5 Locais Ideais Para Uma Escapadela no Outono

À procura dos locais perfeitos para uma escapadela de outono? Conheça as nossas sugestões.segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Por National Geographic

Em setembro, as cores e o calor de verão despediram-se e deram lugar ao outono. Para a nova estação sugerimos-lhe cinco locais perfeitos para uma escapadela de outono em Portugal, para aproveitar sozinho, em família ou com amigos.

Cada recanto português tem o seu encanto. É impossível ficar indiferente à beleza de alguns locais em Portugal. A isto junta-se a gastronomia e as festas típicas de outono, como o Magusto, que poderá vivenciar nos locais sugeridos.

Escapadela de outono: 5 locais ideais

Aldeias do Xisto, Serra da Lousã

Localizadas na Serra da Lousã, as Aldeias do Xisto são um grupo de pequenas aldeias portuguesas onde o xisto e o quartzito são predominantes.

A lista compreende as aldeias de Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal.

Cada uma tem o seu encanto e todas remontam à pré-história, recuperadas e servidas de pontos de interesse naturais e patrimoniais que o vão deixar boquiaberto.

São o local ideal para quem procura fugir ao mundo digital e ao ritmo frenético das cidades, pois grande parte das casas não têm wi-fi e a rede que existe é quase nula. As únicas atividades que pode fazer é mesmo relaxar, ler, escrever, ouvir música e caminhar pela região. O local perfeito para uma escapadela de outono.

Serra da Estrela

A sua beleza natural e cultural torna a Serra da Estrela um local perfeito para dar início ao outono, mesmo sem a neve por perto.

É aqui que se localiza um dos maiores e pioneiros parques designados Área Protegida do país, o Parque Natural da Serra da Estrela, que se estende por mais de 888 km2.

Deixe-se perder pelos prados rochosos e lados que conferem à Serra da Estrela as mais emblemáticas paisagens, de cortar a respiração.

Peso da Régua

Se é amante do Vinho do Porto e das iguarias da Região do Douro, o Peso da Régua é o local ideal para uma escapadela de outono.

Localizada junto ao Rio Douro, esta localidade teve um papel fundamental na produção e comercialização do Vinho do Porto, uma vez que era a partir daqui que as pipas de vinho eram transportadas em barcos rabelos até Vila Nova de Gaia, onde o vinho envelhecia nas famosas caves.

Para além dos aperitivos, pode deliciar-se ainda com a estância termal das Caldas de Moledo, situada na margem do rio, com as visitas às vinhas e com as viagens de barco pela região. O cenário perfeito para repousar e entrar no outono com o pé direito.

Gerês

O Gerês é muito procurado pelos portugueses e pelos turistas durante o verão, devido às suas praias fluviais, cascatas, piscinas naturais. Mas quem nunca visitou esta região no outono, não sabe o que está a perder.
Fora da época alta, é possível observar calmamente a natureza e as inúmeras espécies, algumas em vias de extinção, como os lobos ibéricos, os póneis selvagens, entre outros, nos vários trilhos preparados.
Se o Gerês já tem uma beleza única durante o verão, imagine quando esta região se enche de tons vermelhos, amarelos e castanhos de outono.

Sintra
O centro de Sintra foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade pelas edificações que aqui pode encontrar, pelos jardins exóticos e florestas sem fim. Aliado a isto, temos a forte vertente histórica e cultural.
Aproveite a calmaria do outono e explore todos os cantos de Sintra: o Parque Natural de Sintra-Cascais, os palácios, os jardins, o centro histórico, as ruelas, e sinta-se num verdadeiro conto de fadas.

Num hotel ou numa casa rural, o plano perfeito de outono pode simplesmente passar por observar a natureza de um destes cinco locais e relaxar em frente à lareira.

Continuar a Ler