Viagem e Aventuras

Ibiza Além da Vida Noturna: 10 Experiências Imperdíveis

Da arquitetura medieval aos mercados hippie, esta famosa ilha espanhola está repleta de aventuras surpreendentes.quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Por Starlight Williams
Na costa ocidental de Ibiza, as falésias impressionantes enquadram a água azul-turquesa de Cala Tarida.

Apesar da sua reputação enquanto derradeiro destino europeu para os amantes de vida noturna, Ibiza – a terceira maior ilha das Baleares, na costa de Espanha – oferece muito mais do que uma festa interminável. Com uma história documentada que remonta até aos fenícios em 654 a.C., a ilha ganhou o estatuto de Património Mundial da UNESCO pela sua cultura e biodiversidade, e continua a ser um bastião de praias paradisíacas, florestas de pinheiros e marcos arquitetónicos.

Eis como desfrutar de Ibiza para além das pistas de dança.

Para os aventureiros
Os viajantes destemidos que procuram aventuras na água podem experimentar flyboarding, parasailing e jet ski, mas não há nada melhor do que mergulhar nas águas cristalinas que banham a ilha. As enseadas da costa oeste de Cala Tarida e Cala Bassa são locais populares para fazer mergulho. Depois de recuperar o fôlego de todas estas atividades, relaxe nas praias de areia branca com um merecido cocktail.
Dica de viagem: O Rockid Ibiza Outdoor organiza passeios cheios de adrenalina em torno da ilha, incluindo saltos dos recifes com instrutores.

Desde 2002 que as ilhotas Es Vedrà, Es Vedranell e Es Illots de Ponent estão protegidas enquanto reserva natural.

Para os caminhantes
Suba até ao cume mais alto de Ibiza, Sa Talaia, para ter um vislumbre das tradicionais casas Ibicenco caiadas de branco, pinhais verdejantes e panoramas da Baía de Sant Antoni. Comece a caminhada até ao cume – quase 9 km ida e volta – algumas horas antes do anoitecer para observar o céu a transformar-se num caleidoscópio em tons de roxo, rosa e amarelo, enquanto o sol se põe no horizonte.
Dica de viagem: Antes de iniciar a caminhada, faça um desvio pela Rua Sa Talaia para visitar o Centro Cultural Can Jeroni que tem exposições de arte com quadros da região, esculturas e fotografias.

Para os exploradores
A praia isolada de Atlantis, uma paisagem mística com paredes assimétricas, detalhes fascinantes e piscinas naturais de água salgada, era uma pedreira no século XVI, mas durante o movimento hippie dos anos 1960 transformou-se numa zona de recreio para exploradores. Oficialmente conhecida como Sa Pedrera de Cala D'Hort, a pedreira produziu pedras que foram usadas na construção das icónicas estruturas de Ibiza, como Dalt Vila e o Castelo de Eivissa. Os viajantes podem mergulhar ao lado da fauna e flora nativas e desfrutar das vistas panorâmicas de Es Vedrà, uma formação rochosa de calcário que se eleva no mar. (Veja 20 das melhores praias europeias.)
Dica de viagem: A caminhada até à cidade perdida é exigente. Da praia de Cala d'Hort, siga pela autoestrada de Cala d'Hort até à Torre des Savinar, até chegar a um parque de estacionamento. A partir daí, caminhe pelo terreno acidentado até Atlantis.

Em Ibiza, as lojas de roupa e artesanato preenchem as ruas de calçada de Dalt Vila (Cidade Velha).

Para os historiadores
Misturando a arquitetura moura com a medieval, Dalt Vila, ou Cidade Velha, é um labirinto de ruas estreitas de calçada que oferece um vislumbre da história. Dirija-se ao Castelo de Eivissa, situado no pico mais alto de Dalt Vila – sítio da UNESCO, construído ao longo de mil anos, inclui a residência do antigo governador, o quartel militar e a torre de entrada.
Dica de viagem: Visite a região durante o segundo fim de semana de maio para participar no Festival Medieval, onde as multidões vestidas com trajes medievais assistem a acrobatas que executam truques impressionantes nas paredes do castelo.

Para as famílias
Quem viaja com crianças não deve perder o Aquário Cap Blanc, que fica numa caverna subterrânea onde antigamente se exportavam lagostas para Barcelona e para outras cidades da região. Hoje, a caverna é o lar de muitas criaturas marinhas do Mediterrâneo, incluindo estrelas-do-mar e peixe-rei. Graças às marés, a qualidade da água é excelente, por isso, não se surpreenda se encontrar tartarugas-marinhas – estão a ser carinhosamente tratadas pelo Centro de Recuperação de Espécies Marinhas.
Dica de viagem: Leve sandes na mochila e dirija-se para Caló el Moro, uma praia pequena onde as crianças podem nadar em águas de pouca profundidade e construir castelos de areia.

Para o corpo e mente
O espírito despreocupado da ilha atrai praticantes de ioga e gurus do bem-estar que procuram relaxar e estabelecer uma ligação com a natureza. Seja um dia na praia, ou uma semana num retiro, este é o lugar ideal para encontrar a felicidade.
Dica de viagem: Existem vários estúdios de ioga que organizam retiros focados na prática diária, workshops, formação de professores e terapia de revitalização. Destacamos o Ibiza Retreats, com viagens exclusivamente femininas, e o Wild Soul Retreat, que combina ioga com excursões de aventura pela ilha.

Para os amantes de comida
Saboreie a abordagem de Ibiza aos sabores espanhóis com refeições como a zarzuela de marisco, um ensopado de marisco de fazer água na boca, com caldo de infusão de açafrão e legumes frescos, ou o fideua, um prato parecido com a paelha, mas feito com macarrão em vez de arroz. O vinho de Ibiza, influenciado pelos fenícios, gregos e romanos, usa as uvas Monastrell, Garnacha e Malvasia para produzir um sabor adequado ao paladar mediterrânico da ilha. Termine as suas refeições com um chupito (shot) de hierbas ibicencas – um licor saboroso com ervas e anis.
Dica de viagem: Depois de explorar as ruas medievais da cidade de Ibiza, recarregue as energias com a gastronomia mediterrânica do Restaurante Arrocería Es Arcs, ou faça uma degustação de vinhos no Can Rich de Buscatell, em Sant Antoni de Portmany.

Para os amantes de música
Sinta a areia entre os dedos dos pés numa das várias praias da ilha, incluindo a praia de Benirrás, a 10 minutos de carro de San Miguel. Aos domingos, de junho até ao início de outubro, pode assistir à tradição local dos bateristas de bongó que descem até à praia para “acompanhar o ritmo do pôr-do-sol”.
Dica de viagem: Durante a “época dos bateristas”, as estradas de acesso à praia fecham às 16:00. Deixe o carro no parque de estacionamento Sa Plana e siga de autocarro, a partir desse mesmo local, para a praia.

O Mercado Noturno Las Dalias tem mais de 100 bancas com artesanato da região.

Para os amantes de moda
Os mercados hippie tornaram-se rapidamente parte da cultura de Ibiza quando os artistas e designers se reuniram na ilha durante a década de 1960. Para quem procura um souvenir único, existem joias feitas à mão, roupas coloridas e tecidos exóticos no Hippy Market Punta Arabí ou no Las Dalias Hippy Market.
Dica de viagem: Durante o verão, o Las Dalias Hippy Market organiza um mercado noturno exclusivo para artesãos selecionados.

Para os ‘Instagramers’
Embora tecnicamente não faça parte de Ibiza, a vizinha Formentera – a ilha Balear mais pequena – é demasiado bela para ser ignorada. Esta viagem de um dia é muito popular e, para chegar até à pequena ilha – um refúgio de belas praias desertas – faça uma viagem de 35 minutos de ferry.
Dica de viagem: Na ponta oriental da ilha encontra um local perfeito para tirar fotografias com vistas deslumbrantes para o mar, para as falésias e para o El Faro de la Mola, o farol mais alto e antigo da ilha.

RELACIONADO: DE PORTUGAL À ALBÂNIA: 20 DAS MELHORES PRAIAS EUROPEIAS

ver galeria

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler