Descubra uma Cidade Fantasma no Norte de Itália

A história da aldeia abandonada de Roghudi Vecchio, situada numa encosta das montanhas de Aspromonte, em Itália, remonta ao século XI. E as raízes dos seus antigos habitantes podem ter tido origem na antiga Grécia. Monday, May 14

A Calábria é a região mais meridional da Itália continental. Quando os gregos começaram a colonizar a região no século VIII a.C., a Calábria era apenas um ponto de apoio. Ao longo dos séculos, o sul de Itália foi acolhendo imigrantes da antiga Grécia, deslocados da região mediterrânica oriental.

Os recém-chegados ou revitalizavam uma minoria de língua grega enfraquecida ou recuperavam uma língua morta local. Por incrível que pareça, ainda hoje existem uns milhares de falantes de grego na região da Calábria. Um dos lugares onde se pode ouvir falar greko, o dialeto local grego-calabrês, é na aldeia de Roghudi Nuovo ou Nova Roghudi, que integra um conjunto de cidades jónicas costeiras, situadas nos arredores da província de Reggio Calabria.

A Roghudi dos dias de hoje foi estabelecida por gentes da antiga aldeia, Roghudi Vecchio, que foram forçadas a abandonar as respetivas habitações, quando as inundações submergiram a aldeia.

Continuar a Ler