer o medo?
Se sofre de algum destes medos, o ideal é confrontar esse receio e ultrapassá-lo. Pode fazê-lo viajando com uma pessoa da sua confiança que lhe consiga transmitir calma, se necessário.

Uma das opções é consultar um psicoterapeuta para ajudá-lo a identificar a sua fobia, tentando ultrapassá-la através de terapia. Pode começar por vencer outro medo mais imediato, que não implique deslocar-se do sítio onde vive. A sensação de vencer outro medo irá dar-lhe um boost de dopamina, ideal para tentar combater outra fobia.

Existem cursos para vencer o pânico de viajar em algumas companhias de aviação. A TAP desenvolveu o Programa Ganhar Asas com uma equipa especializada que incluí dois psicólogos com formação cognitivo-comportamental, destinado a pessoas que nunca viajaram ou têm pavor em viajar.

Pode ainda experimentar a hipnoterapia, disponível em alguns hospitais públicos e privados portugueses ou o relaxamento muscular progressivo, uma técnica criada por um médico americano que procura proporcionar um estado de relaxamento físico que permita atingir um estado de relaxamento mental.

Se, em alternativa à medicação convencional, preferir uma abordagem natural, o óleo essencial de laranja pode ser um aliado num cenário de pânico, ajudando a controlar a ansiedade e o nervosismo, fortalecendo o equilíbrio emocional. Deve ser utilizado na sua forma mais pura e, se possível, deve ter origem biológica. Pode aplicá-lo topicamente, por exemplo no pulso, uma a duas gotas serão suficientes.

Nos dias que antecedem a viagem deve evitar o consumo de café, bebidas com cafeína ou teína, comidas pesadas, e deve tentar dormir tranquilamente. Durante a viagem deve manter-se hidratado, bem alimentado e distraído.

Outra dica para combater este tipo de fobias é ler algumas estatísticas sobre acidentes de viagem. Vai descobrir que atualmente a probabilidade de ter um acidente de avião é de 0,000014%. Se for viajar neste meio de transporte, opte por um lugar na parte da frente do avião, onde a turbulência é menos sentida.

Viaje com calma, devagar. Não faça planos à justa e inclua tempo para relaxar no seu calendário de viagem.

Convencido?
Nos primeiros seis meses deste ano, Portugal recebeu 12 milhões de turistas e a previsão é que este número continue a crescer. O país tem atraído popularidade e conseguido receber turistas que viajam ao longo de todo o ano, tornando a atividade turística cada vez mais sustentável.

Segundo um provérbio asiático, é melhor ver coisas uma única vez do que ouvir falar delas um milhar de vezes. Ao viajar ganhamos bem-estar, recordações e novos limites. Ao viajar vamos mais além.

Há quem diga que o medo é o maior inimigo do homem. Se viajar estiver em causa, talvez seja.

 

Continuar a Ler