Viagem e Aventuras

Top 10: Rafting

Por National Geographic Travel

21 janeiro 2010

Do livro da National Geographic “Journeys of a Lifetime”

Rios Alsek e Tatshenshini, Alasca/Canadá
Glaciares e icebergues estão entre as atrações destes dois rios que correm através da deslumbrante região selvagens de montanhas e tundra nas fronteiras do Alasca e do Canadá. Para além de rápidos soberbos, a viagem oferece-lhe uma experiência inesquecível de vida selvagem, desde ursos-cinzentos e alces até ao salmão a desovar e amoras exuberantes.
www.wildernessriver.com

Rio Magpie, Canadá
Um hidroavião leva-o até ao Rio Magpie, dando início a esta viagem de oito dias através das remotas florestas de pinheiro da região oriental da província do Quebec. Os primeiros barcos de rafting aparecem-lhe quando deixa o lago para o Rio Magpie e daí aumentam em dificuldade até chegar aos barcos de classe V, rio abaixo a partir das espetaculares Cascatas de Magpie. Acampe à noite nas ilhas do rio e a norte poderá ver a glória pulsante da aurora boreal (luzes do norte).
www.Earthriver.com

Middle Fork, Rio Salmon, Idaho
Este é um dos mais populares rápidos em rio em todo o mundo, com tudo para lhe oferecer – rápidos até à classe IV e gloriosos cenários alpinos e florestais conforme ele flui através da zona selvagem sem estradas da América fora do Alasca. A vida selvagem pode incluir a encantadora vista da mãe urso a nadar através do rio com as suas crias.
www.ioga.org

Río Upano, Equador
À sua volta espalham-se florestas tropicais onde tucanos e iridescentes borboletas esvoaçam de árvore em árvore. Avista uma aldeia feita de casas de palha do povo local, os Shuar, e pode parar para visitá-la. Começando na remota cidade de Macas nas marcas oeste da Bacia do Amazonas, embarca numa viagem onde o ritmo varia desde suaves rápidos a viagens tumultuosas através de desfiladeiros estreitos. O destaque é o Desfiladeiro de Namangosa com raftings de classe IV e as inúmeras cascatas que caem nas laterais do desfiladeiro.

www.rowinternational.com, www.condorjourneys-adventures.com

Rio Futaleufú, Chile
Caindo dos lagos alimentados por glaciares no alto dos Andes da Patagónia, as límpidas águas azuis do Rio Futaleufú oferece um rafting soberbo por entre um cenário de montanha de grandiosidade alpina. Os trechos são indicados para principiantes, mas também existem raftings de classe V que irão desafiar o mais experiente dos rafters.

Rio Johnstone Norte, Austrália
Esta viagem deslumbrante no norte tropical distante de Queensland oferece raftings de classe IV e V no meio de desfiladeiros vulcânicos e antiga floresta tropical do Parque Nacional de Palmerston. À noite, luminosos fungos brilham de forma surreal em pedras e pirilampos dançam, desenhando arabescos através da cobertura florestal. Um bónus emocionante é a viagem de helicóptero que o leva até ao início do trajeto, acessível apenas pelo ar.
http://rafting.co.uk/North-Johnstone-River.htm

Rio de Sun Kosi, Nepal
Nascendo perto da fronteira com o Tibete, entre os mais altos picos do mundo, o Sun Kosi oferece uma viagem através dos majestosos Himalaias a caminho de se juntar ao Ganges nas planícies mais abaixo. Raftings de classe V abundam enquanto ele troveja através de ravinas estreitas e desfiladeiros florestados. O último percurso leva-o através de uma densa floresta tropical onde os macacos falam a partir das árvores.
www.welcomenepal.com

Rio Çoruh, Turquia
O Çoruh é um dos mais rápidos rios do mundo, cortando através desfiladeiros de suster a respiração nas remotas e belas Montanhas de Kaçkar do distante nordeste da Turquia. A vida selvagem abunda, desde ursos até cabras-da-montanha e javalis selvagens – para além de ruínas históricas fascinantes, incluindo castelos datados da altura do Império Bizantino.
www.waterbynature.com

Rio Noce, Itália
Alimentado por glaciares Alpinos derretidos, o Noce cai através do remoto e selvagem Val di Sole (Vale do Sol) nas Dolomitas, no norte da Itália. Oferece alguns dos raftings mais entusiasmantes na Europa, incluindo uma espetacular série de raftings de classe V enquanto ruge através dos desfiladeiros de Mostizzolo.
http://www.valdisole.net/EN/Rafting-and-Whitewater-Sports/

Rio Zambezi, Zimbabwe/Zâmbia
O Desfiladeiro de Batoka, onde o Zambeli fervilha e se agita através de 23 raftings numa extensão de 24 quilómetros abaixo das Cascatas Victoria, proporciona uma das experiencias mais entusiasmantes de rápidos em África, tendo como pano de fundo um dos cenários fluviais mais dramáticos do mundo.
www.zimbabwetourism.co.zw

Continuar a Ler