One Strange Rock por Bordalo II

Mar Estranho: O Mini-documentário

Assista a um pequeno filme que conta uma realidade que muitos preferem ignorar:Monday, May 7

Por National Geographic Portugal

Mais sobre este mini-documentário

Realizado pela National Geographic Portugal, o mini-documentário "Mar Estranho" debruça-se sobre a importância de protegermos os nossos oceanos contra as toneladas de lixo que nele são depositadas.

Deixar o lixo e outros detritos nas praias ou, simplesmente, não efetuar a devida reciclagem, são atos que levam a que os nossos oceanos se transformem em autênticos depósitos de plástico e lixo variado.

Objetivo: mudar os hábitos

Bordalo II, um dos pioneiros na reciclagem de materiais - principalmente de lixo - para a execução das suas obras, é um dos atores deste pequeno filme e o seu trabalho fala por si. A forma como utiliza este tipo de materiais no seu trabalho artístico, encerra em si a sua própria intervenção nesta área, na preocupação que devemos ter em reciclar.

A propósito da estreia da série “One Strange Rock”, Bordalo II aceitou o convite da National Geographic para criar uma instalação totalmente construída a partir do lixo encontrado no mar. O resultado final esteve exposto na Praia de Carcavelos e hoje em dia pode ser visto no Museu do Mar, em Cascais.

Quem também nos traz a sua visão de como evitar este tipo de poluição nos mares é Sylvia Earle, a figura máxima na defesa dos oceanos.

Na semana em que participou no National Geographic Summit 2018, Sylvia Earle é a voz principal deste mini-documentário, onde nos fala de um momento único e de uma oportunidade sem precedentes, e em como ainda é possível remediar este tipo de questões ecológicas.

““…ainda vamos a tempo de acabar esta destruição, de acarinhar este sítios incríveis e recuperar o que conseguirmos.””

por Sylvia Earle