10 Coisas Incríveis Sobre Marte

Marte, um planeta que podemos ver frequentemente no céu noturno, não pára de nos surpreender. sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Marte, o quarto planeta a contar do Sol, situado a cerca de 1,5 unidades astronómicas, logo a seguir à Terra e antes de Júpiter, faz-nos sonhar desde a antiguidade. Muito se tem falado nos últimos anos sobre a possibilidade de fazer as malas e ir para Marte, de vez. Mas, antes de planear a mudança, veja 10 coisas incríveis sobre Marte que tem mesmo de saber.

O SEU NOME VEM DO DEUS DA GUERRA

Marte é o nome do Deus Romano da guerra. Acredita-se que os Antigos associariam este planeta com sangue, guerra e fúria, pela sua cor vermelha. Já os Babilónios chamavam a Marte a Estrela da Morte, ou Nergal, que era o Deus da guerra e da morte. Também os Gregos lhe deram o nome do seu Deus da morte: Ares.

JÁ FOI SINÓNIMO DE MAU PRESSÁGIO

Durante muito tempo, o planeta Marte era uma espécie de símbolo de azar, agoiros e maus presságios. Quando Marte estava mais visível e brilhante no céu noturno, as civilizações mais antigas acreditavam que haveria guerra na Terra.

Como é Marte? Veja o vídeo.

Se influenciou guerras, não sabemos, mas já enviou meteoritos para a Terra. Conhecem-se mais de uma centena de meteoritos marcianos, encontrados um pouco por todo o mundo. O mais importante destes, Allan Hills 84001, foi encontrado na Antártica em 1984.

MARTE TEM DUAS LUAS

Os dois satélites naturais que orbitam Marte são muito menores que a nossa Lua. Fobos tem cerca de 22 quilómetros de diâmetro; Deimos, apenas 12. Fobos demora cerca de 7 horas e 39 minutos a dar a volta a Marte (o que significa que orbita a uma velocidade de pouco mais de 2km/s), mas Deimos demora pouco mais de um dia e seis horas, pelo que a sua velocidade é menor, cerca de 1,35km/s. E sabe o porquê das Luas de Marte terem estes nomes ? Fobos (medo) e Deimos (pânico) são os dois cavalos que puxam a carruagem de Ares, o equivalente Grego de Marte.

UM DIA MARCIANO É DESIGNADO POR 'SOL' E UM ANO É MAIS COMPRIDO

Um dia em Marte, ou dia marciano, designa-se por sol , e dura 23 horas e 39 minutos. Já um ano marciano, que dura 669,6 sols, é quase o dobro de um ano terrestre! Para Marte completar uma volta em torno do Sol passam 687 dias terrestres, ou seja, um ano, dez meses e 17 dias. Por duas razões: está a uma maior distância do Sol (228 milhões de quilómetros), e a velocidade orbital de Marte (velocidade com que dá a volta ao Sol) é de cerca de 24 km/h, inferior à da Terra.

TEM A SEGUNDA MONTANHA MAIS ALTA E O SEGUNDO MAIOR DESFILADEIRO

O Monte Olimpo de Marte é um vulcão extinto com 21 quilómetros de altura e 600 de extensão, formado há biliões de anos. O Monte Olimpo perde o título de maior montanha do Sistema Solar para a cratera Rehasilvia, no asteróide Vesta.

O segundo maior desfiladeiro do Sistema Solar também chama casa a Marte. O Valles Marinieri, em honra à sonda que o descobriu, é um desfiladeiro com 4 mil quilómetros de extensão, 200 de largura e mais de 7 de profundidade.

MARTE TEM ATMOSFERA, TEMPESTADES E ESTAÇÕES DO ANO

A atmosfera de Marte não permite a vida humana, já que é composta maioritariamente por dióxido de carbono (96%), árgon e azoto. Por ser um planeta com atmosfera, tem um clima que se repete periodicamente, tal como as estações do ano na Terra.

A temperatura média em Marte é de cerca de 60 graus negativos, mas pode chegar aos 30ºC no “Verão” e aos -143ºC no “Inverno”. Marte tem também violentas e enormes tempestades de areia que acontecem todos os anos e duram várias semanas, e ainda tempestades globais que envolvem o planeta a cada 3 anos marcianos – 5 anos terrestres.

EXISTE ÁGUA DOCE E SALGADA

Existe água em Marte! Mas a atmosfera do planeta vermelho é muito pouco densa, e a água não se mantém durante muito tempo à superfície.

A água doce existente em Marte está sob a forma de calotas polares e permafrost – o tipo de solo Ártico, composto de gelo e rochas. Recentemente, graças à sonda Mars Reconnaissance Orbiter, descobriu-se que existe água salgada em estado líquido a correr no curioso planeta, assim que as temperaturas sobem dos 23 graus negativos.

Esta descoberta faz todo o sentido, já que existem evidências de “mares” e “rios” antigos na superfície de Marte.

Conheça o lago subterrâneo descoberto em Marte!

MEIA CENTENA DE SONDAS ESPACIAIS

Desde 1960 já se enviaram (ou tentaram enviar) 56 sondas, em missões a Marte. Destas, apenas 17 foram bem sucedidas!

Nove, no entanto, ainda estão operacionais, sendo a Mars Odissey a missão mais antiga ainda em rota, enviada em 2001. A mais recente missão a Marte é a InSight, lançada a 5 de Maio de 2018, e que deverá aterrar no planeta a 26 de Novembro de 2018. O facto é que sem estas missões não tínhamos belíssimas imagens de Marte.

Mais: 21 anos de robôs em Marte, e as suas fotografias!

PODERÁ JÁ TER TIDO ALGUMA FORMA DE VIDA

Há décadas que se explora a possibilidade de vida em Marte. Um estudo deste ano diz que sim, mas não para humanos.

Especula-se que há milhões de anos Marte fosse um planeta mais quente e com mais água, criando assim um potencial para lá ter existido vida. O rover Curiosity, da NASA, recolheu em Marte uma rocha onde foram identificados azoto, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono, alguns dos ingredientes químicos essenciais para a vida. Assim, Marte pode bem ter tido micróbios a habitá-lo.

É O PLANETA COM MAIS POTENCIAL PARA SUPORTAR VIDA HUMANA

Mais uma vez, Marte não tem condições para acolher humanos atualmente, mas os cientistas não descartam a hipótese de algum dia vir a ter.

Estão a fazer-se todos os esforços no sentido de compreender definitivamente se Marte já albergou vida e seres vivos, compreender exaustivamente o clima e os processos climáticos, bem como a história, a origem e evolução de Marte como um sistema geológico, e finalmente, prepará-lo para exploração humana.

Uma coisa é certa: nenhum outro planeta do Sistema Solar apresenta tantas similaridades com a Terra como Marte, e isso é uma grande esperança.

Será que a sobrevivência da Humanidade implica ir para Marte?

Resta-nos a pergunta, tão cantada por David Bowie: Is there life on Mars?