Astronauta da NASA Atinge Recorde de Maior Número de Fotografias Tiradas

O Comandante Virts partilha imagens espetaculares da Terra vista do espaço no seu novo livro View From Above.segunda-feira, 18 de junho de 2018

Por National Geographic

"Nunca tinha visto aquele tom de azul."

O Comandante Terry Virts, astronauta da NASA, fotógrafo da National Geographic e autor, ficou boquiaberto no seu primeiro voo espacial. Durante a sua experiência como comandante da Estação Espacial Internacional (EEI), atingiu o recorde para maior número de fotografias tiradas durante uma missão espacial. No seu novo livro, View From Above, Virts ilustra a sua perspetiva única do nosso planeta através de histórias e fotografias inspiradoras.

Quando questionado porque quis documentar o seu tempo no espaço desta forma, o Comandante Virts respondeu: "A missão da Estação Espacial é sempre a ciência... Mas se as pessoas na Terra não o poderem experienciar e partilhar o entusiasmo e aventura dos voos espaciais, não importa."

Desde a sua adolescência, passada no Maryland, Virts tem sido um fotógrafo entusiasta. Ao longo dos 200 dias que passou na EEI, tirou mais de 319 mil fotografias. Tirar fotografias da Terra através do Cupola, o módulo de observação da EEI com sete janelas, tornou-se no hobby do Comandante Virts durante a sua presença no espaço. É muito ativo nas redes sociais e publica regularmente fotografias para os seus seguidores (meio milhão, só no Instagram), dando-lhes um vislumbre da majestosidade do planeta Terra.

O seu colega astronauta, Buzz Aldrin, mentor e amigo íntimo, escreveu o prefácio do livro. O livro inclui histórias pessoais do Comandante Virts, descrevendo as suas aventuras e a vida no espaço. Estes episódios são acompanhados de secções "Viewfinder", que incluem fotografias magníficas das maravilhas geológicas da Terra, dando pequenos vislumbres de como é a vida acima das nuvens.

Num capítulo, o comandante fala sobre como aprendeu a ver a Terra em cores. Quando a estação espacial ficava vermelha e rosa, sabia que estavam por cima da Austrália. Durante o inverno, o Canadá destacava-se porque "só se via branco". As Baamas, que têm uma cor maravilhosa, segundo Virts, eram reconhecidas como um "grande padrão turquesa". O comandante aprendeu a ver o mundo de forma totalmente diferente e quer partilhar esta experiência com outras pessoas.

“O meu objetivo é fazer (deste livro) algo único no universo dos livros sobre o espaço... Queria agarrar na minha missão e colocá-la no formato de livro, para que todos possam vivenciar uma missão espacial através das fotografias mas, também, através das histórias, que são igualmente importantes num livro", afirmou o Comandante Virts.

Através de imagens magníficas e uma narração de histórias vívida, View From Above revela uma nova perspetiva do nosso mundo e ajuda-nos a apreciar de melhor forma este lindo planeta a que chamamos casa.

Continuar a Ler