Sketching por Caminhos Portugueses

O sketcher André Gomes percorreu algumas estradas portuguesas e eternizou esses momentos em cadernos de viagens. sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Por National Geographic

Um sketch, um esboço, uma tentativa de imortalizar a realidade através de aguarelas. Os cadernos de viagem de André Gomes eternizam as suas aventuras por terras portuguesas.  Buçaco, Ílhavo, Sortelha e Almeida foram alguns dos sítios por onde passou e nesta galeria compilamos alguns dos desenhos que foi traçando.

Para o sketcher, o desenho “apresenta-se como componente indissociável da viagem, (…) testemunhando o mundo real, por meio de caneta e aguarelas”. É assim que André guarda memórias visuais do seu quotidiano – pessoas, circunstâncias, paisagens urbanas e campestres, lugares religiosos, entre outros.   

Sketch tem origem na palavra grega schedios e significa fazer rapidamente, neste caso um desenho fluído que não implicará um trabalho final. É utilizado como forma de arte ou para gravar uma ideia para utilização ou memória posterior.

Viaje por caminhos portugueses através destas pinturas, por paisagens distintas, da Ilha do Pessegueiro até ao Palácio do Buçaco e vá mais além!

Continuar a Ler