5 Ideias Inspiradoras Para Viajar Sem Sair de Casa

Este mês, observe a maior superlua do ano, proteja o planeta no Dia da Terra e visite museus virtualmente.

Tuesday, April 7, 2020,
Por Starlight Williams
Um tapete de papoilas alaranjadas cobre as colinas do Walker Canyon, perto do lago Elsinore, na ...

Um tapete de papoilas alaranjadas cobre as colinas do Walker Canyon, perto do lago Elsinore, na Califórnia.

Fotografia de Mario Tama, Getty Images

Os dias quentes e ensolarados e os jardins cobertos de flores trazem consigo as maravilhas da primavera. Mas com grande parte do mundo fechado em casa devido à pandemia de coronavírus, as explorações mais distantes estão fora do itinerário. Felizmente, ficar em casa não significa perder a beleza que nos rodeia. Eis cinco aventuras sazonais que pode aproveitar onde quer que esteja.

Desfrute da primavera
Na Califórnia, as papoilas alaranjadas (a Eschscholzia californica é a flor oficial do estado) estão a brotar na Reserva de Papoilas de Antelope Valley. Para respeitar as práticas de distanciamento social, este parque estadual está a transmitir em direto o desabrochar das flores.

As delicadas e coloridas flores de cerejeira, ou sakura, simbolizam a primavera no mundo inteiro. O Trust for the National Mall, em Washington D.C., também está a transmitir em direto a partir da Tidal Basin.

As viagens indispensáveis ao supermercado também se podem tornar numa jornada colorida. Este mês, as bluebonnets (plantas do género Lupinus) azul-celeste cobrem as estradas de Hill Country no Texas (incluindo as autoestradas 281, 16 e 290). A flor do Lone Star State tem este nome devido à sua tonalidade e ao formato das suas pétalas, que parecem as toucas (bonnets) usadas pelas mulheres pioneiras dos EUA.

Veja 25 fotografias maravilhosas de flores de cerejeira do mundo inteiro.

As superluas são relativamente raras e são maiores e mais brilhantes do que as luas cheias que geralmente vemos ao longo do ano.

Fotografia de Christian Heeb, laif/Redux

Veja a superlua a iluminar o céu
Na noite de 7 para 8 de abril, maravilhe-se com a maior superlua do ano. Esta lua cor-de-rosa (a primeira da primavera), terá a sua fase de perigeu às 18:08 de 7 de abril, mas o instante da fase de lua cheia tem início às 03:35 de 8 de abril. Esta superlua será cerca de 14% maior e terá um brilho 30% mais intenso do que a típica lua cheia. Aproveite o luar no conforto do seu lar; se viver perto de uma região de céu escuro, a noite ficará ainda mais iluminada.

Em Portugal, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a melhor ocasião para observar esta superlua será no momento do nascimento da Lua, no dia 7 de abril por volta das 19:30 em Portugal continental, às 20:03 horas no Funchal e às 19:41 em Ponta Delgada.

Honre o 50º aniversário do Dia da Terra
Desde a sua criação em 1970 que o Dia da Terra reúne milhões de pessoas e inspira ações de proteção ambiental. Graças a estes esforços, muitos países têm agora água, terrenos e ar mais limpos. Mas enfrentamos um clima em rápido aquecimento, extinções a um nível galopante e outros desafios. Leia mais sobre o Dia da Terra nesta página do nosso site. Use o kit de ferramentas da Earth Day Network para ajudar a calcular a sua utilização de plástico e para criar um plano de redução no consumo. Marque o 50º aniversário no dia 22 de abril com protestos virtuais, debates nas redes sociais e lições online organizadas pelo inédito Earth Day Digital. Comemore o Dia da Terra com a playlist da National Geographic, que inclui sinfonias que celebram a beleza do nosso planeta.

Visite museus e participe em concertos
A Google Arts & Culture fez parcerias com milhares de museus e galerias internacionais para oferecer visitas online imersivas (com visualizações de 360 graus) de marcos históricos, obras de arte famosas e exposições inspiradoras. Explore as obras de Monet, Gauguin e van Gogh no Museu de Orsay de Paris. Aprenda sobre a arte japonesa do período Edo no Museu de Arte Fuji Tóquio. Mergulhe no cosmos com a exploração virtual da NASA da Nebulosa de Órion.

Para um pouco de drama, a Metropolitan Opera está a transmitir produções dos seus arquivos (incluindo Norma de Bellini e Don Carlo de Verdi) até ao dia 5 de abril. A Colorado Symphony disponibiliza gravações feitas pelos seus membros a praticarem em casa. No dia 4 de abril, no quinquagésimo segundo aniversário do assassinato de Martin Luther King Jr., o Museu Nacional dos Direitos Civis de Memphis realiza uma comemoração virtual no Lorraine Motel que inclui apresentações do Coral Legacy MLK50 e comentários gravados pelos ícones dos direitos civis – o Reverendo Jesse Jackson Sr. e o Reverendo James Lawson.

Veja elefantes-marinhos a apanharem banhos de sol
Depois de passarem meses no mar, as fêmeas e juvenis de elefantes-marinhos-do-norte abandonam as águas geladas do Oceano Pacífico para a época da muda. Os elefantes-marinhos enchem as praias ao longo das costas da Califórnia, do Oregon e de Washington durante um período de quatro a seis semanas, para fazerem a muda das suas camadas de pelo e de pele, antes de regressaram à água. Confira a transmissão em direto da organização Friends of the Elephant Seals para ver as crias a apanharem banhos de sol e a aprenderem a nadar nas zonas entre marés.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com. Foram acrescentadas informações sobre a observação da superlua de dia 7 de abril em Portugal.

Continuar a Ler