Banhos de Água Fria? Conheça os Benefícios

Pode não ser uma proposta muito apelativa, especialmente no inverno, mas sabia que os banhos de água fria têm excelentes benefícios?sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Por National Geographic

Só de pensar em banhos de água fria na estação com as temperaturas mais baixas do ano, o corpo arrepia-se. Não é uma atividade aliciante para fazer fora do verão, mas médicos e cientistas garantem que mergulhos em água fria podem conferir-lhe verdadeiros benefícios para a sua saúde. Descubra quais.

5 benefícios dos banhos de água fria
Desde a prevenção de doenças ao tratamento do corpo, estes são os principais benefícios dos banhos de água fria.

1 # Melhoram a circulação sanguínea
Um banho de água fria, em casa ou no mar, é uma ótima forma de estimular a circulação sanguínea no organismo. Isto leva a um aumento da demanda de oxigénio do corpo – respira-se melhor e mais profundamente -, o que reduz o cansaço.

2 # Previnem doenças
A Noradrenalina, uma hormona responsável por aumentar a exposição ao frio, diminuir a incidência de dores no corpo e melhorar a nossa atenção, também aumenta o nível de glóbulos brancos do nosso organismo. E isto significa que melhora a nossa imunidade. Com banhos de água fria, o seu organismo fica apto para combater algumas doenças e infeções, removendo as células danificados por outras mais fortalecidas.
Na verdade, um estudo divulgado, em 2018, numa publicação médica de investigação, The BMJ, é retratado um caso de sucesso relativo aos benefícios dos banhos de água fria.
Um homem vivia debilitado há 10 semanas devido a uma dor crónica num nervo, na zona do peito, resultante de uma cirurgia à qual foi submetido. Esta dor instalou-se e não respondia a qualquer tipo de medicação para a acalmar.
Desesperado com a situação, o indivíduo – que tinha sido triatleta antes desta cirurgia – decidiu nadar em alto mar, onde a temperatura da água rondava os 10º. Após 1 minuto dentro de água, a dor desapareceu e nunca mais voltou.

3 # Melhoram o aspeto do cabelo e da pele
Se procura ter um cabelo mais brilhante e sedoso, saiba que os banhos de água fria são a solução. Para além disso, as baixas temperaturas da água evitam a queda do cabelo.
No que diz respeito à pele, mergulhos em água fria são um tratamento de beleza natural e com efeitos garantidos. As temperaturas mais reduzidas melhoram a saúde da nossa pele, combatem as rugas, o aparecimento de estrias e celulite e a flacidez. Isto acontece porque a água fria permite conservar a elasticidade e a firmeza da pela, eliminando células mortas.

4 # Ajudam a recuperar do exercício
Já deve ter reparado que muitos atletas recorrem a banhos gelados para que o seu corpo recupere da atividade física que fazem com muita frequência. De facto, a água fria ajuda a aliviar dores musculares e a acelerar o processo de recuperação dos músculos.

5 # Contribuem para o bem-estar psicológico
Em momentos de maior cansaço e fadiga, os banhos de água fria podem ser o remédio que procura. Ajudam a relaxar, a aliviar o stress e a controlar a ansiedade. Se se revê em alguma destas situações, experimente dar um mergulho gelado.

Mergulhos gelados em terras lusitanas
Se prefere tomar banhos de água fria nas praias portuguesas fora da época balnear, garanta que escolhe sempre as praias mais seguras e de qualidade ambiental – representadas pela Bandeira Azul. Existem várias de norte a sul do país, mesmo sem supervisão de nadadores salvadores, tais como:

Praia das Sereias – Espinho
É uma zona procurada durante todo o ano pelos amantes do surf. Mas não precisa de saber dominar uma prancha para tomar um banho de água fria. Nesta praia de extenso areal, o mar tem ondas simpáticas para mergulhos seguros. Se vive perto ou se está de passagem por Espinho, não deixe de dar o seu mergulho na Praia das Sereias.

Praias de Portimão
As praias de Portimão, como a Praia da Rocha, são agradáveis de frequentar durante todo o ano. De um modo geral, as temperaturas que se fazem sentir nesta zona durante os dias de Inverno rondam os 20º e os 10º, durante a noite.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios dos mergulhos de água fria? Arrisque e experimento por si mesmo! Certamente notará melhorias na sua saúde física e mental.

Continuar a Ler