Gosta de Queijo? Descubra os Sítios Por Onde Pode Viajar.

Descubra o queijo numa diversidade de sabores e texturas e derreta-se com a experiência.quarta-feira, 4 de julho de 2018

O queijo é o elemento base de muitas culturas. A forma como uma região aprecia o queijo que produz pode não só aromatizar os seus pratos, mas também refletir a forma como as pessoas abordam a vida. Desde o substancial acompanhamento bávaro, saboreado de preferência na esplanada de uma cervejaria, à suave mas saborosa iguaria árabe, muitas vezes partilhada em torno de uma mesa, descubra alguns dos melhores lugares para desfrutar do queijo em viagem.

MUNIQUE, ALEMANHA

A Baviera tem muito mais para oferecer do que as cervejas durante o festival de Oktoberfest. Sentado na esplanada de uma cervejaria algures na região, descobrirá no menu um pequeno-almoço à base de salsicha de vitela weiswurst e da popular currywurst, com influências indianas. A acompanhar, é servido kaesespaetzle, um prato popular semelhante aos macaroni com queijo, com a consistência própria dos gnocchi, em virtude das suas origens amiláceas. Prove e sentirá o sabor de um prato rico em carboidratos, mas delicioso, com queijo emmental derretido e coberto com cebola. Foi descrito como aquilo que “os macaroni com queijo aspiram a ser”. A versão suíça pode até ser o antecessor do popular prato americano.

BEIRUTE, LÍBANO

Caminhe pelas ruas de Beirute, no Líbano, e sentirá os cheiros do hummus e shawarma vindos das janelas abertas, juntamente com uma abundância de pratos ocidentais, nesta cidade multicultural muitas vezes apelidada por Paris do Médio Oriente. Na grelha, em cada restaurante e a cada canto, encontrará um halloumi extraordinariamente branco, um queijo suave produzido a partir do leite de cabra, ovelha e vaca, oriundo de uma região perto de Chipre. Não se deixe enganar pela aparência simples e humilde. Este queijo versátil absorve os sabores da grelha e derrete-se na boca. Se decidir prová-lo à mesa de um restaurante, poderá encontrá-lo grelhado com frango, em sandes e em kebabs. Se optar pela rua, pode comê-lo simples, acabado de sair da grelha.

PARIS, FRANÇA

Peça aos parisinos para partilhar o seu conhecimento sobre queijos e o entusiasmo deles pode surpreendê-lo. No pitoresco mercado de bairro Rue Cler, as lojas de queijos ladeiam a rua homónima. Entre em qualquer uma delas e pergunte ao queijeiro qual dos bries recomenda e sairá com uma braçada de alguns dos melhores queijos que alguma vez provou, e com baguetes, é claro! Experimente desde o brie de sabor suave e pasta dura ao de travo mais forte e pasta mole, e prove a diversidade.

BELO HORIZONTE, BRASIL

A pequena e modesta capital da região de Minas Gerais, Belo Horizonte, no Brasil, é considerada o melhor lugar do país para comer queijo. O vasto mercado principal tem centenas de pequenas bancas dedicadas ao queijo e os brasileiros, sempre afáveis, explicam-lhe tudo o que há para saber sobre cada variedade. Antes de ficar baralhado com tanta informação, há uma iguaria que tem de experimentar como uma espécie de introdução ao queijo brasileiro: pão de queijo. Feitos com farinha de tapioca, os bolinhos de queijo têm uma textura dura, que acentua o sabor suave, mas memorável do queijo. Mesmo que não consiga ir a Belo Horizonte, o queijo de Minas Gerais pode ser encontrado nas ementas um pouco por todo o país e nas mais diversas formas, desde grelhado a frito.

CIDADE DE QUEBEC, QUEBEC

Caminhe ao longo do rio na cidade histórica de Quebec e escolha qualquer bar ou café, com vista sobre as águas do rio. É o local perfeito para provar um prato que não podia ser mais tipicamente canadiano: poutine. Servida, habitualmente, ensopada em molho de carne (experimente qualquer variante com molho de xarope de ácer) e coberta com o delicioso queijo cheddar, de pasta dura, produzido localmente, a poutine é verdadeiramente uma das iguarias mais versáteis. Oriundo da aldeia inglesa de Cheddar, o queijo cheddar é produzido atualmente em diversas regiões do mundo, incluindo o famoso estado do Wisconsin e outras zonas do norte dos Estados Unidos, como Vermont, a cidade vizinha do Quebeque. A poutine com queijo cheddar é um regalo para o paladar: são duas iguarias locais saboreadas em simultâneo.

Continuar a Ler