4 Locais Para Uma Escapadinha de Inverno

A preparar uma escapadinha a dois, em família ou com amigos? Descubra as nossas sugestões para aproveitar este inverno.segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Por National Geographic

O inverno não dita que temos de ficar retidos em casa, abrigados da chuva e do frio o tempo todo. Na verdade, esta altura do ano é ótima para viajar, quer pelo facto de se tratar de época baixa como, também, por proporcionar paisagens e experiências que só no inverno é possível ver e ter.

Reunimos quatro locais para lhe explicar porque a sua escapadinha de inverno vai ser fenomenal.

Ponte de Lima
Pode começar por escolher um bom par de luvas e o seu gorro e cachecol mais quente, antes de partir rumo a Ponte de Lima.
Conhecida pelos romanos como “Limia”, a vila mais antiga de Portugal permite-lhe visitar o património cultural e ambiental, através de uma das paisagens protegidas mais emblemáticas do Minho: a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.
Nesta terra, a gastronomia é rainha, com os seus pratos famosos de sarrabulho, e o vinho verde apresenta-se como rei. Entre a gastronomia e o enoturismo, a vila tem à disposição museus, exposições de arte e visitas a adegas. A observação de aves também está disponível no inverno.
Se andar de bicicleta ou jogar golfe são atividades que aprecia, saiba que a vila está preparada para o receber.
Ponte de Lima oferece-lhe harmonia para uma escapadinha de inverno com tempo de qualidade, onde poderá relaxar em tranquilidade.

Serra da Estrela
O Parque Natural da Serra da Estrela é deslumbrante e estará na checklist de qualquer escapadinha de inverno. Entre a pequena vila de Manteigas, Seia, Penhas Douradas, Cabeça, Sabugueiro e outras mais, a Serra que atinge quase 2 mil metros de altura e é a montanha mais alta de Portugal Continental, é perfeita para paisagens brancas sem igual, desportos na neve e muita diversão.
Numa escapadinha de inverno à Serra da Estrela é interessante visitar as aldeias históricas ao seu redor. Devido ao isolamento a que a mesma esteve sujeita durante anos e às suas especificidades geográficas, os seus habitantes desenvolveram uma personalidade especial, com um conjunto de tradições e costumes ancestrais, que ainda hoje são preservados. Portanto, visitar essas aldeias traz experiências únicas e recordações belíssimas.
Se precisa de uma fugida para repor energias e serenidade na sua vida, a Serra é o local ideal. Entre as paisagens deslumbrantes e os locais pitorescos, existem inúmeras curiosidades em cada vila, bem como, memórias de um passado como os moinhos de água ou o forno comunitário, presentes em algumas aldeias, ou apenas a observação da vida diária dos seus habitantes. Entregue-se e revitalize-se.

Região do Douro
Se no verão é um dos destinos mais procurados pelos turistas, no inverno a Região do Douro recebe gentes de todo o país com um sossego inspirador. Tal facto deve-se também aos invernos rigorosos que se fazem sentir nesta altura do ano. Apesar do frio, a Região do Douro é perfeita para uma escapadinha de inverno. O vinho do Porto combina na perfeição com a lenha que arde lentamente na lareira e a gastronomia típica combina com as paisagens que a região oferece. 
Um retiro pelo Douro é, certamente, a segurança de um retiro luxuoso, pelo contacto privilegiado com a natureza e com o que a mesma oferece. Entre museus que demonstram a identidade da região, exposições e restaurantes típicos ou adegas, poderá conhecer a riqueza da mesma em diversas frentes. Poderá visitar uma enoteca e perceber como funciona todo o processo da produção do vinho, desde a plantação da videira à rotulagem da sua garrafa, terminando numa saborosa prova de vinho.
Se o que realmente gosta é do vinho e da comida, aproveite para participar num workshop onde pode, com a ajuda de enólogos, fazer o seu próprio vinho ou, por exemplo, explore a gastronomia duriense com um pequeno workshop onde pode criar a sua própria refeição e aprender qual dos vinhos do Douro melhor combina com a mesma.

Viana do Castelo
Atravessando o Marão encontramos uma das mais bonitas cidades de Portugal. Entre história, cultura e tradição, visitar Viana representa saber e gostar de apreciar uma riqueza e património ímpares.
Perfeita para uma escapadinha de inverno que pode ser romântica, em família ou com amigos, saiba que não pode deixar de subir o elevador até ao Santuário de Santa Luzia. No topo deste que é o monumento religioso de destaque vai, sem dúvida, visualizar uma das mais deslumbrantes paisagens. 
Viana do Castelo é uma cidade que recebe os seus visitantes de braços abertos. Acolhe-os sem mapas ou direções específicas, para que se percam pelas suas ruas em torno do centro, nas suas feiras e lojas, onde podem encontrar os tão famosos Lenços dos Namorados. E, claro, ninguém pode ir a Viana sem provar as famosas Bolas de Berlim, uma iguaria conhecida um pouco por todo o país.
O coração da cidade está na Praça da República, onde encontram os Antigos Paços do Concelho. Nesta encontram-se restaurantes, bares, lojas de presentes e artigos regionais diversos. As ruas enchem-se de cor, um traço característico da cidade. É também possível observar o navio Gil Eanes que transporta consigo uma carga histórica impressionante que cumpriu com várias funções durante a sua atividade.
Não deixe a cidade sem se entregar à gastronomia típica minhota que, pela ligação de Viana ao mar, oferece alguns dos melhores pratos de peixe e marisco. Para tirar todas as dúvidas, experimente "carro à moda de Viana", uma bacalhoada com um "bacalhau à Gil Eanes" ou, se não for tão fã de peixe, experimente os típicos rojões, um sarrabulho ou um "cabrito à Serra d'Arga". Seja qual for a sua opção, saiba que a presença à mesa de broa de milho e o vinho verde são indiscutíveis.

Independentemente do tipo de viajante que se considera ser, viajar no inverno é para todos. As escapadinhas de inverno são essenciais para repor a energia e harmonizar o nosso estado de espírito e, nada como um retiro de inverno numa vila ou cidade de Portugal.

Escolha o seu destino e desfrute do que de melhor Portugal tem para lhe oferecer!

Continuar a Ler