A disseminação global do coronavírus está a afetar os viajantes. Mantenha-se atualizado sobre a explicação científica por trás do surto>>

8 Lugares a visitar para os fãs de ‘Star Wars’

Confie nas nossas recomendações – nós conhecemos bem os nossos Sith.

Por Starlight Williams, Mary Beth McAndrews
Publicado 22/09/2022, 12:55
Villa del Balbianello, com vista para o lago Como

Villa del Balbianello, com vista para o lago Como, na ponta da Península Lavedo, em Itália, tornou-se Naboo em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones. Descubra outros destinos pelo mundo inteiro que deve visitar se for fã de Star Wars.

Fotografia por Berthold Steinhilber, Redux

Tatooine e a lua florestal de Andor podem parecer que estão numa galáxia muito, muito distante, mas estes mundos de Star Wars estão mais próximos do que possa imaginar. Os ambientes fantásticos destes planetas fictícios foram inspirados e filmados em locais reais, desde os picos escarpados e as ilhas varridas pelo vento das Terras Altas da Escócia até às antigas ruínas e casas caiadas de branco da Tunísia.

Luke Hull, o designer de produção da nova série original Star Wars: Andor, disponível no Disney+, diz que filmar em locais reais em vez de usar efeitos gerados por computador pode ser uma fonte de inspiração porque preenche e expande um mundo imaginado.

“A escrita [em Andor] é tão detalhada, granular e focada nas personagens que pensamos imediatamente que temos de filmar em locais reais, porque o local dá-lhe autenticidade”, diz Luke Hull. “É algo que adiciona uma camada extra de profundidade e realidade que nem sempre conseguimos criar em estúdio.”

Não é preciso uma Millennium Falcon para visitar as paisagens sobrenaturais às quais os nossos lutadores favoritos da Resistência e forças Imperiais chamam lar. Basta embarcar num avião, comboio, barco ou carro até estes oito locais espetaculares de filmagens de Star Wars.

Nas Ilhas Canárias, a Lagoa Verde de Lanzarote (Charco de los Clicos), perto da vila costeira de El Gofo, foi um dos vários locais usados para criar Ferrix, o planeta deserto que vemos em Star Wars: Andor.

Fotografia por iStock, Getty Images

Lanzarote, Ilhas Canárias

Ferrix, Star Wars: Andor

Com campos de lava escarpados, praias de areia dourada e negra e rochas com formas caprichosas, a paisagem etérea de Lanzarote, a mais setentrional das Ilhas Canárias de Espanha, pode parecer um planeta diferente. Em Star Wars: Andor, este local funciona como o mundo desértico de Ferrix, onde o protagonista Cassian Andor, um ladrão que se transformou em espião rebelde, é emboscado por Syril Karn, um oficial do Império.

“Não começámos com a ideia de ir para [Lanzarote] porque não queríamos filmar um deserto, mas à medida que íamos desenvolvendo o mundo de Ferrix, aquelas cores continuavam a surgir, aqueles tipos de vermelhos numa paisagem marciana”, diz Luke Hull. “É por isso que Lanzarote se tornou num bom ponto de partida para criar o ambiente mais amplo [de Ferrix.]”

Fique atento às cenas filmadas nas Salinas de Janubio, as maiores salinas das Ilhas Canárias, e na Lagoa Verde de Lanzarote, com a sua tonalidade ácida devido às algas.

Muitos dos locais de filmagem na Tunísia usados em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança estão a desgastar-se lentamente devido às tempestades de areia do deserto, mas alguns, como esta estrutura em Djerba, permanecem de pé.

Fotografia por Naftali Hilger, Redux

Ilha de Djerba, Tunísia

Tatooine, aparece em vários filmes

O local principal de filmagens do planeta Tatooine (baseado na cidade tunisina de Tataouine), a ilha de Djerba abriga alguns locais importantes de Star Wars, incluindo a icónica cantina de Mos Eisley, que surgiu pela primeira vez em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Se tiver tempo, visite a Tunísia continental para ver mais locais de Star Wars, como o Hotel Sidi Idriss, uma tradicional casa subterrânea berbere que serviu de casa de infância de Luke Skywalker (e ainda está aberta aos hóspedes).

 

Se encontrar o local e ângulo correto, poderá lembrar-se de algumas cenas familiares de Star Wars enquanto passeia pelo lago Como, em Itália.

Fotografia por Dorothea Schmid, Redux

Lago Como, Itália

Naboo, Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones

Várias das cenas no planeta Naboo, incluindo a estadia de Padmé e Anakin na Villa Varykino, foram filmadas nas margens do lago Como, o terceiro maior lago de Itália. As mansões luxuosas que datam do século XVIII, incluindo a Villa del Balbianello, foram usadas como cenário para o casamento secreto do casal entre Padmé e Anakin em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones. Os visitantes podem chegar ao local através de táxi aquático para explorar o museu que abriga a coleção de arte e lembranças de viagem do explorador Conde Guido Monzino, ou dar um passeio pelos elaborados jardins para se sentir tão régio quanto a própria rainha Padmé.

As árvores gigantes do Parque Estadual de Sequoias de Prairie Creek, na Califórnia, inspiraram uma cena que tem lugar na lua florestal de Endor em Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi.

Parques Nacionais e Estaduais de Sequoias, Califórnia

Lua florestal de Endor, Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi

Os Parques Nacionais e Estaduais de Sequoias protegem 45% das antigas sequoias que restam na Califórnia – árvores tão altas que é difícil acreditar que crescem no nosso planeta. Pelo menos quatro dos Parques Estaduais de Sequoias – Humboldt, Jedediah Smith, Prairie Creek e Grizzly Creek – foram usados para retratar a lua florestal de Endor, lar dos adoráveis Ewoks. Faça uma caminhada tranquila de 500 metros por Cheatham Grove, em Grizzly Creek, o local da famosa cena de perseguição vertiginosa em Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi.

Durante algumas estações do ano, uma fina camada de água transforma o Salar de Uyuni da Bolívia numa tela espelhada. Estas planícies de sal brancas tornaram-se no planeta Crait durante a batalha final entre as forças da Resistência e a Primeira Ordem em Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi.

Salar de Uyuni, Bolívia

Crait, Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi

Estendendo-se ao longo de mais de 10.500 quilómetros quadrados em Altiplano, o Salar de Uyuni, na Bolívia, engloba as maiores salinas do mundo – e é um local lucrativo de extração de sal e lítio, o elemento necessário para alimentar computadores portáteis, telemóveis e carros elétricos. Noutro universo, esta paisagem inóspita, mas bonita, funciona como o planeta mineiro de Crait, um posto avançado dos rebeldes. Planeie uma estadia durante a estação das chuvas (de dezembro a abril), quando uma fina camada de água dos lagos a transbordar transforma as planícies num reflexo do céu que é de tirar o fôlego.

Em Inglaterra, o labirinto de trilhos cobertos de líquen de Puzzlewood – com árvores retorcidas pelo tempo e ruínas antigas – foi o local onde se deu o primeiro impasse entre Kylo Ren e Rey em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.

Puzzlewood, Floresta de Dean, Reino Unido

Floresta de Takodana, Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Com 5.6 hectares de floresta exuberante, cavernas secretas e ruínas antigas, não é de admirar que as florestas místicas de Puzzlewood tenham sido o cenário ideal para criar as florestas de Takodana em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. Aprecie este cenário sobrenatural através de uma caça ao tesouro ao longo de 2.4 quilómetros, onde os visitantes procuram moedas romanas, animais e outros itens escondidos na floresta, ou planeie uma estadia numa das cabanas encantadoras de Puzzlewood.

Estas casas colmeia em Skellig Michael, na Irlanda, abrigavam monges que procuravam um refúgio seguro para praticar as suas crenças entre os séculos VI e VIII. Esta ilha e o antigo mosteiro tornaram-se no esconderijo secreto de Luke Skywalker em Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi.

Skellig Michael, Irlanda

Esconderijo de Luke Skywalker, Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Não foi por acaso que Luke Skywalker escolheu estas belas ilhas irlandesas para o seu esconderijo. Localizado a 13 quilómetros da costa do Condado de Kerry, na Irlanda, este Património Mundial da UNESCO abriga a segunda maior colónia de corvos-marinhos do mundo, bem como muitas outras espécies de aves marinhas, incluindo papagaios-do-mar. Outrora um assentamento monástico do século VI, Skellig Michael (Sceilg Mhichíl em irlandês) só é acessível de barco. Quando os visitantes chegam à ilha, podem subir os 600 degraus até ao mosteiro. Embora a ilha não tenha acomodações, existem vários hotéis por todo o condado de Kerry.

Caminhantes saltam sobre uma fenda no Glaciar Hardangerjøkulen, na Noruega. Os fãs de Star Wars podem reconhecer este local como o remoto planeta gelado Hoth, onde Han Solo resgata Luke Skywalker depois de o seu tauntaun ter sido atacado por um wampa.

Fotografia por Thomas Linkel, Redux

Glaciar Hardangerjøkulen, Noruega

Hoth, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

Não vai ter wampas à sua espera neste glaciar, mas pode fingir que faz parte da batalha no planeta gelado de Hoth. Este glaciar está localizado perto da isolada vila montanhosa de Finse, acessível apenas por comboio. São necessárias visitas guiadas para visitar o glaciar, que são realizadas entre julho e setembro.
 

(A The Walt Disney Company é proprietária maioritária da National Geographic Partners.)

Star Wars: Andor está disponível exclusivamente no Disney+


Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Viagem e Aventuras
Não dependa das redes sociais: eis por que deve manter um diário de viagem
Viagem e Aventuras
Destinos que estão a ajudar os visitantes LGBTQ+ a viajar com orgulho
Viagem e Aventuras
Estas formações rochosas deslumbrantes estão num local onde outrora os dinossauros vaguearam
Viagem e Aventuras
Como as companhias aéreas estão a facilitar as viagens para os passageiros autistas
Viagem e Aventuras
Por que razão Portugal tem andorinhas por todo o lado

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados