A disseminação global do coronavírus está a afetar os viajantes. Mantenha-se atualizado sobre a explicação científica por trás do surto>>

Descubra Um Abismo Escondido no Parque Nacional Menos Visitado do Colorado

O Black Canyon do Parque Nacional Gunnison oferece aventura, geologia impressionante e encontros descomplicados com a natureza.

Por Sarah Keller
Fotografias Por Keith Ladzinski
Publicado 25/01/2021, 13:03 WET
As rochas metamórficas do Black Canyon – incrustadas com faixas de granito rosa – têm quase ...

As rochas metamórficas do Black Canyon – incrustadas com faixas de granito rosa – têm quase dois mil milhões de anos. Embora as rochas pré-cambrianas como estas estejam normalmente enterradas a grandes profundidades, há cerca de dois milhões de anos o rio Gunnison começou a desgastar a rocha a um ritmo de uma polegada a cada 100 anos.

Fotografia de Keith Ladzinski, National Geographic

O Black Canyon de Gunnison é muito apelativo, mas não espere que mulas, jipes ou até trilhos o ajudem a chegar às profundezas do parque nacional menos visitado do Colorado.

Embora as comodidades sejam escassas, o parque compensa com uma paisagem atraente. “Você não iria acreditar na quantidade de pessoas que conheci em 17 anos  que dizem que gostam mais disto do que do Grand Canyon”, diz Ryan Thrus, guarda florestal do Parque Nacional de Gunnison. “É mais íntimo.”

Esta intimidade vem de uma junção singular entre inclinação e profundidade. Alguns locais recebem apenas 30 minutos de luz solar por dia, fazendo jus ao nome deste abismo sombreado – Black Canyon. A geologia única do parque granjeou-lhe a proteção de monumento nacional em 1933 e estatuto de parque nacional em 1999.

O povo Ute, os habitantes mais antigos do Colorado, vivia sazonalmente nas Orlas Norte e Sul; mas tanto a arqueologia como a história oral sugerem que este povo não vivia no fundo do desfiladeiro, ou que o visitava com frequência. (Os governos tribais de hoje ficam em Utah e no Colorado.) A maioria dos visitantes atuais do parque fazem uma visita pela zona escarpada superior de 12.000 hectares.

Os trilhos guiam naturalmente os caminhantes e naturalistas através de artemísia, carvalho de gambel, álamo e zimbro. O Trilho Chasm View Nature tem vista para o ponto central geográfico do parque, a Painted Wall, de 685 metros de altura, o penhasco mais alto do Colorado – um espetáculo de faixas de granito rosa entrelaçadas com rochas metamórficas escuras.

O Black Canyon do Parque Nacional Gunnison, na região oeste do Colorado, fica a cerca de seis horas de carro de Denver.

As pessoas seduzidas pela ideia de explorar este desfiladeiro devem planear com antecedência e obter uma licença para visitar as áreas selvagens. “É realmente como escalar uma montanha ao contrário”, diz Ryan Thrush. As rotas são íngremes e não estão marcadas, e têm encostas pouco desenvolvidas cobertas de terra solta, rocha e grandes pedregulhos. Uma vez lá em baixo, é permitido acampar. Mas tenha cuidado com a hera venenosa enquanto aprecia a vista para o rio.

Os próprios atletas de aventura irão encontrar um desafio no Black Canyon de Gunnison. “É um lugar muito, muito intenso, intimidador e sinistro”, diz Ryan, que adora a sensação ao estilo de O Senhor dos Anéis do seu local de trabalho. “Muito poucas pessoas percorreram todo o caminho entre o desfiladeiro.”

O rio do parque, com cerca de 22 quilómetros, não pode ser percorrido porque muitas vezes fica numa zona de penhasco. Só algumas dezenas de pessoas da elite dos caiaques é que tentam fazer esta viagem todos os anos, geralmente com conselhos dos habitantes locais. Os escaladores preferem o desfiladeiro interior mas, ao contrário do Parque Nacional de Yosemite, aqui não há muito para escalar – apenas 600 metros de xisto e gnaisse.

Embora obscuro, o Black Canyon do Parque Nacional Gunnison é um lugar cativante para as pessoas que têm capacidade e vigor para se aventurarem nas suas profundezas – ou que tenham interesse em parques nacionais invulgares e selvagens.
 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados