Animais

As Nossas Fotografias Mais Deslumbrantes de Grandes Felíneos

Por Michael Greshko

27 novembro 2015

 

Leões, tigres, pumas - ah...

Os humanos desde há muito que são fascinados por grandes felinos, as oito espécies maiores das 37 espécies de gatos selvagens que existem na Terra.

“De todas as grandes criaturas, são talvez as mais magníficas, icónicas e lendárias,” diz Luke Dollar, cientista de conservação, um elemento da National Geographic Emerging Explorer.

O tamanho deles e a sua força torna os grandes felinos em grandes predadores, ajudando a manter o equilíbrio do ecossistema através do controlo da população de presas, diz Dollar. 

No entanto, as habilidades predatórias e as suas grandes dimensões também os tornam alvos fáceis. Todos os grandes felinos estão a perder o seu habitat, muito dele consumido pela expansão humana. Muito são mortos por pastores como retaliação à morte do seu gado.

Para além disso, caçadores encurtam os números, matando espécies como o tigre pela sua pele ou outros trofeus de caça.

Noutras palavras, diz Dollar, o perigo para os felinos pode-se resumir numa palavra.

“Pessoas.”

No entanto, as pessoas também podem ser parte da solução. Dollar e outros conservadores estão esperançosos que intervenções localizadas e rentáveis – como fortalecer as cercas que rodeiam as pastagens do gado – podem preservar espécies para gerações futuras. 

Afinal de contas, a responsabilidade é grande. Como o biólogo de campo, George B. Schaller escreveu para a revista da National Geographic, "Os grandes felinos representam o teste final à nossa vontade de partilhar este planeta com outras espécies."

Esta apresentação de slides exibe as fotografias de grandes felinos que são as favoritas da National Geographic, capturadas por Vincent J. Musi em zoos na Virgínia e no Texas.

Continuar a Ler